KPIs: a importância dos indicadores no Marketing Digital

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07/02/2016 | Por: administrador

KPIs: a importância dos indicadores no Marketing Digital

Com tantas novidades surgindo no cenário do Marketing Digital, você tem se esforçando para manter a empresa bem preparada para conquistar os clientes. Você já entendeu a importância de criar um site e conhece as vantagens de investir em marketing de conteúdo, mas na prática muitas vezes sente dificuldade em analisar os resultados. Fique calmo! Neste post vamos apresentar o que são os chamados KPIs, importantes indicadores no Marketing Digital, e você vai descobrir como usá-los para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa.

Entenda porque os indicadores são essenciais no Marketing Digital

Imagine que sua empresa tenha um site e um blog, e que por lá passem milhares de usuários todos os dias. Alguns vêm de campanhas nas redes sociais, outros de links patrocinados, no entanto, a sua empresa não utiliza indicadores para avaliar os resultados e não sabe quantos cliques geraram clientes, por exemplo. Então como você saberá se as campanhas realizadas pela empresa estão gerando o resultado esperado? Por isso, os KPIs são parte fundamental para desenvolver estratégias que gerem resultados.

Conheça o que são KPIs e como sua empresa deve usá-los

KPI vem da sigla Key Performance Indicators, que traduzida significa Indicadores Chave de Performance. Por meio dos KPIs, é possível avaliar os resultados com base nas métricas de mensuração e análise de dados e informações das campanhas, ou seja, diagnosticar os erros e acertos destas ações e, principalmente, poder tomar decisões de qual melhor caminho a ser seguido. É por isso, que esses indicadores de Marketing Digital têm sido cada vez mais importantes para criação e desenvolvimento de campanhas.

Saiba o que é importante ser avaliado

Hoje em dia, é possível mensurar quase todas as ações dos usuários, desde quantas visualizações uma campanha teve, até mesmo qual foi o retorno sobre o investimento de cada cliente. Mas isso não significa que é preciso saber detalhadamente cada clique que o usuário dá, pois isso tornaria o trabalho mais complexo e pouco aproveitável.

O importante é entender as necessidades da sua empresa e analisar os dados mais relevantes. Afinal, o objetivo desses indicadores é nortear o caminho da empresa em relação às campanhas e não dificultar ainda mais esse processo.

Existem alguns KPIs bastante utilizados e que dão um direcionamento importante com base nos resultados, entre eles estão:

  • Taxa de Conversão: Por meio dessa métrica é possível avaliar diversos pontos, como número de visitas e acessos, número de cliques ou ações que tenham sido geradas pelos usuários. Demonstrando se as campanhas têm obtido resultado ou se precisam ser aprimoradas para atrair mais pessoas.
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): Ajuda avaliar o quanto a empresa está investindo para atrair os clientes, por meio da soma de tudo que foi investido, desde o gasto com equipe de vendas até mesmo com ações de marketing, por exemplo. Com isso é possível saber se os custos para atrair os clientes são viáveis.
  • ROI (Return On Investment): Também conhecido como Retorno Sobre o Investimento é um importante indicador e se baseia de uma maneira geral, no ganho sobre o investimento menos o custo desse investimento. Ou seja, se a sua empresa ganhou R$ 500 de um cliente e investiu R$ 100, significa que o ROI será: R$ 500 – R$100 = R$400.

Ao usar os indicadores no Marketing de Digital (KPIs), o mais importante é avaliar o aspecto pessoal por trás de cada um desses números, pois através disso é possível criar campanhas mais eficazes e que gerem melhores resultados. Quer conhecer mais novidades sobre o assunto? Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

 

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