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10.08.2021 | Por: administrador

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Por que pequenas empresas precisam criar um site?

Qual é a primeira coisa que você faz quando tem alguma dúvida, quer saber o preço de algum produto ou o orçamento necessário para um serviço? Se a sua resposta não foi “procuro no Google” você é uma exceção em um mundo cada vez mais digital.

Qual é a primeira coisa que você faz quando tem alguma dúvida, quer saber o preço de algum produto ou o orçamento necessário para um serviço? Se a sua resposta não foi “procuro no Google” você é uma exceção em um mundo cada vez mais digital. Isso fez com que criar um site e estar na internet deixasse de ser um luxo para as empresas, mas uma necessidade de se posicionar na internet e estar ao alcance dos mais 134 milhões de usuários, só no Brasil. 

Além de ser uma necessidade para qualquer empresa que deseja crescer, independente do segmento que atua, ter um site possibilita ao empreendimento conquistar mais consumidores e demonstrar profissionalismo para possíveis parceiros e clientes. É no mundo da internet que os negócios acontecem na atualidade. Imagina perder a chance de falar com todas essas pessoas com seus celulares nas mãos o tempo todo. 

Mas não pense que basta ter o site. É preciso fazer isso direito. Usar as ferramentas certas e ser encontrado pelo google e consequentemente pelo seu cliente. 

 

seja encontrado no google

Seja encontrado no Google

Esse é um dos principais motivos pelo qual as pequenas empresas devem investir na criação de um site. Diariamente são feitas milhões de pesquisas nesse mecanismo e, certamente, potenciais clientes estão buscando justamente o produto ou serviço que ela oferece.

Além disso, quando o negócio possui um bom site e alguém busca pelo nome da marca, o resultado oferecido pelo Google é muito mais amplo. A pessoa encontra facilmente o telefone, endereço e até mesmo o horário de funcionamento da empresa. Isso sem contar, com o fato de que apenas empresas que possuem sites indexados aparecem nos mapas do Google.

Possua um cartão de visitas online

Outra vantagem direta de ter um bom site é o fato de que ele funciona como um cartão de visitas e também como um portfólio da empresa. A sua empresa fica 24h por dia, 7 dias por semana no ar, podendo ser acessada por qualquer pessoa nos quatro cantos do mundo.

Quando você coloca o endereço do seu site em cartões de visita e na papelaria da empresa, você estará divulgando instantaneamente seu trabalho. Este fator aumentará de maneira significativa a probabilidade de conseguir novos clientes e demonstrará profissionalismo para os seus contatos. O que nos leva à próxima dica:

Demonstre profissionalismo

A maioria das grandes empresas possui como política interna checar a legitimidade de possíveis parceiros no ambiente digital. Elas investigam a presença digital da marca, seu site, páginas nas redes sociais e a maneira como você se comunica com seus clientes.

Esse também é um hábito cada vez mais comum entre pessoas que buscam novos fornecedores. Além disso, os consumidores podem encontrar outros produtos que desejam no seu site e aumentar o ticket médio de compra, gerando melhores resultados para o seu negócio.

 

Base para sua estratégia digital

Para criar anúncios no Google ou em plataformas de redes sociais, como o Facebook, é preciso ter um site. Ele é a base de qualquer estratégia de marketing digital. É a primeira coisa que o profissional ou empresa de marketing vai te encomendar. Afinal, para onde você direcionará todas as pessoas que clicarem em seu anúncio ou interagirem com os conteúdos que você publicar? Para outro perfil da rede social? ou para seu endereço próprio, com sua cara, logomarca, vitrine de produtos e todas as informações que ele precisa ter para realizar a compra? 

As redes sociais são excelentes ferramentas para se fazer presente na internet, no entanto, elas não cumprem com a principal missão de ser o espaço da sua empresa no mundo digital. Todavia, elas são de outras pessoas, empresários e grandes corporações que mudam diariamente suas regras, layouts e termos de uso. 

Podemos dizer que o site é o principal pilar de uma estratégia de marketing digital e que, sem ele, uma empresa está literalmente perdendo dinheiro. Por isso, criar um site deve ser a primeira atitude para começar um bom trabalho de divulgação no ambiente digital.

