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Como criar calendário editorial: dicas para começar o seu

Você sabe criar calendário editorial?

O conteúdo que você passa ao seu cliente pode fazê-lo continuar navegando no seu website ou deixá-lo a mercê de demais concorrentes se ele não se interessar pelo assunto, já pensou nisso?

As opções de conteúdo unidas ao tempo cada vez mais escasso do dia a dia das pessoas podem ser um verdadeiro desafio para quem deseja atenção do mercado hoje em dia.

Portanto, a questão central é: porque produzir conteúdo? Para quem fornecer informação sobre seu site, seus serviços ou até mesmo sobre você?

Vamos aos fatos: é rotineiro para muitas pessoas ao acordar, correrem para seus smartphones para checar o que andou acontecendo de interessante enquanto eles estavam ausentes das redes sociais.

Isso, portanto, constitui uma porta de entrada valiosíssima para qualquer empresa ou pessoa que deseje estar presente no cotidiano do seu público.

Ao longo do dia, inúmeras situações permitem que as pessoas acessem suas mídias sociais através de seus aparelhos eletrônicos.

Ou seja, pode ser desde aquela olhadinha rápida no feed do Instagram até ler aquela matéria super interessante na timeline do Facebook, seu público sempre está conectado, você deve estar também.

Mais do que saber onde postar conteúdo, deve-se alertar sempre para o fato de “o que”, “como” e “para quem” escrever.

O primeiro passo para essa jornada são as pesquisas de conhecimento de público-alvo.

Elas permitem que se adquiram dados precisos sobre quem acessa seus meios de comunicação e quem mantém contato com a sua marca regularmente.

A partir daí, desenvolve-se um plano de ação com estratégias específicas para que se aposte em linguagens e formas de expressão que façam sentido a esse público.

Por fim, realiza-se a elaboração do conteúdo de fato e a publicação e divulgação nas redes mais influentes desse público e o monitoramento do desempenho dessas postagens.

Um conteúdo de qualidade proporciona um aumento significativo na autoridade social da marca, além de favorecer o engajamento do público-alvo desejado por “falar” diretamente com ele, por estar formatado na linguagem dele e, principalmente, por estar de acordo com os interesses destas pessoas.

Analise para planejar

Para começar, você pode apostar suas melhores fichas em um planejamento focado, preciso e específico.

Depois, mantenha seu alvo na produção de conteúdo coerente para seu público, sejam vídeos, textos, imagens, eventos, entre outros. Saiba onde seu  público está e esteja sempre presente lá também.

Feito isso, procure entender o que seus clientes buscam da sua marca – seja ela uma empresa ou você mesmo – e então distribua valor nisso.

Publique informações, dicas valiosas e assuntos que cativem quem você busca atrair. Atração é importante, mas retenção e prospecção de clientes é o segredo!

Depois, monitore suas ações para reconhecer possíveis falhas e possíveis melhorias e também para avaliar o que realmente funcionou e quais as melhores formas de se obter sucesso nas suas estratégias de conteúdo.

Preparado? Comece hoje a criar sua identidade no mundo virtual, seja por websites, páginas em redes sociais ou estando presente em eventos e mídias do ramo, é muito importante aparecer, ser visto para quem quer ser lembrado. Inicie seu plane

Como criar calendário editorial

A relação do blog atualizado com os bons resultados do marketing de conteúdo

Até aqui, você viu a importância de um bom conteúdo para informar, educar e conduzir os prospects dentro da jornada de compra até o fechamento da venda.

Mas e na prática? Como elaborar um bom calendário editorial. É o que vamos descobrir agora.

A primeira tática que se deve ter em mente é a atualização constante do blog. Aliás, se você ainda não tem um blog da sua empresa em seu site, saiba que está deixando de atrair centenas de potenciais novos clientes, viu!

Um blog atualizado com conteúdo voltados a diferentes etapas do processo de compra pode ser responsável por atrair o público que está pesquisando sobre determinado assunto e ser o início de um relacionamento, construído por meio do Marketing de Conteúdo.

