Nossas últimas novidades

Home SEO O que é profissão chamada de UX design e como atuar nesta área promissora?

UX Design o que é

25.02.2022 | Por: administrador

Voltar

O que é profissão chamada de UX design e como atuar nesta área promissora?

Você já ouviu falar de UX design? O título ocupa a 14ª posição entre os 100 melhores empregos da atualidade,  com uma projeção de crescimento de oferta de vagas de 18% até 2028.  Entenda o que é a profissão chamada de UX design e como atuar nessa área promissora.  A abreviação UX significa User Experience […]

Você já ouviu falar de UX design? O título ocupa a 14ª posição entre os 100 melhores empregos da atualidade,  com uma projeção de crescimento de oferta de vagas de 18% até 2028.  Entenda o que é a profissão chamada de UX design e como atuar nessa área promissora. 

A abreviação UX significa User Experience (experiência do usuário) e é atribuída àquele profissional cuja função é garantir que o usuário da web tenha a melhor experiência em relação a algum produto ou serviço.

O trabalho está em alta não só pela grande demanda, mas aparentemente, é uma coisa que os profissionais gostam de fazer. Aquele famoso trabalho que satisfaz e te deixa contente. Legal, né? Prova disso é um estudo recente do Nielsen Norman Group que descobriu que designers de UX amam seu trabalho. Os entrevistados avaliaram sua satisfação profissional como 5,4 em uma escala de 1 a 7.

É importante lembrar que os profissionais que já atuam nesse segmento,  hoje, vêm de uma ampla variedade de cursos, desde psicologia e marketing até gerenciamento de projetos e finanças. O que eles têm em comum, são características como dinamismo, criatividade, adaptabilidade às mudanças repentinas e agilidade. 

Se você acha que pode se tornar um UX, continue lendo esse artigo e veja quais as habilidades necessárias para ser esse profissional feliz. 

Qual diploma é necessário para se tornar um UX Design?  

O senso comum diz que é preciso ter formação em uma área da tecnologia para trabalhar com tecnologia. O engano é justificável, mas não verdadeiro. Essa formação específica se quer é um pré-requisito na maioria das contratações, principalmente porque não existe formação superior para um UX Design. 

Podemos dizer que o universo da tecnologia é altamente democrático e que reserva espaço para diversas formações e habilidades. Claro que quanto mais conhecimento e experiência, melhor, como em qualquer campo de trabalho, mas é muito comum ver pessoas que descobrem em treinamentos intensivos em UX,  uma forma eficaz de iniciar uma nova carreira.

Contudo, algumas habilidades são primordiais para um UX Design como empatia, interesse por pessoas, comunicação, pensamento analítico e conhecimento de design. Se você se viu dentro desse conjunto de propostas, já pode ir pensando em apostar nessa carreira promissora. Isso porque o ambiente online só deve crescer. A tecnologia, os sites, a internet das coisas, o bluetooth e todas as formas de comunicação modernas precisam de um profissional que garanta ao usuário delas, a boa experiência. 

A vantagem em ser uma profissão que recebe pessoas de diversos campos, é que as habilidades anteriores são somadas ao UX. 

Como começar um trabalho de UX Design?

Agora que você já sabe o que é um UX Design, e quais habilidades ele deve ter, chegou a hora de você saber como ingressar nesse campo. Se você realmente se decidir entrar nesse campo, comece acessando blogs e livros sobre a experiência do usuário, ouvindo podcasts ou vídeos no Youtube. 

Atualmente já existem cursos rápidos e online de design de experiência do usuário ou encontrar um programa de certificação de design UX. Essa qualificação mínima já te coloca um passo à frente para que você conquiste seu primeiro trabalho no ramo.

Escolha alguém para seguir e se inspirar.

Ter um mentor não só lhe dará a visão e a experiência de profissionais experientes, mas também o ajudará a se manter motivado e responsável nos momentos inevitáveis em que você se questionar ou duvidar de si mesmo e decidir se tornar um designer UX.

Dicas para ser um bom profissional

Quando falamos em habilidades necessárias para ser um UX Design, estamos nos referindo a habilidades como comunicação, organização e pensamento crítico, e não uma criatividade que exija a reinvenção da roda, mas entender o que as pessoas precisam e gostam neste momento em que vivemos. 

Durante o trabalho de UX ele precisará conduzir pesquisas de usuário, visualizar jornadas de usuário e wireframes (e mais habilidades técnicas e de processo específicas), contudo, o mais importante é ter empatia, entusiasmo, gerenciamento de tempo e habilidades de negociação. 

Seja um solucionador de problemas. Para que isso seja possível, é importante ter entendimento do negócio, e especialmente saber fazer perguntas para obter as respostas certas. Também é importante ter um forte entendimento de como o negócio funciona, especialmente para ser capaz de fazer as perguntas certas para obter respostas certas.

Uma qualificação de design UX pode ajudar?

Sim. Entre os benefícios em investir em um curso em design de experiência está o acesso ao conteúdo teórico e conceitos, fazer uma rede de contatos além de uma rede de contatos, e claro a oportunidade de conquistar uma primeira entrevista de trabalho, afinal, você estará entre outros profissionais e empresas do segmento. 

Por fim, vale lembrar que a função do UX é muito dinâmica e muda diariamente. Por isso, apenas fazer um curso e ter um diploma não garante sabedoria eterna. Mantenha-se atualizado com as novas tecnologias e tendências e continue a estudar para compreender cada vez o campo da experiência do usuário.  

VEJA TAMBÉM

Artigos Relacionados

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale agora!

Alguma dúvida? Deseja orçamento? Fale agora conosco!