O que é UX e qual a sua importância

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28.03.2017 | Por: administrador

O que é UX e qual a sua importância

Para um cliente ter uma lembrança positiva sobre sua compra em um e-commerce, não é só o resultado final que importa. Ele lembrará de todo o processo – como foi a navegação, se o site era intuitivo, como funcionava, o número de produtos em estoque, como foi o atendimento ao cliente, como a empresa lidou com eventuais críticas e reclamações, quanto tempo o produto demorou até ser postado, preço, promoções, descontos, se o frete estava incluso ou não, interação nas redes sociais; enfim, tudo será levado em consideração.

Mesmo que o cliente tenha recebido um produto de excelente qualidade dentro do prazo, não terá uma boa impressão nem fará uma avaliação positiva da sua loja se qualquer uma das etapas de atendimento e compra for ruim. Por isso, é imprescindível oferecer o melhor processo possível ao cliente em todos os níveis até a finalização da compra.

O UX (abreviação do inglês User Experience, ou “experiência do usuário” em tradução livre) é uma área do marketing digital voltada exclusivamente para a missão de garantir que o cliente saia de uma experiência de compra em lojas virtuais feliz e plenamente satisfeito em todos os aspectos. Se um cliente tem uma experiência positiva em um e-commerce, a tendência é que seja fidelizado, volte para comprar mais, dê boas avaliações nas redes sociais e indique para outras pessoas.

Como funciona o UX?

O UX é um processo complexo que engloba várias áreas. É preciso garantir a otimização e a usabilidade em cada pequeno detalhe. No mundo virtual, aspectos como pesquisa, navegação em menus, lentidão e travamentos, por exemplo, têm um peso gigantesco.

Departamentos de UX em agências de publicidade e marketing costumam trabalhar tanto com especialistas em marketing quanto em web design e programação. Isso porque é preciso cuidar de realmente todos os aspectos do e-commerce, desde a escolha das imagens e tamanho das fontes até o tempo de carregamento de cada página, passando pela visibilidade dos produtos, ofertas e preços, visibilidade de botões e informações importantes e, é claro, o layout do site. O UX também engloba aspectos mais subjetivos, como um atendimento bom e eficiente, rapidez na solução de problemas e até mesmo o teor das postagens feitas no site do e-commerce. Tudo importa.

A importância do User Experience

A UX é crucial para definir se o cliente irá retornar em uma oportunidade futura para comprar novamente em seu e-commerce, e, muitas vezes, até mesmo se vai chegar ao final do processo de compra que está executando no momento. Dúvida? Segundo uma pesquisa feita pelo Dynatrace, gigante do mercado de performance digital, 88% dos usuários acham que a User Experience durante um processo de compra é o fator definitivo para que eles decidam se voltarão a acessar o e-commerce ou não. Já de acordo com o levantamento da KISSMetrics, empresa especializada em análise digital e customer intelligence, cada segundo que uma página de e-commerce demora para carregar ou abrir integralmente diminui a taxa de conversão em uma média de 7%.

UX é coisa séria para qualquer e-commerce que deseje levar os usuários até o fim do funil de vendas. Seus resultados fazem valer a atenção e o investimento.

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