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Entenda por que começar com o Marketing Digital agora mesmo

O marketing digital tem transformado o dia a dia de pessoas e empresas constantemente.

Hoje, tudo é facilmente descoberto por meio dos canais digitais, se você tem uma dúvida, recorre ao Google, se quer saber mais sobre uma determinada empresa, poderá procurar nas redes sociais.

Dez anos atrás, por exemplo, ainda que a internet já fosse presente, esse cenário não se configurava dessa maneira.

E isso se tratando de um passado recente. O comportamento de consumidores, clientes e dos negócios, no meio digital, mudou e muito nesses últimos anos.

Até pouco tempo atrás, a figura do digital influencer, por exemplo, estava longe de ser um profissional e as empresas não tinham ainda a real noção do quanto a imagem delas poderia ser afetada no ambiente digital.

O marketing digital e seus benefícios

Nesse contexto, surge o conceito de marketing digital, que nada mais é que o marketing realizado no ambiente digital.

Isso inclui sites, redes sociais, e-mail, entre outros, o que estabelece um canal direto de comunicação entre o cliente e a empresa.

E esse é o grande diferencial do marketing digital para o marketing tradicional, aquele feito de forma unilateral, como, por exemplo, na televisão, jornais ou rádio.

Alternativa que demanda valores mais baixos de investimentos, o marketing digital tem se tornado uma das principais ferramentas estratégicas das empresas.

Justamente por oferecer vantagens competitivas a baixo custo, colocando, principalmente, empresas de pequeno e médio porte como competidoras em um cenário altamente acirrado.

O marketing digital, portanto, pode fazer com que sua empresa saia na frente e conquiste mais espaço no mercado de forma mais rápida e duradoura. 

Nessa publicação você irá saber um pouco mais sobre de que forma essas estratégias auxiliam na competitividade dos empreendimentos e conhecer razões para investir em marketing digital. 

Disponibilidade a qualquer momento e lugar

Nem sempre uma empresa com uma equipe reduzida consegue estar disponível ao cliente no momento ou local em que ele deseja.

Isso porque para estar presente de forma física a empresa precisa de várias pessoas envolvidas.

Essa é uma realidade cada vez mais difícil de ser encontrada, pois os empreendimentos têm se tornado mais enxutos.

Desta forma, a empresa que trabalha com marketing digital dá um passo à frente das demais que não utilizam as estratégias.

Isso possibilita que o cliente tenha acesso a informações e, possivelmente, até ao produto e serviço que deseja a qualquer momento do dia.

Mesmo que a empresa não trabalhe com um canal de atendimento 24h ou uma loja online, o simples fato de oferecer mais informação ao cliente de forma online evita que ele tenha que ir até o local para saber mais sobre a empresa.

Isso pode colocá-lo em destaque em relação a empreendimentos que trabalham apenas no âmbito físico.

Presença online e visibilidade

Seguindo a dica anterior, a presença online gera cada vez mais visibilidade e também aproxima o cliente do negócio.

As pessoas gostam de saber sobre a empresa, buscar informação sobre uma série de aspectos e, bem provável, que vão fazer isso no meio digital.

Site e redes sociais são os canais mais acessados para que as pessoas encontrem as informações de que elas necessitam sobre determinado local e não raro quando chegam a algum estabelecimento.

Por exemplo, já querem saber sobre o site ou a rede social da empresa.

Uma presença online faz com que o consumidor se sinta mais confiante na sua marca antes de adquirir o seu produto ou serviço.

Ali, ele vai saber sobre a sua história, sobre como você se relaciona com os seus clientes.

Além disso sobre o seu produto, sobre o que os clientes pensam de você, até que se sentirá seguro para efetuar a compra.

Por isso, você precisa ter uma presença online consistente, em diferentes canais, para que o consumidor encontre a sua empresa na internet.

Afinal, os consumidores estão sempre na web para se informar e interagir.

Se você não estiver por lá também, para marcar presença na lembrança deles, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar.

Custo x Benefício

A internet possui uma série de canais gratuitos de divulgação, mas mesmo que a empresa opte por pagar por publicações patrocinadas – como é o caso das redes sociais – o valor de investimento costuma ser muito baixo se considerado o número de pessoas que elas poderão alcançar.

Além disso, na internet não há limitações em relação a quantidade ou tamanho dos conteúdos publicados.

Portanto, a empresa pode manter uma alimentação frequente de postagens sem se preocupar com aumentos de custos.

Essas postagens ainda podem ser personalizadas e direcionadas de acordo com o público-alvo da marca.

Por fim, as plataformas de sites e as redes sociais oferecem ferramentas gratuitas para a análise do fluxo dentro das páginas.

De modo que o empreendedor possa conhecer mais sobre o seu público e avaliar as estratégias de marketing por meio de relatórios fornecidos gratuitamente.

Inclusive, as empresas de pequeno e médio porte são as que mais percebem as vantagens do Marketing Digital.