Já é sabido que boa parte das pessoas procura os mecanismos de busca para pesquisar por algo do interesse delas, portanto, se você mantém um blog atualizado a sua chance de ser descoberto aumenta consideravelmente.

Sendo assim, criar um calendário editorial com pautas que atendam às necessidades das personas é essencial para o sucesso das estratégias de marketing como um todo.

Dicas essenciais para começar o seu calendário editorial

Examine os concorrentes

O benchmark é importante para entender como os seus concorrentes estão abordando os assuntos de interesse do seu público. Ao examiná-los, além de você ficar por dentro disso, você ainda tem a oportunidade de, com base no que eles falam, melhorar e incrementar os seus conteúdos.

É uma boa tática para criar novas ideias e também para avaliar como o clientes deles estão se engajando. Se uma determinada postagem de blog ou rede social fez muito sucesso, você pode incrementá-la para os seus canais, por exemplo.

Ouça a sua audiência

Existem maneiras bem práticas e simples de saber o que a sua audiência gosta ou prefere. E não precisamos nem dizer que escrever o que eles estão a fim de saber é o que você precisa fazer, né!

Perguntá-los via redes sociais é uma maneira simples de saber mais sobre o que eles pensam e educá-los via posts no blog.

Analisar comentários nos seus posts, tanto no site quanto nas redes sociais, também facilita a criação de novos artigos.

Por exemplo, se você faz uma postagem anunciando um produto novo e percebe que várias pessoas estão perguntando sobre um determinado aspecto desse produto, é hora de produzir um conteúdo – um novo post na rede social ou no blog –  falando um pouco sobre essas indagações seria uma boa ideia para manter esses clientes engajados.

Faça brainstorming com a equipe para criar calendário oficial

Se você tem uma equipe de vendas, fazer um brainstorming com ela pode ser interessante para ajudar na montagem do calendário editorial, principalmente porque quem está na linha de frente tem mais possibilidades de saber o que os clientes estão buscando e, assim, ser grandes iscas na produção de conteúdo.

Eles podem informar lacunas de conteúdo que não foram preenchidas, ajudando o consumidor a ir para outras etapas da sua jornada de compras.

Participe de eventos

Os eventos são essenciais para estimular a criatividade e, principalmente, saber as tendências sobre o nicho do seu negócio.

Trazer essas atualizações em forma de posts de blog, aumenta a autoridade da sua empresa, ajuda a diversificar o calendário editorial e atrai novos leads para a companhia.

Estabeleça um prazo para criar calendário oficial

Um calendário editorial precisa cumprir um prazo de execução – semanal, quinzenal, mensal – , e também quantos posts serão publicados. Uma coisa é certa: quanto mais você posta, mais o algoritmo tende a entregar a sua postagem para mais pessoas.

Você já percebeu que, normalmente, as postagens de um determinado perfil no instagram, por exemplo, está sempre aparecendo no seu feed? Isso se deve porque de alguma maneira você interage com essa conta e o instagram então entende que você curte o conteúdo dela.

Outra coisa nesse processo é que se você parar para observar são perfis que fazem mais de uma postagem ao dia chegando a três ou mais.

É claro que não há uma receita de bolo e, em se tratando de marketing digital, testes serão sempre bem-vindos. Estabeleça um prazo e uma quantidade e depois altere para outro parâmetro e veja como serão os resultados. Por exemplo, comece fazendo 3 postagens por semana e depois aumente para cinco, inclua os finais de semana, retire-os, e vá observando a interatividade do seu público.

Pense no tipo de conteúdo

Outra estratégia interessante para montar o seu calendário editorial é pensar, além da frequência de postagens, nos tipos de conteúdo a serem distribuídos. Isso facilita, inclusive, a produção, que não será aleatória.

