Criar site: elementos essenciais que todos devem ter

elementos-essenciais-que-todos-devem-ter

28.12.2019 | Por: administrador

Criar site: elementos essenciais que todos devem ter

Criar site exige planejamento e cuidado. Mas a boa notícia é que, assim que o site estiver pronto, as suas chances de expandir o seu negócio aumentam consideravelmente. Seja qual for o seu objetivo ao criar um site, você vai precisar de uma base sólida para ter sucesso. E para ter um site de qualidade, alguns elementos são essenciais, pois vão te ajudar e muito em todo o processo de manutenção da sua página.

Elementos essenciais que todo site deve ter

  1. Escolhendo o domínio

O domínio é o endereço virtual do seu negócio. Por isso, é importante que ele seja simples e fácil de lembrar, para que as pessoas encontrem com facilidade. A compra de um domínio próprio é simples, rápida e barata.

Evite usar o nome da plataforma, por exemplo: www.seusite.wix.com. Um domínio próprio transmite mais profissionalismo e credibilidade. Por exemplo, aqui na Atom o nosso domínio é “atomdigital.com.br”.

Se você estiver com dificuldades para criar o seu site, entre em contato com a gente que podemos te auxiliar.

2 – URLs amigáveis

As URLs amigáveis são aquelas que os usuários e os buscadores compreendem com mais facilidade. Por se tratar de uma diretriz de otimização para o Google, vale criar uma página específica para cada seção.

Por exemplo, veja a diferença na sua experiência de leitura entre estas duas opções:

atomdigital.com.br/tudo-sobre-sites

atomdigital.com.br/x8jfftw24ph2k

Viu só como esta segunda opção não é limpa e confortável para a leitura. É exatamente isso que você deve evitar na hora de criar o site.

A URL amigável, além de ser bom para os mecanismos de busca, entrega uma melhor experiência de leitura, além do usuário já bater o olho e saber onde está. Fora isso, trabalhar com URLs amigáveis também são um fator de credibilidade.

 

  1. Simples e leve

Mantenha o conteúdo simples e objetivo. Assim, o site vai carregar bem em qualquer dispositivo, mesmo na tela do celular. Evite vídeos que iniciam automaticamente, assim como excesso de mídias, de links e de propagandas.

Criar um site com muitas informações, imagens, banners, cores e demais elementos não é uma boa opção. O usuário não se sente confortável e acaba deixando a sua página.

  1. Menus e submenus

Utilize os menus para separar os temas mais recorrentes no site de forma clara e objetiva. Dessa forma, o visitante pode encontrar rapidamente o conteúdo de seu interesse e ficará mais satisfeito com o site, ou seja, terá mais chance de retornar e de indicar a leitura para os amigos. Evite menus com muitas opções, isso fadiga o leitor.

  1. Layout

Cores, fontes e todos os detalhes do design de cada página precisam ser escolhidos com cuidado. Um profissional experiente vai saber o significado das cores e quais fontes são mais harmônicas para montar um site atrativo e eficiente.

Uma dica é pesquisar as páginas dos seus concorrentes e também de empresas que se destacam pelo pioneirismo e inovação.

 

  1. Imagens

As imagens são fundamentais para os conteúdos no ambiente virtual, tanto fotos quanto vídeos. Aposte em imagens com uma boa resolução e que passem a mensagem expressa no conteúdo vinculado. Mas lembre-se de manter um equilíbrio, entupir o site de imagens não é boa ideia.

— Clique aqui e Veja agora o TOP 10 de bancos de imagens gratuitos.

  1. SEO

Como já falamos, SEO ou otimização para mecanismos de busca são técnicas voltadas para a melhoria do posicionamento de sites e blogs nos buscadores.

Atualmente, é indispensável que sua página apareça bem ranqueada nos resultados de busca de plataformas como Google e Bing, uma vez que tais sites são responsáveis por grande parte do tráfego gerado na web.

Fatores como a qualidade do conteúdo, tamanho, títulos, palavras-chaves adequadas entre outras inúmeras características influenciam diretamente na posição do seu site ou blog no momento da pesquisa.

Por isso, após criar o site, invista na produção de conteúdos realmente relevantes e com qualidade. Pense se você leria aquele conteúdo que está produzindo, se ele seria útil para você. Se a resposta for positiva, você está no caminho certo.

