Backlink e tudo sobre o que é e como conseguir e benefícios

link-building

03.03.2020 | Por: administrador

Backlink e tudo sobre o que é e como conseguir e benefícios

Backlink é bem familiar, principalmente quando se fala em estratégias de rankeamento junto aos mecanismos de busca e, consequentemente, trazer mais fluxo para o site ou blog.

E o termo backlink e a sua usabilidade estão justamente inseridos neste contexto do marketing digital, ou seja, apesar de ainda parecer ser estranho, principalmente para os mais novos no assunto.

O backlink ou link building, como também é conhecido, é uma técnica de SEO (Search Engine Optimization) desconhecida por grande parte dos usuários, entretanto, muito eficaz se bem praticada.

 Prática comum em agências de publicidade e marketing, o backlink – “link de volta” – em tradução livre, é um pilar fundamental para quem investe em marketing digital e contudo, deseja melhorar seu posicionamento no Google de forma orgânica.

E é justamente sobre como conseguir, usar e identificar bons backlinks que este artigo falará nas próximas linhas.

Portanto, continue a leitura e comece a construir backlinks agora mesmo.

O que são Backlinks?

Basicamente, trata-se de uma estratégia para conseguir links externos apontando para o seu site. 

Ou seja, isso significa que outros sites ou blogs precisam falar de você, de seu produto ou de seu serviço em um post, e inserir um link nessa postagem que leve o usuário até sua página. 

Essa tática gera tráfego da maneira tradicional; um leitor que se interesse pelo que você tem a oferecer irá clicar no link e ir para seu site. 

Mas a parte mais importante é o que o link building significa para o Google. 

Quanto mais pessoas estiverem falando sobre seu website e redirecionando links para ele, mais relevante você será para os mecanismos de busca. Isso indexará mais resultados de busca para sua empresa, além de melhorar o posicionamento desses resultados. A quantidade de links de outros sites direcionando para o seu serve de termômetro para o Google identificar que o seu conteúdo é relevante.

É como se ele “pensasse”: ué, se tem tantos sites falando daquele site é porque a página é boa! =]

Então backlink é todo link que direciona o usuário de um site para outro.

Ou seja: se você quer ir para a primeira página do Google, investir em backlinks é uma excelente ideia.

 

 

Backlink e links internos

Se você entende um pouco sobre as técnicas de SEO sabe a importância dos links para o rankeamento no Google.

Até aqui você já viu o que são backlinks, entretanto, o que muitas pessoas ainda confundem são os links building com os links internos.

É preciso ressaltar que se trata de coisas diferentes.

O backlink leva o usuário de um site A ao site B, portanto para OUTRO site.

Já os links internos direcionam o leitor para outro conteúdo dentro do MESMO site. Aqui neste artigo mesmo, você já se deparou com algum link interno.

O objetivo do link interno, ou seja, que também faz parte das estratégias de SEO, é aumentar o tempo de permanência do usuário no site.

De um conteúdo ele pula para outro e para outro, e assim por diante. O tempo de permanência na página contrasta com a taxa de rejeição, e é um dos fatores de rankeamento.

Portanto, quanto mais você segurar o leitor no seu site, mais o Google entenderá que os conteúdos que você oferece são relevantes.

Quais os tipos de Backlink?

Existem alguns tipos mais conhecidos de backlinks e abaixo listamos os principais para que você se familiarize com os termos e entenda, portanto, qual pode ser melhor para s sua estratégia.

  1. Link Juice

Um link juice é quando dois sites compartilham autoridade. 

Se você tem um post e, nele, há links para outras páginas, uma parte do seu potencial de rankeamento — chamado de PageRank (PR) — ou seja, está sendo distribuída entre cada um desses redirecionamentos para outros sites da internet.

Sites usam esse recurso de link building, justamente, para terem mais autoridade.

  1. Nofollow Links

O nofollow é uma tag que é adicionada no código HTML e, ao fazer isso, a ligação entre os sites não se estabelece completamente, não ocorre o link juice, que é o compartilhamento de autoridade.

Os links identificados como nofollow não passam autoridade entre as páginas.

Portanto, se você é gestor de um site e não quer receber links de um determinado site que você não acha confiável, por exemplo, basta acrescentar esta tag.

Uma outra finalidade para o nofollow é evitar que os links adicionados nos comentários dos posts, que muitas vezes não são links confiáveis, sejam interpretados como backlinks pelo google, o que pode prejudicar o posicionamento de sua página.

  1. Dofollow Links

Já os dofollow são os links que transmitem autoridade de uma página para outra. 

