Nossas últimas novidades

Home Sites WordPress e DIY: Vale a pena fazer você mesmo o seu site? 

Atom Imagem de destaque (5)

05.03.2022 | Por: administrador

Voltar

WordPress e DIY: Vale a pena fazer você mesmo o seu site? 

Será que vale a pena você mesmo fazer você mesmo o seu site? Qual será que compensa mais entre WordPress e DIY? Essas dúvidas são algumas comuns por aqueles que estão iniciando no mundo dos sites. Primeiramente, sabemos que é inegável a afirmação que os sites são vitais para as empresas nos dias de hoje. […]

Será que vale a pena você mesmo fazer você mesmo o seu site? Qual será que compensa mais entre WordPress e DIY? Essas dúvidas são algumas comuns por aqueles que estão iniciando no mundo dos sites.

Primeiramente, sabemos que é inegável a afirmação que os sites são vitais para as empresas nos dias de hoje.

No entanto, projetar profissionalmente pode custar algum investimento. E é por isso que muitas pequenas empresas decidem fazer sozinhos seus próprios endereços virtuais, ou o que chamamos de site DIY, sigla para Do it Yourself, ou faça você mesmo em português.  Mas será que vale a pena fazer você mesmo o seu site? 

O primeiro passo para decidir entre tomar uma decisão é avaliar suas opções. Você tem as habilidades necessárias para criar um site funcional? Se você não tiver certeza de como otimizar seu site para SEO, entender os meandros da criação de um site compatível com dispositivos móveis ou se precisar configurar elementos transacionais, deixe os profissionais fazerem isso.

Afinal, um site é uma importante ferramenta que garante presença online e que atrai clientes. É melhor investir em um site bem feito e com design profissional e colher os frutos a longo prazo.

Além disso, tempo também é dinheiro. Não desperdice ele em tentativas frustradas. 

Dessa forma, depois de conhecer suas necessidades, você pode escolher um CMS básico como o WordPress em vez de um site DIY. Contudo, meu conselho é utilizar o sistema WordPress que tem mais vantagens em comparação com sites  de faça você mesmo.

Por fim, veja abaixo algumas dessas conveniências de usar o sistema WordPress.

1. Gerenciamento de conteúdo fácil

Saiba que a maioria das pessoas não entende nada de códigos de gerenciamento de dados. E também não precisam. O bom é que no WordPress a maioria das operações que você deseja realizar pode ser realizada usando a interface gráfica que já vem pronta e estruturada em uma linguagem simplificada. 

Assim, nessa interface é possível criar novos conteúdos, alterar aparência como cores, fontes e imagens, além de mudar o funcionamento do seu site, definir configurações do SEO e fazer dezenas de gerenciamentos sem horas de aulas ou treinamentos, apenas de forma intuitiva, quase como cuidar da aparência de um aplicativo de celular. 

Leia também: 8 princípios para criar um site profissional em 2022  

 2. Altere facilmente a aparência do seu site

Falando em aparência, o WordPress oferece uma série de temas e modelos para o front-end do seu site. Para alterar, basta clicar em alguns botões, fazer dowloads de imagens e mudar o estilo.  

No entanto, com site DIY, para mudar a aparência do site com seu próprio CSS, isso é mais complexo e demorado. É possível usar frameworks CSS para acelerar o processo, contudo,  requer mais trabalho, tempo  e experiência para gerenciar.

Por fim, para que ele funcione bem, vale lembrar que você vai precisar se preocupar em tornar todo o seu CSS responsivo para atender os formatos dos dispositivos móveis. Já no WordPress essa função é automática. 

3. Fácil de adicionar novos recursos

Ao construir um site usando o sistema do WordPress, você também terá acesso aos plugins, que permitem estender facilmente algumas funcionalidades, como formulários de contato, por exemplo.

Além disso, vale citar que você pode também adicionar rapidamente recursos de comércio eletrônico ou redes sociais.  Em um site DIY, você precisa lidar com a validação e o que acontece com os dados enviados pelos usuários.  