– – Se você quiser saber mais sobre SEO, clique aqui e acesse nosso artigo: SEO descomplicado: o que você precisa saber para começar.

  1. Contatos

Deixe claro e acessível o contato do seu negócio. Vale colocar telefone, endereço, e-mail ou, ainda, um formulário simples e objetivo, onde o visitante pode expressar sua opinião ou esclarecer uma dúvida.

 

9. Integração com as redes sociais

Crie perfis nas principais redes sociais corretas, para o seu negócio. Dessa forma, o visitante pode se conectar com o seu negócio em outras plataformas além do site, criando um vínculo entre leitor e marca.

– – Se você quiser saber mais sobre Como escolher a rede Ideal, clique aqui.

As mídias sociais mudaram a maneira como as empresas e os clientes se relacionam. Por isso, é fundamental incluir os links e respectivos botões para todas as redes em que seu negócio esteja presente.

A ideia é facilitar a vida do usuário que queira compartilhar com seus colegas um conteúdo considerado interessante, o que pode gerar ainda mais visitas para o seu site!

Além disso, você pode publicar algo em suas redes sociais e direcionar aquele cliente para o seu site também. As duas ferramentas devem conversar entre si.

– –

10- Crie um blog

A criação de um site é o primeiro passo para marcar presença no ambiente online. No entanto, isso não garante por si só a visitação dos internautas.

Por isso, é importante investir em um blog corporativo, já que ele funciona como um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e um cliente potencial. Com a produção de materiais de qualidade, você educa os usuários sobre o assunto do seu negócio e constrói autoridade na sua área de atuação.

 

11. Aceite comentário

Um site que está aberto a receber a opinião do visitante tem mais chance de ser bem sucedido. Cerca de 70% dos leitores costumam confiar mais em recomendações online feitas por outros usuários.

Dessa forma, um visitante satisfeito será uma ótima forma de divulgação para o seu site. Ao mesmo tempo, os leitores que chegam pela primeira vez verão que o site possui credibilidade.

 

12 Crie um site responsivo

Hoje em dia, a maioria das pessoas está conectada via dispositivos móveis, por isso é fundamental pensar na responsividade na hora de criar o site.

Um site responsivo é aquele que se adapta às diferentes telas e tamanhos de tabletes e smartphones para proporcionar uma melhor experiência para o usuário.

Então se você vai criar o seu site, não deixe de levar em consideração este fator.  Ele deixou de ser um luxo e virou uma necessidade, pois, com certeza, se o seu site for acessado e não for responsivo existe grande chance daquele usuário deixar a sua página pelo concorrente.

 

13 Performance

Quando um usuário acessa seu site, ele decide já nos primeiros segundos se permanece nele ou se vai embora.

Todos esses fatores que estamos listando neste artigo contribuem para uma boa performance do seu website, mas a velocidade de carregamento é especialmente importante.

Sites lentos não são bem vistos pelo Google e têm seu ranqueamento consideravelmente afetado. Além disso, não há dúvidas de que o usuário não permanecerá na sua página.

Contar com uma agência digital e, claro, com o trabalho de profissionais especializados, garante uma melhor execução de otimização de páginas. No entanto, agora que você mesmo já conhece sobre o que priorizar na hora de criar um site, que tal começar a colocar a mão na massa e  avaliar se a sua página está devidamente adaptada?

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar e indicar para os amigos que ainda estão com essas dúvidas. Deixe, nos comentários, abaixo suas sugestões sobre este ou outro tema.

 

Posts Relacionados

website
  • Data: 06.05.2021
  • Por: Por: administrador

Preciso criar um site: qual o primeiro passo?

Com o crescimento vertiginoso e popularidade da internet, se torna necessário seja para pequenas, médias ou grandes empresas ter um site a web. E para reforçar essa afirmação, pesquisas do Ibope revelam que somos 105 milhões de internautas no brasil, e ocupamos a 4º posição no mundo...

Saiba Mais
por-que-verificar-tags-no-google-analytics
  • Data: 13.10.2020
  • Por: Por: administrador

Google Analytics de forma prática

Uma parte complexa do processo de trabalhar com marketing digital é lidar com códigos, gadgets e fazer o rastreamento dessas alterações de forma rápida e fácil. Quem já trabalha com isso há mais tempo e possui mais experiência também conhece a necessidade...

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado