O que você precisa para criar um site e mantê-lo com qualidade

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17.11.2019 | Por: administrador

O que você precisa para criar um site e mantê-lo com qualidade

Criar um site é algo imprescindível atualmente para as empresas nos mais variados segmentos.

Ou seja, o site deixou de ser uma ferramenta “de luxo” para se tornar uma necessidade real em um mercado altamente competitivo e dentro do qual os profissionais precisam, de alguma forma, se destacar para tornarem-se cada vez mais conhecidos em suas áreas de atuação.

Mas para alcançar os resultados esperados, não basta apenas colocar o seu site no ar, é preciso ter qualidade e planejamento, ou seja, só assim o sucesso será alcançado.

Por isso, a melhor alternativa sempre será contratar uma empresa com profissionais especializados.

Portanto, confira a seguir o passo a passo para criar um site profissional e as dicas de como mantê-lo com qualidade.

A parte técnica de criar um site

1 – Defina e registre o domínio 

O domínio é o endereço da sua marca no ambiente virtual e, por isso, precisa ser simples e claro.

Dessa forma, o consumidor logo entende qual o foco da empresa e decora facilmente o site para voltar quando quiser. Um domínio é composto por um nome e uma extensão, como:

  • suaempresa.com.br

É o nome do seu site. Nós, da Atom, temos o atomdigital.com.br.

Ao registrar o domínio, você garante o uso do endereço por um ano e é bem mais barato do que muita gente pensa, custando a partir de R$ 40,00 ao ano.

2 – Hospedagem

Para ter um domínio simples e profissional, além de garantir o melhor desempenho, é preciso hospedar o seu site.

Contudo, a hospedagem é como se fosse o ponto comercial no qual o negócio vai funcionar, ou seja, é o local para armazenar todos os arquivos que serão usados no seu site.

Assim, sua marca estará acessível na internet em tempo integral para qualquer pessoa no mundo, bastando digitar o nome do domínio para acessá-la.

Existem muitas empresas com boa reputação no mercado, como HostMídia, HostGator, GoDaddy, UOL Host, Kinghost, Locaweb, entre outras, e você pode escolher entre registar o domínio com ou sem a hospedagem.

Ainda sobre a hospedagem, existem três opções: hospedagem na nuvem, hospedagem dedicada e hospedagem compartilhada. Cada uma dessas opções apresenta vantagens e desvantagens e é preciso avaliar qual modelo é ideal para o seu negócio.

Por isso, é importante contar com a assessoria de qualidade de profissionais capacitados para orientar sobre a melhor escolha.

3 – Planeje a estrutura para criar um site

Desenvolva o organograma do seu site, ou seja, definindo todas as páginas que são essenciais para a organização do conteúdo.

Home e contato não podem faltar, além disso, vale a pena acrescentar um blog para compartilhar conteúdos de forma mais dinâmica e organizada.

No entanto, falaremos logo mais sobre algumas estratégias de engajamento por meio de blogs.

A maioria dos sites acaba contendo as seções mais comuns:

  • página inicial, com uma boa imagem de abertura ou um carrossel de imagens e frases impactantes;
  • quem somos, contando um pouco da história e, às vezes, da equipe de trabalho;
  • produtos ou serviços, com uma lista do que a empresa oferece;
  • clientes, geralmente destacando os maiores e mais conhecidos;
  • portfólio ou principais cases de sucesso como forma de demonstrar que a empresa é confiável e entrega o que promete;
  • contato via formulário, além dos endereços e dos telefones

Entretanto, é claro que na hora de criar o seu site você não precisa ficar preso a esta estrutura.

Desta forma, é importante você ter em mente, de forma bem clara, qual o objetivo do seu site. É com base nele que você vai poder pensar na estrutura do site e, principalmente, nos conteúdos de cada seção.

Lembre-se: o seu site precisa ser atraente para que cada vez mais as pessoas o acessem.

4 – Contrate profissionais especializados

É importante contar com profissionais experientes para o desenvolvimento do layout, o planejamento de conteúdos e todos os demais detalhes do seu site.

Todavia, a boa notícia é que você não precisa sair em busca de um profissional para cada etapa. Basta procurar uma agência de comunicação.

5 – Usabilidade ao criar um site

Verifique a usabilidade do seu site antes de divulgar o link para o consumidor.

Para isso, é preciso avaliar se o site funciona bem em qualquer navegador e em qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, celulares e tabletes.

Ou seja, esse passo é importante para garantir que os visitantes ficarão satisfeitos ao acessar o site e terão facilidade para acessar as informações que precisam.

6 – Divulgação

É preciso conhecer o perfil do público alvo e saber quais os meios de comunicação são mais acessados pelo consumidor.

Desta maneira, é possível desenvolver um planejamento de comunicação que fale diretamente com o consumidor.

7 – Planejamento para criar um site

Como falado no item anterior, é preciso ter um planejamento de comunicação. Isso garante que o site será atualizado com frequência e com qualidade, claro. Não se esqueça de incluir o blog e as redes sociais nesse passo.

8 – Análise de dados

Por fim, ao criar um site é preciso avaliar a resposta do público para conhecer os pontos fracos e pontos fortes do seu site. Essa análise permite planejar melhor os próximos passos, prever mudanças e ajustes, além de ser uma ótima forma de entender melhor o perfil do público alvo.

Esses são alguns passos para criar um site, mas como foi dito anteriormente, não basta apenas criar, é preciso manter a qualidade da ferramenta.

Vamos agora ver como cada item pode te ajudar a manter a qualidade do seu site e, consequentemente, fortalecer o seu negócio.

Com o site criado e já publicado é hora de fortalecer a sua presença online e nada melhor para isso do que investir em conteúdos de qualidade.

