Elementos essenciais para criar seu website

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13.10.2020 | Por: administrador

Elementos essenciais para criar seu website

Cartões de visita e panfletos costumavam ser modalidades gráficas de publicidade muito comuns na era pré-internet. Hoje, porém, o site é o novo cartão de visitas das empresas atuais.

Os materiais dos cartões de visita precisavam ser bem diagramados, com design bonito e um visual que expressasse a identidade da empresa. Era fundamental que as informações de contato estivessem visíveis, além de uma breve lista com os serviços oferecidos pela empresa.

A questão é que os tempos mudaram, e a papelada migrou para a esfera digital. Hoje, o site de uma empresa é o cartão de visita mais efetivo que qualquer marca poderia ter e é um recurso indispensável para quem quer sobreviver e continuar no mercado.

No artigo de hoje vamos bater um papo sobre o que um bom site deve ter, os elementos essenciais para você construir ou aprimorar o seu website.

Vem com a gente!

Pense em um site funcional

O visual, indubitavelmente, é um chamariz para o internauta, que se sente mais a vontade em um site agradável aos olhos. Porém, para que seu website traga os resultados desejados, é preciso que seja útil para seu propósito.

Todas as informações precisam estar dispostas de forma clara e objetiva. O design deve ser pensado para o público-alvo. É preciso deixar informações de contato e portfólio bem visíveis, com formulários e sistema de comentários funcionando.

Cuide também para que as opções de compartilhamento em redes sociais estejam bem no topo das landing pages ao invés dos rodapés. Facilite ao máximo a vida do usuário e o transforme em um cliente!

A estética importa

O seu website precisa ser funcional, mas ele deve ser também bonito. Exatamente, a estética importa.

É um combo. Ele não pode ser só um ou outro, o ideal é que o site seja, sim, funcional e atraente.

Já viu quando você vai fazer uma entrevista de emprego que você se arruma, bota uma roupa que condiz com a situação, ou quando você se arruma para encontrar pela primeira vez aquela ou aquele paquera?

Pois é, você quer causar uma boa impressão já de cara, não é mesmo?

Quando uma pessoa acessa o seu site pela primeira vez ela também precisa ser impactada, gostar da estética do site, se sentir atraída, entende?!

Toda vez que um usuário entra no seu site, é como se o site estivesse passando por uma situação semelhante. As pessoas vão criticar, estabelecer uma opinião sobre sua empresa e determinar se vale a pena fazer negócios com você. Assim logo de cara.

Invista em domínio próprio

Ter um domínio próprio significa que seu site terá uma URL personalizada e com ar mais profissional – por exemplo, http://www.onomedasuaempresa.com.br.

É como se você registrasse um nome próprio exclusivo na certidão de nascimento do seu website.

Assim como no mundo offline, ter um endereço confiável proporciona mais segurança para o cliente e faz com que seu negócio crie uma imagem de maior seriedade perante o público.

Além disso, mecanismos de busca costumam indexar com maior facilidade páginas com URLs em domínio próprio, considerando sua relevância maior. Isso significa que será mais fácil para potenciais clientes que buscam seu serviço irem até você.

Invista em segurança

O barato pode sair caro, e ter um site inseguro é uma situação com potencial para causar muita dor de cabeça. Investir um pouco mais em um website mais seguro evita problemas com sobrecarga de servidor e hackers que podem tentar derrubar sua página por nenhum motivo em especial. A responsabilidade é ainda mais séria quando se trata de um e-commerce, que trabalha com dados bancários de clientes. Fique atento!

Cuidado com o excesso de informação

Pesquisas indicam que o cérebro humano é capaz de processar até sete informações diferentes de uma vez. Por isso, por mais que você queira facilitar os caminhos de seu cliente dentro do website, criar menus com muitas abas ou um número muito grande de colunas pode ser um tiro no pé.

Pense suas landing pages com cuidado e dedique o menu da homepage apenas para o que é imprescindível: página principal, quem somos, portfólio, serviços e contato, por exemplo.

Velocidade de carregamento

Elemento de extrema importância, gente! Principalmente se você é um e-commerce!

Não tem nada mais frustrante que acessar uma página e ficar esperando por minutos que ela carregue. Se é uma loja virtual a impressão é que a frustração é ainda pior, pois você quer logo ver os produtos e não consegue. Veja neste artigo que preparamos sobre como estruturar o seu e-commerce.

Um site lento afasta rapidamente o usuário, que não vai ter paciência de esperar e a chance dele voltar é mínima!

Veja alguns números:

  • 40% dos visitantes deixam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar;
  • A cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera queda de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes, de acordo com o Aberdeen Group;
  • Segundo a Econsultancy 88% dos usuários que tiveram uma experiência ruim ao acessar um site por conta da velocidade de carregamento são menos propensos a comprar nele e mais 1/3 dessas pessoas vai compartilhar a experiência ruim com amigos.

