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KPIs: a importância dos indicadores no Marketing Digital

Com tantas novidades surgindo no cenário do Marketing Digital, você tem se esforçado para manter a empresa bem preparada para conquistar os clientes. Se tem acompanhado nossos artigos aqui, você já entendeu a importância de criar um site e conhece as vantagens de investir em marketing de conteúdo para gerar uma imagem de autoridade e engajamento. Mas na prática, muitas vezes sente dificuldade em analisar os resultados. 

Fique calmo! Neste post vamos apresentar o que são os chamados KPIs, importantes indicadores no Marketing Digital. Você vai descobrir como usá-los para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa, seja em conversão de vendas ou em reforço de imagem e de marca no mundo on-line. Vale lembrar que na web, tudo pode ser mensurado, desde o número de pessoas que acessaram um site até o segundo em que uma pessoa deixou de assistir a um vídeo.

 

Entenda porque os indicadores são essenciais no Marketing Digital

Imagine que sua empresa tenha um site e um blog, e que por lá passem milhares de usuários todos os dias. Alguns vêm de campanhas nas redes sociais, outros de links patrocinados, no entanto, a sua empresa não utiliza indicadores para avaliar os resultados e não sabe quantos cliques geraram clientes, por exemplo, as conversões de fato. Então, como você saberá se as campanhas realizadas pela empresa estão gerando o resultado esperado? É aí que entra os KPIs. Eles são parte fundamental para desenvolver estratégias que gerem resultados.

 

Conheça o que são KPIs e como sua empresa deve usá-los

KPI vem da sigla Key Performance Indicators, que traduzida significa Indicadores Chave de Performance. Por meio dos KPIs, é possível avaliar os resultados com base nas métricas de mensuração e análise de dados e informações das campanhas, ou seja, diagnosticar os erros e acertos dessas ações e, principalmente, poder tomar decisões sobre qual melhor caminho a ser seguido. É por isso, que esses indicadores de Marketing Digital têm sido cada vez mais importantes para criação e desenvolvimento de campanhas.

Você que é empresário, mesmo com vivência apenas no mundo off line, entende a necessidade de mensuração de resultados. Assim como os relatórios que você pede ao seu gerente comercial, quando se contrata uma agência de marketing digital, ela tem a capacidade de fazer o mesmo. E especificar como o seu investimento foi usado, além dos resultados gerados. Qualquer indicador de desempenho, são, na verdade, ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização, certo? Através dos KPIs é possível saber se os objetivos estão sendo alcançados. 

Mas não é apenas sair por aí comprando programas e gerando relatórios. É importante saber o que precisa ser avaliado, com base nos objetivos da sua ação. Converter? gerar engajamento? criar leads?  E aí que a agência de marketing entra com sua expertise. 

Hoje em dia, é possível mensurar quase todas as ações dos usuários, desde quantas visualizações uma campanha teve, até mesmo qual foi o retorno sobre o investimento de cada cliente. Mas isso não significa que é preciso saber detalhadamente cada clique que o usuário dá, pois isso tornaria o trabalho mais complexo e pouco aproveitável.

O importante é entender as necessidades da sua empresa e analisar os dados mais relevantes. Afinal, o objetivo desses indicadores é nortear o caminho da empresa em relação às campanhas e não dificultar ainda mais esse processo.

Existem alguns KPIs bastante utilizados e que dão um direcionamento importante com base nos resultados, entre eles estão:

 

Taxa de Conversão 

Por meio dessa métrica é possível avaliar diversos pontos, como número de visitas e acessos, número de cliques ou ações que tenham sido geradas pelos usuários. Demonstrando se as campanhas têm obtido resultado ou se precisam ser aprimoradas para atrair mais pessoas.

É através da mensuração da taxa de conversão que tem as métricas que permitem  acompanhar quanto da sua audiência realmente converte e gera resultados para o negócio. 