Nesse sentido, você pode, por exemplo, eleger as segundas-feiras como dia para postagens de um conteúdo mais leve, mais sucinto, como uma frase motivacional. Outro dia, pode ser algum conteúdo um pouco  mais denso, um artigo sobre algum assunto relevante para o seu público que o faça acessar o site, por meio do blog, outro dia ainda pode ser algo mais promocional, e outro um conteúdo mais proximal, como depoimentos e histórias de clientes.

Enfim, as sugestões são variadas e dá para brincar muito com os tipos de conteúdo para serem inseridos no seu calendário editorial.

Escolha um método para criar calendário oficial

Não existe uma maneira correta de como preencher calendário editorial. Alguns usam planilhas, outros, ferramentas como o Trello e o Google Sheets e até mesmo um documento de word tá valendo.

O importante é encontrar um que satisfaça as necessidades da empresa, de acordo com seu tamanho e disponibilidade de produção de conteúdo e ter algo que você consiga sistematizar e cumprir.

Dicas extras para fechar com chave de ouro um bom calendário editorial

Recicle conteúdos

Um conteúdo pode tornar-se uma série de novos conteúdos e isso é interessante não só  para atrair novos leitores, educando-os por meio de um conteúdo que já foi produzido, como também facilitar a criação de novos materiais.

Por exemplo, um vídeo pode virar vários posts com vários ganchos de assuntos para as redes sociais. Um ebook pode se tornar também uma série de posts, ou mesmo checklists voltados para a conversão de novos leads.

O mesmo conteúdo em diferentes formatos para criar calendário editorial

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, este também tem a intenção de multiplicar conteúdos a partir de uma única produção para criar calendário editorial.

Um artigo pode virar um vídeo, um podcast, um infográfico e assim por diante. Assim, você cerca quase todas as possibilidades de veiculação deste conteúdo e garante que quase toda a audiência vai acompanhar, seja por meio de um formato ou outro.

Não se esqueça do funil de vendas

Não é raro encontrar blogs que apenas abordam a primeira etapa de um funil de vendas. A atração é importante, no entanto, não deve ser a única etapa trabalhada em um blog.

O funil de vendas é dividido em 3 diferentes etapas que se ligam diretamente com as fases da jornada de compra e para cada uma os conteúdos são diferenciados:

– Topo do funil: Tipos de conteúdo para esta fase: artigos para blog, redes sociais, links patrocinados para criar calendário editorial.

– Meio do funil: Nesta fase você usará ferramentas que façam com que esta pessoa demonstre um maior interesse, por exemplo: landing pages, formulários, call to action para baixar algum material que possa cativar ainda mais esse lead.

– Fundo do funil: E-mails direcionados e personalizados com o que ele busca, ofereça uma apresentação ou proposta do seu produto ou serviço, faça uma visita, contudo, compare sua solução com a de seus concorrentes, use gráficos para demonstrar fatores como economia em investimentos ou retorno em produção.

Aqui no blog da Atom nós fizemos um artigo que explica e exemplifica cada uma destas fases. É só conferir.

Mensure a performance do seu conteúdo para criar calendário editorial

Os seus artigos estão gerando os resultados que você espera? Se o seu foco era o compartilhamento nas redes sociais, esse objetivo está sendo alcançado, de acordo com a meta que foi estabelecida?

Estes questionamentos são importantes para direcionar o calendário editorial e torná-lo mais eficiente, ou seja, de acordo com a estratégia criada para o blog.

Preencher um calendário editorial pode parecer uma tarefa um pouco complicada, principalmente para quem está começando, mas que gera ótimos resultados a longo prazo para quem o mantém.

Conta para gente como você tem feito a sua organização de conteúdos! Você já usa um calendário editorial? Qual a sua maior dificuldade em produzi-lo?

A Atom é uma agência digital que gera resultados para a sua empresa. Se você tem alguma dúvida sobre os mais variados aspectos do marketing digital, não deixe de nos contatar. A nossa parceria pode alavancar o sucesso do seu negócio.

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