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6 dicas simples para ter um site amigável com SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é uma prática em constante evolução e as tendências de SEO, que está sempre mudando, busca do o aprimoramento dos algoritmos.

E, para você que não conhece, SEO é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego da web por meio dos resultados naturais dos mecanismos de pesquisa.

Para te ajudar na tarefa de manter seu negócio dentro dos melhores posicionamentos da internet, listamos 6 dicas simples para ter um site amigável no SEO. 

Até porque, conforme você viu acima, não ter um site em SEO, com toda certeza é estar fora da internet, perdendo boas possibilidades de grandes resultados.

Vale lembrar que os resultados da pesquisa orgânica são derivados de algoritmos do mecanismo de pesquisa interno, não os resultados de anúncios pagos.

Outros termos relacionados incluem:

  • SERPs ou Search Engine Results Pages: Estas são apenas as páginas de resultados que geram cliques. Essas páginas incluem uma combinação de resultados de pesquisa paga e orgânica.
  • SEM ou Search Marketing: é a prática das empresas de marketing que utilizam publicidade paga que aparece nos SERPs.
  • PPC significa Pay Per Click: Um modelo de marketing na internet onde os anunciantes pagam cada vez que um de seus anúncios é clicado.

Aprender o básico e os tópicos mais avançados de SEO pode ser um processo assustador.

Mas, você vai ver a seguir que isso pode se tornar bastante simples, onde nós da ATOM Agência Digital abordaremos algumas etapas simples para ajudá-lo a criar páginas amigáveis para SEO e as ferramentas para mantê-las.

Conteúdo relevante e significativo

O Google está muito focado na criação de conteúdo relevante. Na verdade, seu principal objetivo é melhorar a experiência do usuário, e uma forma de agradar o gigante dos buscadores é criar trechos de conteúdo com base na intenção do usuário.

A intenção de pesquisa ou intenção do usuário representa a motivação ou a finalidade da pesquisa de um usuário.

Ou seja, saiba que melhorar sua estratégia de SEO é crucial, pois corresponder à intenção dos usuários que pesquisam online ajuda a gerar tráfego orgânico de alta qualidade.

No entanto, para desenvolver um plano de palavras-chave sólido com a intenção de pesquisa em mente, verifique seus concorrentes para ver como eles estão ganhando força nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Até porque, diferente do que muitos acreditam, O SEO não é um jogo de cartas onde você tem que enganar seus oponentes.

Algumas técnicas provaram ser eficazes no passado, mas têm vida curta, já que os algoritmos estão mais inteligentes e sabem quando estão tentando ser enganados. 

Por outro lado, uma estratégia de palavras-chave pode levar ao sucesso de SEO se executada corretamente.

Diante disso, saiba que encontrar o equilíbrio certo entre o uso de palavras-chave e a relevância tópica é fundamental para alcançar esse sucesso.

Diversificar conteúdo e formatos é uma maneira eficaz de manter sua atenção.

Por fim, você verá como fazer isso de forma mais prática no decorrer dos tópicos que citaremos a seguir.

Veja também: Pesquisa de palavras-chaves: como escolher e quais ferramentas usar  

Marcação semântica e dados estruturados

Conteúdo bem estruturado e código bem estruturado que nossos navegadores e mecanismos de pesquisa usam para interpretar o conteúdo são fundamentais para o SEO. Muitas tags HTML têm significados semânticos que ajudam o intérprete a entender e categorizar os tipos de conteúdo.

Portanto, escrever marcação semântica é uma das ferramentas mais influentes entre outras. Aqui estão algumas das tags semânticas mais úteis.

  1. Título da página
  2. Descrição da página
  3. Parágrafo
  4. Lista
  5. Artigo
  6. Título
  7. Rodapé

Da mesma forma, é importante ser inteligente ao criar HTML. Isso significa que uma distribuição equilibrada de palavras-chave compartilhadas entre títulos, descrições, H1s e H2s pode percorrer um longo caminho. Títulos e descrições devem ser exclusivos nas páginas e relevantes para o conteúdo.