 

Custo benefício 

A criação de um site pode até parecer um investimento alto para um pequeno empresário, no entanto, ele ainda é infinitamente mais barato que anúncios em jornais, revistas ou televisão por exemplo. Existem inúmeras empresas especializadas que oferecem preços e formatos acessíveis. Caso você precise apenas de um site mais simples, com as informações básicas da sua loja, serviços e produtos, o valor será um, mas se o objetivo é investir em um e uma plataforma de vendas, com e-commerce, o valor sobe na medida em que a complexidade aumenta. 

No entanto, reservar o investimento para essa presença digital, pode garantir centenas de milhares de novos clientes batendo à sua porta, ávidos para encontrar aquele produto que estava buscando há alguns segundos no google. 

 

Dados comprovam 

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que  82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. Os dados são de 2019, mas foram analisados em 2021 e representam um crescimento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018, dando uma margem de projeção desse universo. 

Vale ressaltar que o crescimento da conexão de domicílios à internet aconteceu de forma mais significativa na área rural. Isso aumenta o potencial de consumidores com perfis totalmente diferentes, que querem mais comodidade e informação. 

O percentual de domicílios conectados saltou de 49,2%, em 2018, para 55,6%, em 2019, o que corresponde a um aumento de 6,4 pontos percentuais. Nos domicílios urbanos, a utilização da internet subiu de 83,8%, em 2018, para 86,7%, em 2019.

O aumento também ocorreu em todas as grandes regiões do país. No Nordeste, por exemplo, houve evolução de 5,2 pontos percentuais nos domicílios conectados à internet, saindo de 69,1%, em 2018, para 74,3%, em 2019.

 

Básico 

É importante saber que, mesmo que seja um site simples, existem itens básicos para se construir um bom ambiente on-line. A home, um menu composto dos serviços ou produtos, apresentação da empresa, contato, endereço físico e formas de orçamento, já resolvem boa parte das informações que as pessoas buscam na internet. 

Uma apresentação bem construída, com a história da empresa, seus objetivos, missão e visão dão a impressão de um ambiente profissionalizado, e supostamente reflete o que se passa dentro da sua empresa.

Na parte destinada a descrever os serviços ou produtos, tenha imagens que ilustram bem a sua empresa. Fotos em resolução adequada, bem produzidas podem encantar um cliente novo. A descrição deve conter valores, formas de pagamento e tudo puder facilitar a vida desse cliente. 

Seja criterioso com a descrição de cada item. É importante que esse campo, faça jus ao trabalho da sua empresa. Aproveite o espaço para mostrar que sua marca tem autoridade no mercado para conquistar a confiança do potencial cliente. Quanto mais bem informado o cliente ficar, mas chances dele fechar o negócio. 

Uma área no site pode adicionar trabalhos realizados, clientes satisfeitos e atendidos. É o que se chama de prova social. É muito comum e simples de se fazer nos dias atuais. Um jeito de fazer isso é pegar os depoimentos nas redes sociais desses clientes. Hoje em dia, as pessoas passam o tempo todo postando suas compras e satisfações, basta ficar ligado nos perfis e compilar os elogios mais interessantes. 

 

Contato 

Uma área de contato deve conter os telefones, o endereço físico e o endereço de e-mail. Além disso, uma ferramenta que agrega valor e vendas são os botões interativos que levam o cliente a um canal direto com o cliente, como no caso do Whatsapp. Com ele uma venda pode começar e terminar na internet sem necessariamente ter uma plataforma de e-commerce. 

A linguagem adotada, tanto no site, quanto nos outros ambientes digitais, deve estar alinhada com a persona do seu cliente. Ou seja, deve atender a forma como seu cliente também se comunica. Mais formal? informal? lembrando sempre que erros ortográficos e gramaticais são inadmissíveis. Construa uma escrita para passar as informações de maneira clara e objetiva, pensando nas características de quem acessa o site.  

 

Esta divulgação é primordial para o seu negócio e tem um dos melhores custo-benefício que o ambiente digital pode oferecer.

Use isso aliado a um design compatível com sua marca, onde cores, estrutura e elementos sejam compatíveis. 

E você, ainda está na dúvida sobre criar um site? Deixe um comentário com sua opinião e ajude a enriquecer o nosso debate!

 

 

 

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