A importância de ter um site

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12/10/2019 | Por: administrador

A importância de ter um site

São inúmeras as vantagens de ter um site e, independente do tipo da sua empresa, é com ele que você profissionalizará ainda mais o seu negócio.

Ter um site não é uma necessidade apenas de empresas que trabalham com tecnologia ou oferecem a venda online. Atualmente, a importância de se ter um site vai muito além do e-commerce e é fundamental para marcas de todos os setores e para negócios de todos os tamanhos.

Costumamos dizer que um site é a sua presença digital mínima. O consumidor moderno passa cada vez mais tempo conectado e, por isso, um endereço virtual é uma forma de levar a vitrine da sua empresa diretamente para a tela do celular do consumidor.

Pesquisas recentes mostram que a maioria das compras e novas descobertas de produtos e serviços começa com uma pesquisa online. Quando um consumidor precisa de um produto, muitas vezes, a primeira coisa que ele faz é procurar na internet por mais informações, como a localização de uma loja próxima, a avaliação do produto e da marca por outros clientes, telefone e demais informações de contato, por exemplo.

Por isso, a importância ter um site para que a sua empresa seja facilmente encontrada.

Se você estava em dúvida em criar ou não um site e sobre a sua real importância, pare e pense: Existe alguma empresa ou marca de sucesso reconhecida sem site?

Independente do tamanho, localização ou tipo de negócio, ter um site é uma vantagem universal para todos os segmentos.

 Vantagens de ter um site

– Divulgação

Panfletos e comerciais televisivos já não apresentam os mesmos resultados. O comportamento do consumidor mudou ao longo dos anos e é preciso que as empresas acompanhem essa evolução.

Uma das vantagens de ter um site é que sua empresa pode ser mais facilmente encontrada. De nada adianta você oferecer um ótimo serviço, um produto impecável ou um atendimento único se as pessoas não descobrirem a sua empresa. E a vantagem do site é que ele justamente encurta este caminho: o do possível cliente com a sua empresa.

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google e, intencionalmente procurando o seu site ou despretensiosamente pesquisando algo  que tenha relação com o seu negócio, essa pessoa pode encontrar a sua página.

Com um site, é possível investir em marketing digital, consideravelmente mais econômico que o marketing tradicional e altamente mais lucrativo também. Com o marketing bem estruturado e um site bem alimentado a sua empresa será mais divulgada e encontrada.

– Maior taxa de conversão de vendas

Por ir direto ao público alvo, o site já conta com um maior índice de conversão de vendas. Mas, além disso, é possível retirar dúvidas e romper as barreiras que impedem a compra em poucos passos, conquistando a confiança do consumidor.

O cliente, ao visitar o seu site, se sente mais confortável em realizar a compra, uma vez que ele identificará uma vantagem em comprar em um ambiente de credibilidade e segurança, pois pelo site a empresa consegue promover seus produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atrativa, proporcionando uma experiência positiva aos visitantes.

Para potencializar o seu site, vale a pena criar perfis nas principais redes sociais e também criar um blog. Com essas ferramentas, a empresa se aproxima mais do consumidor e pode estabelecer uma relação direta.

– Gera credibilidade

Em algum momento na vida você já pensou em um produto ou serviço ou uma determinada empresa, foi pesquisar e não achou o site. Com certeza essa foi uma experiência frustrante, pois quebrou uma expectativa que você tinha de conhecer mais sobre o que você buscava.

Essa experiência já é suficiente para você ficar com um “pé atrás” sobre aquele negócio e decidir, então, procurar pelo similar ou concorrente.

Essa é mais uma vantagem de ter um site. Ele é a vitrine do seu negócio, transmite profissionalismo e credibilidade.

– Para expandir o negócio

A importância de ter um site vai além da sua região. Um site empresarial te coloca em contato com possíveis clientes de toda a sua cidade, estado, país e até mesmo do mundo. É uma forma de ampliar o alcance dos seus produtos e serviços.

Dessa forma, você tem a possibilidade de atender pessoas que, sem o site, não teriam acesso à sua empresa.