Na verdade, todos os links adicionados a uma postagem são, por natureza, dofollow, uma vez que compartilham as autoridades.

Ao direcionar os usuários para páginas que você considera relevantes, ou ser indicado por elas, reforça a importância e credibilidade daqueles sites envolvidos.

No entanto, se seus links externos levarem os usuários para sites não confiáveis, não só a experiência deles será prejudicada, como também sua reputação. Isso acontece, inclusive, quando você recebe links de fontes suspeitas.

  1. Root Domain Links

Indica quantos backlinks são direcionados para o seu site a partir de um único domínio.

Então mesmo que um site faça dez backlinks para o seu, será considerado como apenas um apontamento pelas ferramentas de busca.

  1. Low Quality Links ou links de baixa qualidade

Como o próprio nome diz, são links de baixa qualidade provenientes de sites pouco confiáveis, como páginas pornográficas, sites de spam e etc.

Esses backlinks são extremamente prejudicais para as estratégias de rankeamento de um site ou blog.

  1. Internal Links

Já os internal links referem-se aos links que levam para outra página dentro de um mesmo domínio. Como os hiperlinks que acompanham este texto e direcionam para outros posts com conteúdo relacionado.

Os links internos, como já dissemos não são, necessariamente, uma espécie de backlinks, mas ajudam a conectar páginas de seu próprio site que tenham assunto semelhante, aumentando o tempo que os usuários gastam em seu blog.

  1. Anchor Text

O texto âncora é a “frase clicável” do backlink. Por exemplo, você fala de um assunto sobre técnicas de SEO e linka o termo “técnicas de SEO”. Quando a pessoa clica nesta palavra-chave é direcionada para o artigo correspondente.

Se você quer que seu site ganhe autoridade em determinado assunto, como “alimentação funcional e barata”, por exemplo, é uma boa estratégia conseguir backlinks para esse termo. Afinal, o texto âncora é um dos fatores analisados pelo Google para ranquear páginas.

Relevância, quantidade e qualidade

 

Entretanto, nem todos os links são ideais para o link building. Pense em cada link como um voto de confiança para seu site – uma espécie de indicação. 

No mundo offline, indicações têm pesos diferentes de acordo com sua origem. 

O voto de confiança de uma pessoa influente dentro de uma empresa tem muito mais impacto do que o voto de confiança de um estagiário que trabalha por lá há um mês, por exemplo. 

No SEO, é a mesma coisa. Quanto mais relevante e forte for o site que está redirecionando para a sua página, maior será o impacto para o Google.

O algoritmo do Google também leva em consideração a adequação do link dentro do texto. Se um post sobre motocross linka para um salão de beleza, por exemplo, o mecanismo de busca entenderá que aquele link está ali de forma não-natural. 

É imprescindível que o link faça sentido dentro do contexto em que está inserido para a tática de backlink funcionar.

A quantidade também importa. É crucial que haja diversidade de sites que linkam para você; ou seja, quanto mais domínios únicos redirecionarem para o seu site, melhor.

E como saber se é um bom ou ruim Backlink?

O backlink é uma técnica altamente eficaz, mas complexa. Isso porque existem várias particularidades que devem ser levadas em conta na hora de definir a estratégia. 

Além da relevância do site que posta o link, também é preciso que esse link seja “follow”. Link follow significa uma indicação para os motores de busca de que aquele link deve contar uma pontuação para o site para o qual está apontando. Também é preciso ter um cuidado especial com o texto-âncora – o “título” do link, entre outras características.

Como dissemos acima, o bom backlink precisa influenciar positivamente o rankeamento da sua página.

Precisa ser confiável, ter credibilidade e qualidade.

Resumindo, um bom backlink precisa:

  • vir de um site verificado;
  • não possuir o atributo nofollow anexado às propriedades do link;
  • vir de um site que possui uma alta autoridade de domínio e confiança do Google;
  • vir de um site de alta qualidade.

Já um backlink ruim possui as seguintes características:

  • é o resultado de uma troca de links;
  • vem de um site de baixa qualidade, com pouca autoridade de domínio e sem confiança do Google;
  • vem de um site com pouco ou nenhum conteúdo original.

Um site com muitos backlinks ruins pode ser penalizado pelo Google, e é o que vamos falar logo mais. Para isso, existem diversas formas de evitar que o seu site seja mencionados por páginas sem credibilidade prejudicando o seu trabalho de SEO.