A importância de criar um site com conteúdo

Com uma produção de conteúdo constante e relevante, você conquistará cada vez mais visitantes interessados, convertendo o seu site em uma máquina de fazer negócios.

Como dissemos, é extremamente importante atrair visitantes para o seu site e isso só é possível por meio de uma boa estratégia de conteúdo.

Algumas dicas para criar um site com conteúdo de qualidade:

– Invista em um blog: o blog é como se fosse um outro site dentro do site. É uma seção menos técnica e mais pessoal, que “conversa” com o visitante. Lá você pode explorar diversos assuntos que seu público-alvo tem interesse, sem necessariamente estar vendendo algo. É assim que você começa a fidelizar clientes, que passam a enxergar a sua empresa como algo relevante na vida deles.

Estabeleça uma periodicidade para a produção de conteúdo, por exemplo, atualize o blog uma vez por semana, ou a cada 15 dias. Isso mostra que você é dedicado e disciplinado ao levar conteúdo de qualidade para os seus clientes.

Você pode dar dicas, explicar sobre um produto ou serviço, falar de um evento, lançamento, disponibilizar fotos. Além disso, tudo isso pode e deve ser compartilhado em suas redes sociais. Assim você cria uma ponte entre o seu site e os seus seguidores.

– Atualize a home do site: mantenha sempre a home do seu site atualizada. Isso vale alterar fotos de capa, chamadas para ação e, principalmente, informações. Jamais deixe seu site com informações vencidas.

– Entenda o SEO e invista em seus conteúdos: SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas que visam melhor posicionar o seu conteúdo junto aos buscadores.

É quando alguém digita algo na busca e aparecem os resultados na página do Google. Com um conteúdo de qualidade e bem alinhado com as técnicas, o seu site pode aparecer logo nas primeiras opções, o que aumentam as chances do usuário clicar no seu site.

Como chegar ao topo com conteúdo e SEO

– Escolha a palavra-chave ideal

– Crie conteúdo de qualidade;

– Faça uma boa introdução — que funcione para convencer o leitor a permanecer até o fim do texto, apresentando os benefícios que ele terá com essa leitura;

– Use frases de conexão — como expressões e perguntas que mantenham a curiosidade durante a leitura, por exemplo, “e não é tudo”, “e tem mais”, “quer saber o que mais você pode conseguir?”;

– Elabore intertítulos que apresentem benefícios claros.

– Faça um texto “escaneável”. O leitor consegue ‘bater o olho’ é já ir direto na parte que ele mais se interessou. Por isso,  faça parágrafos curtos e use bastante os intertítulos.

– Produza textos com profundidade de informação. Nada de textos rasos. De 2 mil a 2,5 mil palavras.

Acompanhe os acessos através de ferramentas de análise ao criar um site 

Um site nunca estará pronto definitivamente. Por isso é importante estar sempre avaliando-o, a fim de torná-lo cada vez mais atraente e competitivo.

Acompanhe os acessos, faça testes de compatibilidade, teste as funcionalidades, a experiência de leitura, o engajamento dos usuários, a velocidade, atualize-o constantemente. Esteja sempre atento ao que pode ser melhorado e o que pode ser mantido.

Se você não acompanhar os acessos do seu site, não terá como saber se ele está sendo eficiente – ou não.

Por isso, instale em seu site ferramentas de análise como o Google Analytcs. Com ele é possível saber de onde vêm os seus acessos, melhores horários, tempo de permanência nas páginas, faixa etária e gênero dos usuários em muito mais.

Com todas essas importantíssimas informações você consegue desenhar melhor as suas estratégias na produção do conteúdo do seu site.

Essa análise permite planejar melhor os próximos passos, prever mudanças e ajustes, além de ser uma ótima forma de entender melhor o perfil do público alvo.

Anuncie: quem não é visto não é lembrado

Troque banners, links, conteúdos, posts. Crie um plano de mídia para o seu site.

Sobretudo, invista em links patrocinados. Todas estas estratégias vão canalizar mais visitas para o seu site. Com mais acessos, você terá mais oportunidades de negócios.

Interligue redes sociais e site ao criar um site

As redes sociais e o seu website devem estar em sintonia para uma promoção online de qualidade da sua marca. Portanto, trabalhe-os de modo que conversem entre si.

Um post do blog, por exemplo, pode, facilmente, virar uma publicação na rede social direcionando o seguidor para o site. Assim, você leva tráfego para o site e vai fidelizando o seu público.

Fotos do Instagram

Sabia que é possível mostrar no seu website, em tempo real, as fotografias que publica no seu Instagram?

Esta integração poderá conseguir novos seguidores para visitar o seu website ou vice-versa.

Veja com os profissionais de criação de site como partilhar as suas  fotos do instagram com os visitantes do website.

Partilhas sociais e botões para criar um site

Os botões com ligação às suas páginas deverão ser visíveis, sobretudo, discretos e poderão encontrar-se tanto nas laterais do website como no topo ou rodapé e nunca a meio do website.

No seu website e blog, inclua também botões de partilha junto aos seus conteúdos para os tornar facilmente partilháveis, mas foque-se nas redes sociais que você tem mais engajamento.

Criar um site é uma tarefa muito mais profunda do que apenas colocá-lo para funcionar. Ou seja, não é que seja difícil, se bem planejado e acompanhado por profissionais competentes o sucesso está garantido.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar nosso conteúdo para que mais pessoas tirem suas dúvidas sobre como criar um site e mantê-lo com qualidade. E se você ainda não tem um site, não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo e vamos dar presença digital para o seu negócio.

 

 

 

 

 

 

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