Veja algumas razões que tornam os sites lentos:

  • muitos plug-ins instalados em seu site;
  • versão do php desatualizada;
  • provedor de hospedagem;
  • tecnologia ultrapassada que seu site foi desenvolvido;
  • imagens sem otimização;

 

Sites criados do zero costumam ter menos probabilidades de serem lentos. Por isso é importante que você conte com a experiência de desenvolvedores e programadores na hora de criar o seu site.

Navegação simples e intuitiva

Um site com a navegação simples e intuitiva é essencial para a experiência positiva do usuário. Aliás, o conceito de UX (user experience) é um dos mais importantes elementos de ranqueamento nos buscadores.

E o que significa dizer que a navegação é simples e intuitiva? Que o seu site é facilmente compreendido por qualquer pessoa que acessá-lo. As informações estão dispostas de forma clara, já no início da página, que existe um campo de busca, e que o usuário não precisa ficar rolando a página atrás da informação que ele precisa.

Por isso, na hora de fazer o mapa do seu site pense na disposição das informações de forma o mais clara possível e saiba ainda que um site de navegação simples pode contribuir também para:

Maior volume de vendas: quando a pessoa se sente confortável navegando a tendência é que ela passe mais tempo no site e, consequentemente, aumenta a possibilidade de que ela compre mais nesta mesma visita.

Fidelização: se ela gostou da experiência de navegação e comprou é provável que ela volte a comprar. Por isso, investir em uma navegação de qualidade não é apenas focar em aspectos técnicos, mas na criação de um vínculo emocional com os consumidores.

Economia de recursos

Quanto mais simples for a navegação do seu site, menos itens terão que ser colocados e, posteriormente, analisados, gerando uma economia de recursos.

Quando um site tem uma estrutura muito complexa, será necessário investir mais tanto em tecnologia quanto em pessoas para fazer o devido gerenciamento da página.

Informações de contato e localização

Parece óbvio, mas existem muitos sites que não disponibilizam as informações de contato e localização da empresa.

Deixe essas informações de forma acessível, já no menu principal, ou no rodapé. Se o cliente não encontrar o contato de sua empresa, é provável que ele não se sinta seguro para comprar, pois ficará com receio de ter de falar com a empresa e não conseguir.

E aí, advinha o que ele vai fazer? Isso mesmo, comprar da concorrência.

Tenha um blog

Estratégia altamente eficaz para gerar tráfego para o seu site por meio de conteúdo. Por meio de um blog, você consegue trabalhar todas as estratégias do inbound marketing e usando das técnicas de SEO o seu site começa a ganhar visibilidade nas buscas orgânicas.

Com mais tráfego no site, você começa a gerar mais leads e, consequentemente, mais conversões.

Para produzir conteúdos de qualidade, alguns critérios precisam ser levados em consideração: relevância do assunto, personas, palavras-chaves, escaneabilidade do texto, imagens e vários outros, que, juntos, compõem o todo das boas práticas de SEO.

Fizemos um artigo completo sobre como produzir conteúdo de qualidade para o seu blog e fidelizar clientes.

Imagens de boa qualidade

As imagens também são responsáveis pela qualidade do seu website e estão entre os elementos essenciais que um site deve ter.

Considere usar imagens de qualidade, ou seja, imagens com boa resolução, pois encontrar um site com imagens ruins, desconfiguradas, embaçadas não é nada bom para o seu negócio, além de passar uma impressão de desleixo.

Outro ponto importante é que essas imagens sejam originais, isto é, que mostrem a sua realidade mesmo, os seus produtos de fato, os seus serviços, colaboradores, empresa. Nada de imagens de internet ou banco de dados.

Além disso, essas imagens não podem ser grandes e pesadas, pois isso dificulta o carregamento do site, além de prejudicar também a responsividade da página.

Site responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta nas telas de celulares, tablets e computadores.

Ou seja, não importa de onde você acessa, você vai conseguir ter uma experiência completa no website.

Um site que não é responsivo deixa a navegação quase que impossível, as letras pequenas, os links inacessíveis, as imagens que não carregam. É uma péssima experiência .

E quando o cliente cai em um site assim, ele não pensa duas vezes em sair e perde totalmente o interesse por aquele website.

Você não vai querer que isso aconteça com o seu site, não é?!

Equipe especializada

Criar um site tecnicamente de qualidade considerando todos esses aspectos e muitos outros que também estão incluídos no desenho de um bom website não é tarefa trivial.

É claro que existem muitas plataformas por aí, a maioria, inclusive, que permitem que as pessoas criem sozinhas os seus próprios sites. Mas um website que atenda a todos esses requisitos e que seja, de fato, uma ferramenta de conversão para o seu negócio só é possível com a ajuda de profissionais capacitados que vão entregar a você um trabalho arquitetado para gerar resultados.

Afinal, ter um site não é para, simplesmente, dizer que tem. Um site é pensado para ser ferramenta de trabalho. Trabalhe com um time forte de webdesigners e especialistas em marketing para otimizar sua página e promover a melhor experiência possível ao usuário.

Por isso, não entenda o seu site como um gasto. Pelo contrário, um website é um investimento que, sem dúvida, trará o retorno que você tanto almeja.

E aí, está esperando o que para investir num excelente site para sua empresa e conquistar novos clientes?

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