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Para que serve um funil de vendas?

Aprender para que serve um funil de vendas é como se fosse uma verdadeira dádiva, afinal te revela algo único. Trata-se do segredo por trás da produção de conteúdo e auxilia a falar a língua do seu cliente.

Quando alguém pensa em um funil de vendas, automaticamente acredita que é algo complexo e difícil de entender. No entanto, coloque em prática os ensinamentos sobre cada estágio e você verá que não é assim.

Entender para que serve um funil de vendas é mais simples do que você imagina e só te exige paciência. Dessa forma, confira abaixo mais informações e veja como inserir o cliente nas etapas do seu funil de vendas.

Afinal, para que serve um funil de vendas?

Para entender o funil de vendas, preste atenção em um exemplo: Paulo pesquisa na internet dicas para vencer a timidez e entra em um site, lê o texto, baixa um ebook, clica em um link e compra o curso do dono do site.

Viu como o exemplo acima explica sucintamente para que serve um funil de vendas? Por outro lado, é necessário se atentar a outro fator: a atenção importante em cada etapa do funil e são três.

Agora que você já entendeu um pouco sobre o assunto, a melhor opção é aprofundar nas informações. Desse modo, veja a seguir para que serve um funil de vendas através dos estágios presentes.

Topo do funil: Foco na informação

O topo do funil é a etapa em que o foco do cliente está em ser informado e nada além disso. Portanto, o cliente chegou ao seu site depois de ter pesquisado o conteúdo e nem reconhece que há um problema.

No exemplo citado acima, a ideia era superar a timidez e por isso ele usou o Google para fazer a pesquisa. Preste muita atenção nisso: o cliente quer apenas achar um conteúdo leve, solto e sem querer vender nada.

Na maioria das vezes, o objetivo do cliente é ter dicas bem superficiais e sem qualquer tipo de impaciência. Para essa etapa, é primordial que você preste atenção em três pontos primordiais para esse estágio:

  • Linguagem simples: De nada adianta querer ter uma linguagem rebuscada, o foco do cliente está só em ser informado sem rodeios.
  • Objetividade: Não crie conteúdos grandes e complexos, pois o foco do seu cliente está em apenas uma coisa: consumir a informação logo.
  • Levar a um conteúdo um pouco mais profundo: Para finalizar o texto, não se esqueça de levar ao outro estágio do seu funil de vendas.

A primeira etapa do funil é a mais importante, porque é ali que o cliente decide continuar e se tornar lead. Entretanto, isso não significa que as outras não exigem atenção e a realidade é que demanda muito cuidado. 

Meio do funil: Foco no estreitamento das relações entre o seu negócio e o cliente

O meio do funil é o momento perfeito para fazer uma única coisa: deixar a relação melhor ainda. Para converter o interesse em ação de prosseguir na página, a melhor opção é caprichar bastante no conteúdo do meio do funil.

A dica é tocar na dor do cliente e mostrar que você o conhece melhor do que ele mesmo. Uma das táticas mais indicadas é usar gatilhos mentais e um benefício de graça para ele, em troca você pede algo, como por exemplo:

  • O cliente entra no seu site e vem direcionado de outra postagem que já tinha;
  • Você oferece para ele um ebook de graça, mas para baixar é necessário deixar o e-mail;
  • Ele preenche o e-mail e você inicia uma sequência de e-mails marketing para eles;
  • Dentro do ebook ofertado, aproveite a oportunidade para trabalhar gatilhos mentais e deixar um link com um texto mais profundo;
  • Ao concluir a sequência de e-mails marketing, a chance de o cliente chegar à última etapa do funil de vendas é muito maior. 

A segunda etapa requer muita atenção da sua parte, senão a chance de o cliente não voltar é muito grande. No entanto, basta caprichar nessa etapa e o público irá sair do estágio de lead, enquanto chega ao estado de convertido.

Fundo do funil: foco na realização da venda

Por fim, você tem o fundo do funil e essa etapa é importante para converter o desejo de compra em ação. Ao mesmo tempo, é aqui que você precisa ter um texto altamente persuasivo e voltado para a conversão.

A sua página de vendas deve ser limpa, direta e objetiva, sem rodeios e com um visual mais clean. Use gatilhos mentais e principalmente depoimentos, afinal são recursos bem interessantes para o dia a dia.

É necessário se atentar a outro fator: aqui o cliente já está apto a converter. Contudo, para dar certo depende apenas de você e por isso não se esqueça de um ponto: para tudo dar certo, o conteúdo tem que ser muito verdadeiro.

Ah! É fundamental abordar uma questão que demanda cuidado por parte de você: a sua linguagem é adaptada ao estágio do funil. Então, fale o idioma do seu cliente e respeite o estágio que ele está.

Agora que você aprendeu para que serve um funil de vendas, a melhor opção é colocar em prática. Acredite em você e não tenha mais medo, e uma boa ferramenta para te auxiliar nesse processo seria a Leadlovers, pois te ajudar a construir um funil de forma mais rápida.

 

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