Dados estruturados são um formato de dados mais recente que segue a especificação JSON-LD e pode ser incorporado em páginas HTML.

Desempenho do site 

Poucas pessoas que tem site tomam conta disso, mas o desempenho do site está dentre um dos principais pontos a serem analisados por quem quer ter um site amigável com SEO.

Até porque, os algoritmos agora empregam aprendizado de máquina/inteligência artificial para determinar qual conteúdo é da mais alta qualidade.

E, para eles, um conteúdo de alta qualidade não é só aquele que tem um bom conteúdo, mas sim o que passa em uma série de pontos, como o desempenho.

Dessa forma, saiba que muitos sites de grande potencial nos dias de hoje, acabam perdendo posição devido não ter um bom desempenho.

Então, comece investindo pesado no desempenho do seu site. 

Aqui estão as métricas de desempenho mais importantes:

  • Primeira pintura com conteúdo (FCP) mede o tempo desde o carregamento da página até quando qualquer parte do conteúdo da página é renderizada na tela.
  • Maior pintura com conteúdo (LCP): mede o tempo desde o carregamento da página até a renderização do maior bloco de texto ou elementos de imagem na tela.
  • Atraso na primeira entrada (FID): mede o tempo desde quando um usuário interage pela primeira vez com seu site (ou seja, quando ele clica em um link, clica em um botão ou usa um controle personalizado baseado em JavaScript) até que o navegador possa realmente acessá-lo Responda a esse tipo de interação.
  • Time to Interaction (TTI): Mede o tempo desde o carregamento da página até a apresentação visual, carregando o script inicial (se houver) e sendo capaz de responder à entrada do usuário de forma confiável e rápida.
  • Total Block Time (TBT): Meça o tempo total entre o FCP e o TTI quando o encadeamento principal é bloqueado por tempo suficiente para evitar que uma resposta chegue.

Acessibilidade

A acessibilidade do site é outro conceito importante a ter em mente ao criar um site de SEO.

Dessa forma, saiba que não apenas todos os tipos de pessoas estão lendo nosso site, mas todos os tipos de máquinas, como leitores de tela, estão fazendo a mesma coisa.

Na verdade, garantir acesso universal a conteúdo, serviços, produtos e outros recursos não apenas ajuda a melhorar a classificação do seu site.

Por fim, isso também pode melhorar o atendimento ao cliente e a satisfação do usuário em seu domínio.

Otimização da pesquisa por voz

Assistentes de voz como Google Assistant, Siri e Alexa são populares há muito tempo em dispositivos móveis.

Segundo pesquisa de mercado da eMarketer, 33% da população usa assistente de voz diariamente

Portanto, para melhorar o SEO, concentre-se em otimizar seu conteúdo em resposta a comandos de voz e escolha suas palavras-chave de acordo.

Otimizar o seu site e conteúdo para isso está cada vez mais se tornando essencial. Fique atento!

Velocidades de carregamento de página rápidas

Com o lançamento da atualização de experiência do Google Pages de junho de 2021, o desempenho do site se tornará cada vez mais importante no futuro.

Isso é especialmente importante para classificações e visitantes móveis.

Portanto, se o seu site carregar em 7 segundos no desktop ou em 4 segundos no celular, você terá dois problemas: os usuários não esperarão e o Google deixará de recompensá-lo nas SERPs.

Então confira o Core Web Vitals, corrija o desempenho do seu site e aproveite o sucesso que ele trará para você.

SEO não é fácil de dominar, mas os mais eficazes devem vir naturalmente ao longo do tempo nas habilidades de negociação que vêm e vão.

A combinação de conteúdo significativo e bem formado com código bem formado, entregue de maneira acessível e de alto desempenho, certamente fará de você um mestre em SEO.

Conclusão

Viu como deixar seu site  amigável com SEO não é uma tarefa tão complicada como muitas pessoas imaginam?

Hoje, quem não investe a fundo nessa estratégia, com toda certeza está a beira do insucesso, sendo essencial para você que possui um site.

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