Isso porque os investimentos são acessíveis e conseguem trazer resultados expressivos para o negócio.

Mas, para usufruir do custo-benefício do Marketing Digital, as estratégias precisam ser focadas.

Quanto mais bem segmentado for o seu público-alvo, menos dinheiro você vai desperdiçar e maior é a tendência de atingir clientes em potencial.

Portanto, melhor será o seu custo-benefício.

Então, antes de começar a gastar a verba que a sua empresa tanto suou para conseguir, trate de pensar bem na sua estratégia.

É dessa forma que o Marketing Digital se revela uma excelente opção para as pequenas e médias empresas.

Isso porque elas geralmente têm menos dinheiro para investir, mas podem explorar todas as oportunidades com estratégias criativas.

Aumento da fidelidade

Por fim, quando o cliente já visitou a sua página para obter mais informações, as chances de que ele passe a acompanhar as atividades da empresa são muito maiores por meio dessa plataforma do que através de um meio físico.

Isso porque a internet – especialmente as redes sociais – permite que o cliente e a marca criem um relacionamento, de modo que a empresa possa manter a interação com seu público.

A principal finalidade dessa interação contínua é formar clientes fiéis, que continuarão comprando da empresa por ideais que muitas vezes vão além do produto ou serviço.

Além disso, podem considerar até mesmo a forma com que a marca se relaciona pela internet como um fator decisório para a compra.

Na internet, então, você tem diversas ferramentas e canais para não perder o contato com o cliente.

Conteúdos de blog, por exemplo, podem nutrir o relacionamento com a empresa e despertar o interesse em uma nova compra.

Outro exemplo: ofertas personalizadas por e-mail podem sugerir produtos complementares à última compra do cliente.

O importante é conhecer bem o perfil e os interesses de cada pessoa para fazer as ofertas certas, pois ela precisa se sentir notada e valorizada pela sua empresa para voltar a comprar.

Por isso, também é bom oferecer vantagens para quem já é cliente.

Engajamento com o público pelo Marketing Digital

Além de alcançar um público maior e fidelizá-lo, o marketing digital permite manter uma relação contínua com esse público, o que chamamos de engajamento.

Um público engajado é aquele que participa ativamente nas redes sociais ou site mandando comentários, compartilhando, perguntando, elogiando.

Tudo isso, além de criar uma rede de pessoas interessadas no seu negócio.

Isso também é algo interessante para a credibilidade da empresa, pois quanto mais gente engajada, melhor a imagem do negócio.

Por isso, o marketing digital não é uma via de mão única.

As marcas podem oferecer conteúdos relevantes, muito além da publicidade puramente comercial, e os consumidores podem responder e interagir com as empresas.

Essa interatividade é essencial para que os clientes tenham sempre a sua marca na lembrança, principalmente em um ambiente digital altamente competitivo.

Acompanha a jornada de compra

O marketing digital ajuda você a entender melhor a jornada de compra do cliente.

Antes, comprar um produto era muito mais simples e linear, o consumidor via o anúncio, ia até à loja, via o produto de perto e decidia se comprava ou não.

Assim não era possível identificar o que, exatamente, atraiu esse consumidor para se interessar no produto.

Hoje, com as estratégias de marketing digital, esse cenário mudou bastante. 

O consumidor pode pesquisar preços no computador, comparar alternativas pelo celular, ir até o shopping e experimentar os produtos, voltar para casa e comprar no e-commerce. 

E o Marketing Digital permite acompanhar toda essa jornada de compra.

Isso porque ela permite a segmentação do público e das ofertas para atingir exatamente quem está mais propenso a consumir.

Assim, fica mais fácil ajudar o cliente a resolver todas as suas dúvidas e objeções e influenciar sua decisão de compra.

Ganhar autoridade de marca pelo Marketing Digital

Essa é unânime. Se você não é visto na internet, você não passa credibilidade.

Ganhar autoridade é também mais uma das vantagens do marketing digital.

A maioria das pessoas opta por consumir de uma marca que tem forte presença digital do que de uma que quase não aparece no ambiente digital.

Por isso, seja ativo em suas redes sociais, blog e site.

Ofereça sempre conteúdos relevantes para que você ganhe visibilidade e, consequentemente, comece a ser visto com uma autoridade no seu nicho.

Mantenha seus canais sempre atualizados e usando as estratégias do marketing de conteúdo.

Por meio dos seus conteúdos,  você resolve dúvidas, esclarece conceitos importantes e mostra que domina os assuntos do seu mercado. 

Assim, a sua marca se torna uma referência para clientes, que passam a confiar mais na empresa.

Além de formadores de opinião, veículos de comunicação, até mesmo concorrentes, que começam a citá-la também em seus conteúdos.

Uma das evidências de que a marca conquistou autoridade é o seu posicionamento nos resultados da busca do Google.

Estar nas primeiras posições significa que você é uma referência para o mercado!