4. Desenvolvimento rápido e simplificado

Como você pode perceber, a plataforma WordPress oferece uma série de facilidades que combina temas e plugins, juntamente com a funcionalidade geral e oferece um sistema completo de gerenciamento de conteúdo. Isso permite a criação de sites complexos rapidamente.

No site DIY existe uma vantagem de rapidez para os modelos mais básicos, com poucas páginas. No entanto, para endereços que exigem mais recursos e alimentação de conteúdos, o WordPress quase certamente permitirá que você construa seu site mais rapidamente.

Ou seja, principalmente na parte de escolher entre as alternativas entre WordPress e DIY, leve em consideração o desenvolvimento.

5. Integre pesquisa e SEO

O WordPress possui um recurso de pesquisa integrado que facilita a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO). A funcionalidade de pesquisa é fácil de adicionar a todas as páginas do seu site.

Para tanto, o WordPress permite que você marque tudo, crie URLs personalizados com muitas palavras-chave e permite trackbacks e pingbacks, o que ajuda seu site a ser descoberto em pesquisas online.

Por fim, entre escolher WordPress e DIY, saiba que isso é extremamente importante.

6. Atualizações frequentes

O WordPress é um projeto de código aberto com muitos desenvolvedores, portanto, as vulnerabilidades de segurança dele são corrigidas rapidamente, novos recursos aparecem regularmente e temas e plugins são atualizados sempre.

7. Enorme base de usuários

O WordPress detém hoje 60% do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo. Hoje são mais de 75 milhões de sites feitos em cima dessa plataforma, além de contar com mais de 40 traduções internacionais.

Ou seja, reúne uma grande e útil comunidade de usuários que pode ajudá-lo a resolver os desafios que surgem. Se você teve problemas, outros também podem ter. O WordPress é amplamente usado por pessoas que lidam com os mesmos problemas que você enfrenta, portanto, há uma enorme comunidade de suporte.

8. Ótimo para blogs

Se você deseja criar conteúdo, mantê-lo atualizado e interagir continuamente com seus visitantes, o WordPress é incomparável. O WordPress facilita a adição de páginas e postagens, a exibição do conteúdo mais recente na parte superior e a atualização de páginas de maneira rápida e fácil. Se você deseja manter o conteúdo do seu site sempre atualizado, o WordPress facilita isso para você.

9. Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

O WordPress pode ser usado como um CMS simples e é relativamente compatível com os padrões. Adicionar novas páginas e postagens não requer treinamento extensivo e você pode usar muitos plugins para adicionar funcionalidades adicionais de CMS ao seu site.

Para tanto, você pode atribuir “funções” diferentes aos usuários para restringir seu acesso. Dessa forma o WordPress impede que vários usuários editem o mesmo conteúdo ao mesmo tempo.

10. É grátis

O WordPress possui planos de assinatura e planos totalmente gratuitos. Mas para desfrutar de domínios personalizados, ferramentas avançadas e a liberdade de instalar qualquer tema ou plugin, você precisa escolher um dos planos pagos do WordPress.com ou instalar o WordPress.org em um provedor de hospedagem pago.

Por fim, lembre-se: o site da sua empresa é uma importante ferramenta que garante presença online e que atrai clientes. É melhor investir em um site bem feito e com design profissional.

 

Considerações finais

E aí, você acha que vale a pena fazer você mesmo o seu site? Qual alternativa mais interessante entre WordPress e DIY?

Saiba que a Atom Digital hoje é referência quando o assunto é construção de sites, podendo te ajudar a deixar esse processo extremamente simples, e assim você ter acesso a um site profissional e adequado ao seu negócio!

Tudo sem você se preocupar com a parte de construção!

Entre em contato conosco agora mesmo e faça o seu orçamento.

VEJA TAMBÉM

Artigos Relacionados

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale agora!

Alguma dúvida? Deseja orçamento? Fale agora conosco!