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O que é uma SERP e qual a sua importância

Para você que está entrando agora na internet, ou que está construindo uma identidade digital focada principalmente em resultados, um dos termos mais comuns que você pode ouvir falar é a palavra SERP. No entanto, você sabe o que é uma SERP?

Acredite, para entender como funciona o tráfego orgânico e como o seu site pode se destacar e ganhar posicionamento, é extremamente importante entender como a SERP funciona.

Assim, costumamos dizer que ela é a base para os que buscam resultados e querem se destacar.

Diante disso, para solucionar suas dúvidas, confira a seguir o que é uma SERP e entenda mais a fundo como ela funciona.

O que é uma SERP?

A SERP, ou Search Engine Results Page, é a página de resultados que um mecanismo de pesquisa, como o Google, exibe após uma busca por um termo ou frase.

Ou seja, para você entender melhor, são basicamente os resultados que aparecem quando você realiza sua pesquisa no motor de busca.

Por exemplo, se você for agora e pesquisar por “o que é SEO?” será encontrado diversos resultados, sendo a SERP esse ecossistema de resultados.

A SERP é uma parte crucial da experiência de busca do usuário e é fundamental para os profissionais de marketing digital, pois é a porta de entrada para o tráfego orgânico e pago do site.

Como funciona uma SERP?

Além de entender o que é uma SERP, é extremamente importante entender como ela funciona, para ter uma ideia do seu potencial.

Quando um usuário digita uma palavra-chave em um mecanismo de pesquisa, o mecanismo de pesquisa percorre a web em busca de páginas que correspondam à consulta.

Essa busca é feita por meio de um algoritmo que analisa diversos fatores, como o conteúdo da página, o número de links que apontam para ela, a relevância da página para a palavra-chave pesquisada, entre outros.

O mecanismo de pesquisa, em seguida, classifica as páginas em uma ordem que ele considera relevante para a consulta.

Logo em seguida, você vai ver os resultados considerados mais relevantes no topo, seguindo dos considerados pelo algorítmo como “menos relevantes”.

Atualmente, você pode encontrar diversos resultados em uma SERP, como:

Anúncios pago

Também conhecidos como resultados de pesquisa paga, esses são os resultados que aparecem no topo da SERP e têm a palavra “Anúncio” ao lado do título.

Nesse tipo de resultado, os anunciantes pagam ao mecanismo de pesquisa para exibir esses resultados para determinadas palavras-chave.

Ou seja, quando você investe em tráfego pago, será ali que os resultados vão aparecer, principalmente quando se usa o Google Ads.

Resultados orgânicos

Esses são os resultados que aparecem abaixo dos anúncios pagos na SERP.

Aqui você precisa saber que eles aparecerão conforme relevância do conteúdo, qualidade do site e o número de links que apontam para a página.

Geralmente são conteúdos otimizados em SEO e outras técnicas de posicionamento, que possuem estratégias que levam o destaque.

Recursos de SERP

Além dos resultados pagos e orgânicos, a SERP também pode incluir outros recursos, como a caixa de resposta, trechos em destaque, listas e afins.

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Qual a importância da SERP?

Para os usuários, a SERP é um componente vital da experiência de busca.

É a partir dessa página que eles decidem qual resultado clicar e, eventualmente, visitar o site. Por esse motivo, a SERP precisa fornecer resultados relevantes e confiáveis para as consultas dos usuários.

Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos sofisticados para classificar as páginas com base em vários fatores, a fim de garantir que os resultados mais relevantes e úteis apareçam no topo da SERP.

Esses algoritmos são projetados para entender a intenção do usuário por trás de uma consulta de pesquisa e exibir os resultados mais relevantes.

Os recursos de SERP, como a caixa de resposta e os trechos em destaque, também são projetados para fornecer aos usuários respostas rápidas e precisas.

Portanto, sim, é um mecanismo de extrema importância, tanto para usuários quanto para empresas que buscam performance e crescimento. 

A importância da SERP para o SEO

o que é uma SERP e qual a sua importância

Fonte: Unsplash

O SEO, ou Search Engine Optimization, é o processo de otimização de um site para melhorar sua posição nos resultados orgânicos da SERP.

Atualmente, as estratégias de SEO são as mais importantes, principalmente porque o tráfego orgânico é uma das principais fontes de tráfego para maioria dos sites.

A SERP é a principal interface entre um site e mecanismo de pesquisa, e é por meio dessa interface que os usuários encontram um site.

Para melhorar a posição de um site na SERP, os profissionais de marketing digital precisam entender como os mecanismos de pesquisa classificam as páginas.

Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos sofisticados para determinar a relevância e a confiabilidade de uma página para determinadas palavras-chave. Esses algoritmos analisam vários fatores, incluindo conteúdo da página, estrutura do site, qualidade dos links que apontam para a página e outros fatores técnicos.

Os profissionais de marketing digital precisam otimizar seus sites para esses fatores para melhorar sua posição na SERP.

Isso inclui a criação de conteúdo de alta qualidade, a otimização de palavras-chave, a construção de links de qualidade, a melhoria da estrutura do site e outros fatores técnicos que afetam a classificação do site na SERP.

Por fim, todo processo geralmente é realizado por uma agência digital especializada em SEO, que sabe exatamente quais as mais eficientes estratégias para aquela empresa.

Como se posicionar bem na SERP?

Agora que você entende o que é uma SERP e a extrema importância que ela tem principalmente para o destaque de uma empresa, o próximo ponto é saber como se posicionar bem nela.

Até porque, você concorda que os melhores posicionados são os que têm mais chances de receberem cliques, realizarem vendas e se posicionarem?

E, para você conseguir se posicionar bem na SERP hoje, será essencial elaborar estratégias profissionais e aprimoradas.

Dessa forma, o mais indicado é buscar por uma agência digital especializada em SEO ou até mesmo em Google Ads (principalmente em tráfego pago), para que você possa junto a ela elaborar estratégias funcionais, atuais e eficientes de posicionamento.

E nós da Atom Digital, com mais de 9 anos de mercado e mais de 4000 projetos entregues, conseguimos lhe ajudar a encontrar a melhor estratégia.

Somos especializados em SEO, Google Ads e Criação de sites, com profissionais altamente capacitados e experientes na SERP, que ajudarão a posicionar e trazer alta performance para sua empresa.

Portanto, não perca mais tempo e eleve o seu negócio a níveis não imaginados no mercado digital.

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