Nesse ponto, não deixe de saber como se posicionar bem nos mecanismos de busca por meios das estratégias de SEO.

Tornar-se competitivo

Muitas vezes uma empresa pequena tem receio de iniciar uma estratégia de Marketing Digital por acreditar que estará em desvantagem em relação aos concorrentes de grande porte.

Mas esse é um tabu que precisa ser descontruído, pois muitas empresas perdem grandes chances de tornarem-se competitivas por acharem que não conseguirão a visibilidade necessária.

O marketing digital está aí para colocar todo mundo no mesmo saco.

Da mesma forma que uma empresa grande pode investir em estratégias de marketing digital, alimentar um site ou blog, e investir nas redes sociais, uma empresa pequena também.

Essa competitividade é saudável, pois coloca em evidência aquele que melhor desenvolve as suas estratégias, independente do porte da empresa. 

Diferente da mídia off-line , que prioriza aquele que mais tem verbas para investir em publicidade na TV, no jornal ou rádio.

O ambiente online oferece melhores condições de equiparação dessa diferença.

Você já pode ter excelentes resultados mesmo sem investir em mídia.

Com publicações consistentes em um blog corporativo e nas redes sociais, por exemplo, já é possível atrair interessados e engajar a audiência.

O importante é que as estratégias sejam focadas no público certo e que as técnicas sejam executadas profissionalmente — com eficiência e qualidade —, mesmo que os recursos sejam limitados.

Conhecer o público através Marketing Digital

Essa é mais uma vantagem do marketing digital em relação aos meios tradicionais de divulgação.

No marketing digital você consegue saber exatamente para quem deve comunicar a sua marca.

Já na mídia tradicional, você divulga para uma imensidão de pessoas que, muitas vezes, não têm a menor relação com o seu negócio.

A segmentação é possível desde o primeiro contato do visitante com a marca, por meio de um anúncio nas redes sociais, por exemplo.

Isso faz com que toda a experiência de compra seja mais satisfatória e gere um sentimento positivo no usuário, que vai receber apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, interesses e comportamentos.

A segmentação também pode ser usada para oferecer conteúdos e ofertas de acordo com as etapas da jornada de compra.

Dessa forma, um envio de e-mail marketing só é realizado quando a empresa identifica que o usuário já está na etapa desejada (mais maduro para a compra, por exemplo).

 Obter resultados de longa duração

O Marketing Digital oferece resultados duradouros.

Se você está ativo na produção de conteúdo, esses conteúdos serão sempre uma isca para o cliente, pois, na internet, ele não some, não tem prazo de validade.

Isso significa que aquilo que você produz pode ser acessado anos depois e ainda assim surtir efeito.

Um blog jamais perde os conteúdos publicados, bem como a reputação que conquistou ao longo do tempo.

Portanto, uma estratégia de conteúdos bem pensada e desenvolvida gera ativos para a empresa, que continua obtendo resultados com aqueles posts ao longo do tempo, mesmo que eles fiquem lá “parados”.

Poder mensurar todos os resultados do Marketing Digital

Outra grande diferença do marketing digital e o marketing tradicional é a possibilidade que você tem de mensurar os resultados de suas estratégias.

Se você anuncia na TV, por exemplo, não terá como saber quantas pessoas chegaram até você por meio daquela propaganda, ou mesmo em um jornal ou outdoor.

Com o Marketing Digital, por outro lado, é possível saber tudo isso.

Como dissemos, a internet permite rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual.

Por isso, você consegue saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade.

Para isso, diversas métricas são colocadas à disposição pelas redes sociais.

Isso pode ser feito pelas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e pelos softwares de análise de dados (como o Google Analytics).

Execução e acompanhamento das estratégias de Marketing Digital

Vimos neste artigo sobre as vantagens de investir em marketing digital para alavancar os resultados da sua empresa. 

Entendemos que não importa o tamanho do seu negócio, o marketing digital será sempre um forte aliado, e de baixo custo, para torna-lo cada vez mais competitivo.

Com as estratégias bem definidas, é possível entender mais sobre cliente e oferecer a ele algo que realmente condiz com as necessidades dele.

Vimos que a partir das análises de diversas ferramentas, é possível mensurar se o que está sendo produzido está indo de acordo com o cliente e busca.

Caso não esteja, saberemos que é hora de mudar.

Mas tudo isso só acontece se, de fato, não só executarmos o planejamento de marketing digital, como também o acompanharmos.

O mais importante, ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital, é conhecer as oportunidades que o investimento oferece.

Porém, sem perder de vista que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas com cuidado e aprimoradas mês a mês.

Mesmo com a possibilidade de já ter resultados nos primeiros passos da estratégia, é preciso ter paciência para perceber o retorno mais expressivo que vem com o tempo.

Quanto mais você trabalhar o Marketing Digital da sua empresa e consolidar a sua presença online, mais retorno você terá.

E como estão as suas estratégias de marketing digital? Tem alguma dúvida? Conte aqui pra gente!

 

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