Principais benefícios de uma boa estratégia de backlink

Até aqui você viu sobre a importância de ter backlinks fazendo referência ao seu conteúdo e quais os principais tipos de link building.

Agora vamos ver por que, de fato, ter backlinks representa benefícios principalmente para as suas estratégias de SEO.

1- Fator de rankeamento do Backlink

O Google entende que sites que são referenciados por meio de backlinks por outros sites entregam um conteúdo de qualidade e relevante para a audiência.

Consequetemente, o motor de busca posicionará o site referenciado nas primeiras posições.

É como se o google dissesse: Opa, tem muita gente falando desse site, então vou colocá-lo nas primeiras posições para que mais pessoas possam acessar este conteúdo.

O backlink é um critério de rankeamento.

2 – Autoridade no mercado

Imagine só: se muita gente indica um mesmo produto ou serviço é porque ele deve ser bom, não é mesmo?

A mesma coisa acontece no mundo digital.

Se vários sites indicam, por meio de backlinks, os conteúdos de outra página é porque, certamente, este conteúdo é de qualidade.

Isso significa que a página referenciada vai ganhando autoridade de mercado em seu nicho. É a lembrança de marca, toda vez que citar determinado assunto, portanto, aquela marca será lembrada.

3 – Tenha mais tráfego com Backlink

Quanto mais bem posicionado o seu site está, mais ele vai atrair tráfego. Além disso, quanto mais os usuários de outros sites tiverem conhecimento do seu, por meio dos backlinks, também.

Isso é especialmente verdade se o contexto no qual o backlink for inserido fizer seu conteúdo parecer atraente. Ou seja, capriche na chamada ou no texto âncora, por exemplo.

Como conseguir Backlink de qualidade

Agora que você já sabe sobre os benefícios do backlink para o posicionamento, autoridade e tráfego do seu site, chegou a hora de saber como conseguir link building de qualidade.

Muitos sites oferecem a compra de backlink, no entanto,  já adianto que você não deve comprar links. Além de ser uma péssima estratégia, você ainda pode ser penalizado.

Existem outras formas mais eficazes e seguras de conseguir backlink de qualidade.

Vamos saber!

Produza conteúdos de qualidade

(foto)

Essa é a regra número 1 do marketing digital e do inbound marketing. 

E é também uma das principais e mais importantes maneiras de obter backlinks de qualidade. 

Tutoriais, dicas e cursos são bons exemplos de conteúdos que aumentam o potencial do blog em obter backlinks de outros sites como referência, por exemplo.

Faça uma linkagem interna para melhorar o tráfego e link externamente outros sites de autoridade no assunto para obter reconhecimento e uma provável linkagem de volta.

Comente e engaje com outros sites

Para aumentar a sua visibilidade junto a outros sites e também a outras pessoas, comece a engajar em páginas do seu nicho.

Comente em fóruns e blogs, por exemplo.

Isso te dará mais evidência e aumentam as chances, portanto, de conseguir um backlink.

Faça parcerias com outros sites com Backlink

Uma boa maneira de conseguir backlinks é fazendo parcerias com sites que têm a ver com o seu.

Você pode se oferecer para ser colaborador escrevendo para o site e o contrário também. Dessa forma, Mesmo que seja um concorrente, você pode ganhar a atenção deles e ter bons links de volta.

Esse tipo de conteúdo é conhecido como guest post, e é uma excelente forma de obter backlinks de qualidade.

Ao encontrar parceiros, vocês poderão trocar posts sobre os assuntos em que são autoridade, o que vai enriquecer as páginas de ambos e melhorar significativamente a experiência dos usuários, além de levar um fluxo de usuários novos para as duas páginas.

Fale com quem sabe sobre Backlink

Esse é apenas um panorama básico sobre link building. Ou seja, há muito mais conteúdo e complexidade nessa técnica.

Por isso, vale contatar uma agência de marketing digital e solicitar uma consultoria sobre o tema. Os resultados serão incríveis!

Deixe seu comentário abaixo contando pra gente se este artigo ajudou você a entender mais sobre os backlinks e o que você gostaria de saber sobre o universo do marketing digital! Será um prazer lhe ouvir!

Posts Relacionados

por-que-verificar-tags-no-google-analytics
  • Data: 13.10.2020
  • Por: Por: administrador

Google Analytics de forma prática

Uma parte complexa do processo de trabalhar com marketing digital é lidar com códigos, gadgets e fazer o rastreamento dessas alterações de forma rápida e fácil. Quem já trabalha com isso há mais tempo e possui mais experiência também conhece a necessidade...

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado