
11.12.2016 | Por: administrador
VoltarAs 7 diretrizes fundamentais de usabilidade e UX.
Você já se perguntou por que ter um site? Ou melhor: você conhece alguma empresa bem sucedida que ainda não tenha um site? Acredito que não! Como sabemos, o mundo está cada dia mais digital. Para se ter ideia, de acordo com a Anatel…
Você já se perguntou por que ter um site? Ou melhor: você conhece alguma empresa bem sucedida que ainda não tenha um site? Acredito que não!
Como sabemos, o mundo está cada dia mais digital. Para se ter ideia, de acordo com a Anatel, existem mais celulares no brasil que habitantes, por isso, os fatos comprovam a importância das empresas estarem presentes na internet, até mesmo porque outras estatísticas mostram que os consumidores procuram informações na internet sobre produtos e serviços antes de procurarem um estabelecimento físico.
E outro detalhe que quero enfatizar, é que o website é o centro de todas as ações de marketing digital, seja através de mídias sociais, anúncios no google, dentre outros… sempre convergiram para o website.
Agora que você já sabe o quão importante é ter um site, daremos 7 dicas para que seu site seja realmente eficiente e gere experiências agradáveis aos usuários. Boa leitura!
1 – Simplicidade
A simplicidade era o maior mantra de Steven Jobs e também de Leonardo Da Vinci. Conforme disse Jobs: “o simples pode ser mais difícil que o complexo.”
As pessoas acessam seu site não para avaliar sua qualidade visual ou técnica, mas sim para encontrar informações específicas, e se você sobrecarregar o site de informações, além do usuário não encontrar com facilidade o que precisa, ele terá uma experiência ruim.
É neste ponto que entra a usabilidade e UX, que são os aliados da simplicidade e de uma experiência super agradável aos usuários, segue abaixo alguns pontos a serem pensados:
- Cores -> Não use de forma demasiada e desordenada, confira mais neste link: ( link que trata sobre a importancia das cores )
- Tipografia -> As fontes devem ser legíveis, além de ser recomendado o uso de no máximo três fontes por projeto;
- Imagens -> Utilizar somente imagens que irão auxiliar ou mesmo facilitar para o usuário a execução de alguma tarefa específica. Jamais utilize imagens de forma aleatório, pois além de prejudicar visualmente, também compromete a velocidade do site.
Seguem exemplos de dois sites que reúnem todas as características acima recomendadas: • http://www.apple.com/ • https://www.microsoft.com/pt-br/
2 – Hierarquia Visual
Diretamente relacionada à simplicidade, é a hierarquia visual que determina o nível de importância e profundidade de cada elemento do site, de forma a conduzir os usuários a acessarem primeiro as áreas mais importantes para o seu negócio.
Atente-se ao otimizar a estrutura do seu site, de maneira a conduzir os visitantes a realizar com facilidade e naturalidade todas as tarefas desejadas, assim você criará uma experiência agradável e memorável. Para isso, você pode ajustar a posição, o tamanho ou a cor certa para cada elemento.
Por exemplo: Nós sabemos que a leitura começa na extremidade superior esquerda e termina na extremidade inferior direita, essa é a ordem que lemos um texto. Existe também a regra dos terços para o design, onde pode-se determinar a importância dos elementos de acordo com o quadrante que o mesmo ocupa. Caso queira se aprofundar no assunto, acesse: (post relacionado a usabilidade “Arquitetura da Informação ).
3 – Facilite a Navegação
Talvez você já tenha se deparado com sites tão confusos e abarrotados de informações desorganizadas, que geram frustração o que logo nos convida a abandoná-los. Em muitos casos acaba sendo inviável navegar em sites assim, afinal nada do que procuramos conseguimos encontrar.
Segue abaixo algumas dicas para cuidar da satisfação de seu visitante:
- Mantenha a navegação o mais simples possível ( disponha um menu de fácil entendimento ).
- Inclua o menu no rodapé também;
- Use breadcrumb ( trilhas de navegação );
- Inclua um campo de pesquisa de palavras-chave ( assuntos );
- Não ofereça muitas opções de navegação por página;
- Evite links muito profundos, no máximo três níveis;
- Mantenha títulos ou marcações que indicam em qual página o usuário está.
4 – Mantenha um padrão visual
A consistência visual do website é fundamental para transmitir profissionalismo, e mais que isso, facilitar o aprendizado dos usuários sobre seu site, ou seja, é importante que você mantenha um padrão de fontes para títulos, subtítulos, textos normais e também naqueles que requer destaque, esquema de cores e alinhamentos (diagramação). Para alguns pode até parecer irrelevante, mas acredite, a experiência nos demonstrou que a conversão aumenta exponencialmente quando há uma padronização.
Isso não quer dizer que você deve manter seu layout engessado, exato em todas as páginas, pelo contrário, deve-se criar layouts diferentes para assuntos específicos. ( Por exemplo, um layout para as páginas de destino, outro para páginas informativas, e assim por diante), contudo, em todas as páginas o tamanho das fontes, tipografias utilizadas, esquema de cores e diagramação devem ser mantidos.
5 – Websites Responsivos
Conforme já tratamos em outros artigos, o uso da internet através de Smartphones e Tablets tem crescido exponencialmente, de acordo com a comScore houve um crescimento de 270% em 2016 comparado ao desktop.
Justamente por isso sugerimos que você projete o seu website para as versões responsivos, ao invés de simplesmente adaptá-los a partir do desktop. A fim de proporcionar uma excelente e agradável experiência ao usuário. Ah! não se esqueça de testar a compatibilidade do mesmo em diferentes dispositivos, sistemas operacionais e navegadores.
São inúmeros os motivos e benefícios para projetar e construir uma versão específica para os dispositivos móveis, por isso se quiser saber mais a respeito leia nosso artigo “Design responsivo: confira a sua importância na era digital!”.
6 – Seja original, mas respeite os limites!
Há certos padrões de web design que se tornaram convencionais e mesmo necessários, por isso quando se pensa em ser original e criativo, deve haver bom senso e ser cauteloso para não criar grandes problemas, por exemplo: somos acostumados a ver os menus na parte superior dos sites, a logomarca normalmente no canto esquerdo ou no centro e o mesmo ocorre com diversos outros elementos. Fazendo uma analogia, suponhamos que criássemos um carro com o volante no banco de trás, isso funcionaria?
A fim de proporcionar uma experiência agradável, devemos nos ater aos elementos que os usuários já estão familiarizados, a fim de não gerar nos mesmos frustração e até mesmo se sentirem incapazes de navegar no site.
7 – Objetividade
Enfim, o seu site já está adequado e respeita as diretrizes acima listadas, agora é hora de analisar para melhorar ainda mais a experiência dos usuários. Assim, nada melhor que utilizar alguns recursos para testar possíveis alterações de melhoria, para isso segue abaixo algumas ferramentas para auxiliar você nessa tarefa:
- Crazy Egg é uma ferramenta avançada de “heatma” (mapa de calor). Através dela você verá em um mapa de calor quais são as áreas de seu website que mais recebem cliques e quais não.
- Loop11 é uma ferramenta que monitora o comportamento dos usuários e fornece relatorios das tarefas realizadas, assim é possível otimizar o processo de navegação.
- Mouseflow é uma ferramenta de análise de que permite gravar a experiência dos usuarios através dos movimentos do mouse, cliques e uso do teclado.
- Attensee consegue monitorar se o comportamento do usuario esteja alinhado pelo objeto de pesquisa ou busca em seu site, possibilitando assim reajustes em posicionamento de elementos.
- HotJar – ferramenta completa que permite identificar oportunidades de melhoria através de heatmaps, gravações de visitantes, funis de conversão, análise de formulários, dentre outros.
Algumas pesquisas, mostram que em torno de 70% dos usuários não convertem porque a experiência com o site é ruim. Assim sendo, levar cada vez mais a sério usabilidade UX, pode fazer toda a diferença.
O objetivo deste artigo foi orientá-lo de forma abrangente, porém superficial sobre a importância e quais são as diretrizes a serem seguidas, caso queira se aprofundar em cada uma delas, deixe seu comentário, ou entre em contato conosco que lhe enviaremos outros materiais específicos. Espero que você tenha gostado!