Um exemplo é a taxa de conversão de Leads, que são as pessoas que te entregam dados para que você possa trabalhar uma venda, por exemplo.

Em um site você coloca um campo para que a pessoa forneça seus contatos para receber mais informações. Ao gerar esse banco de dados, você tem os leads; Para saber o resultado da conversão, basta calcular. Por exemplo: 300 Leads / 1.000 visitantes * 100 = taxa de conversão de Leads de 30%. Depois ainda é possível calcular quantos Leads chegaram a efetivar o negócio proposto. 

Claro que é possível calcular indicadores parecidos quando se investe apenas no off line, mas no marketing digital, você tem essas métricas em tempo real, o que permite visualizar o andamento da campanha e redirecionar uma ação, caso seja identificado algum “gargalo”.  

Você pode usar essa informação para melhorar seus processos internos, como melhorar a equipe, a comunicação ou até mesmo o produto final.  

 

O CAC  – Custo de Aquisição de Clientes

Ajuda a avaliar o quanto a empresa está investindo para atrair os clientes. Um dos principais benefícios do acompanhamento do custo de aquisição de clientes é a capacidade de medir a lucratividade da empresa. Isso se dará por meio da soma de tudo que foi investido, desde o gasto com equipe de vendas até mesmo com ações de marketing, por exemplo. Com isso é possível saber se os custos para atrair os clientes são viáveis.

É de suma importância entender o CAC, que inclui desde custos de marketing até os salários e comissões dos vendedores que atuam ativamente na venda de uma solução, produto ou serviço, no meio digital isso não seria diferente.  É uma conta simples que pega o valor total dos investimentos diretos em aquisição e divide pelos clientes que você atingiu.  Por exemplo, se a quantidade de clientes somam R$ 10 mil no mês, e com isso você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$ 500.

 

Alguns itens que devem constar nos custos: 

  • Salários da equipe
  • Comissões de venda
  • Treinamento de colaboradores
  • Aquisição de ferramentas
  • Assinatura de softwares
  • Compra de anúncios
  • Participação em eventos
  • Assessoria de imprensa
  • Materiais impressos
  • Viagens
  • Contatos telefônicos

 

Essa mensuração vai te ajudar a definir quanto você precisa investir para conquistar mais clientes nas suas próximas campanhas. Vale lembrar também que para ter clareza no cálculo é importante que a sua empresa tenha previamente um controle sobre o processo de venda.  

Sobre o número de clientes atingidos é importante salientar que esses devem ser apenas aqueles que chegaram a sua empresa através do investimento, ou para aquela campanha específica. Os gerados por “mídia” espontânea”, por exemplo, devem ficar de fora da conta. Um caso típico é quando um influenciador digital, que não pago por  isso, indica um produto seu e gera uma venda, esse cliente não entra na sua conta de custo de aquisição de clientes. Afinal, ele foi “ganhado” e não “adquirido”, certo? 

A periodicidade em que se mede o CAC também é importante. Pois existem gastos que podem ser sazonais, como a compra de uma ferramenta que impacta o orçamento deste mês, mas será suavizado em período maior.  O importante é saber que ao longo do tempo, o valor do CAC deve se estabilizar e você terá uma noção mais clara do desempenho das suas estratégias. Por isso, avalie junto com o profissional de marketing qual é o melhor momento para gerar essa métrica. 

 

ROI (Return On Investment)

Também conhecido como Retorno Sobre o Investimento é um importante indicador e se baseia de uma maneira geral, no ganho sobre o investimento menos o custo desse investimento. Ou seja, se a sua empresa ganhou R$ 500 de um cliente e investiu R$ 100, significa que o ROI será: R$ 500 – R$100 = R$400.

Ao usar os indicadores no Marketing de Digital (KPIs), o mais importante é avaliar o aspecto pessoal por trás de cada um desses números, pois através disso é possível criar campanhas mais eficazes e que gerem melhores resultados. 

 

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