 

– Fidelização de clientes

Com as estratégias de marketing digital bem executadas no seu site, é possível acompanhar o consumidor durante todo o processo de compra. Assim, o cliente se sente valorizado, sabe que sua opinião é relevante para a empresa e fará questão de retornar sempre que precisar de um novo produto. Para completar, vale ressaltar que um cliente satisfeito será um ótimo divulgador do seu negócio, indicando o site para amigos e parentes.

Para fidelizar clientes você pode investir em um bom conteúdo, um site bem atualizado, promoções online, cadastros para obter diferentes recursos, novidades. Claro que para isso você precisa conhecer bem o seu público e saber que tipo de conteúdo e oferta o atrai, mas, com isso em mente, você consegue sempre chamar a atenção dele para que ele visite com frequência o seu site consequentemente aumentando as chances dele adquirir algo.

– Geração de leads

Leads são contatos em potencial para tornarem-se clientes da sua empresa. São pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse nas soluções propostas pelo seu produto ou serviço.

Ter um site bem estruturado é essencial para quem quer gerar leads. O processo é simples: as pessoas encontram o seu site, se interessam pelo conteúdo que você oferece e cadastram o e-mail ou telefone para receber mais informações ou trocam essa informação por um material que você tenha produzido.

A partir disso, você começa a acumular contatos de pessoas que podem vir a ser clientes, basta que você faça o que chamamos de “nutrição de leads”, que é o processo de manter essa pessoa bem informada, atualizada sobre seus serviços até que ela se sinta à vontade para realizar a compra.

– Análise de dados

Ao criar um site, e também perfis em redes sociais, você consegue conhecer melhor o público alvo da empresa. Por meio do Google Analytcs, por exemplo, é possível levantar dados como idade, preferências, profissão, horários mais acessados, conteúdos mais lidos, etc.

Com essas informações em mãos, você pode entender quais são os pontos fracos e fortes da empresa e planejar os próximos passos de forma mais clara.

– 24 horas por dia

Não importa qual o foco da sua empresa em um site as portas ficam abertas 24 horas por dia. Dessa forma, após a dedicação inicial para desenvolver o site, os resultados apenas se acumulam. Ou seja, mesmo fora do horário comercial, a sua marca está atraindo e conquistando novos clientes. Para aproveitar essa vantagem, mantenha um canal de comunicação aberto com o consumidor com todos os contatos da empresa de fácil acesso.

Agora que você já viu sobre a importância de ter um site para o seu negócio, veja alguns mitos que você precisa desconsiderar na hora de pensar se ter um site é vantagem ou não.

Mito 1: Site é só para quem vende alguma coisa

Não. Não é. Ter um website não é importante somente para quem vende pela internet. É claro que é uma das vantagens do site ser um canal de venda, mas essa não é a sua única finalidade.

O grande chamariz de um site é a sua possibilidade de atrair novos clientes, seja vendendo algo diretamente ou indiretamente. Ou seja, você não precisa, necessariamente, montar um e-commerce para iniciar a sua presença online.

Um site é importante para ser um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.

Mito 2:  A minha empresa não é grande

Justamente por isso essa não deve ser uma objeção quando você pensar na importância de ter um site. Muito pelo contrário, com uma estratégia de marketing digital bem alinhada e, principalmente, de Inbound Marketing, o seu negócio, com um site bem estruturado nessas diretrizes, começará a crescer.

Ou seja, não importa o tamanho da sua empresa, o segmento, a localidade. Um site sempre será vantagem para o seu negócio.

Mito 3: Tenho redes sociais, não preciso ter site

Uma coisa não exclui a outra. Além do mais, são canais diferentes, porém complementares.

A importância do site neste sentido é, justamente, se relacionar com as redes sociais. Nestas, você pode direcionar o seu cliente para o seu website por meio da divulgação de um postblog, uma novidade, uma oferta, entre outras coisas. No site você tem mais autonomia, espaço e liberdade para construir os seus conteúdos.

Uma vez na sua página, o cliente pode compartilhar os conteúdos nas redes sociais e gerar ainda mais tráfego para o seu site.

Ou seja, é uma via de mão dupla. Do site, você manda para as redes sociais e vice-versa e assim vai construindo uma rede fiel de clientes.

Conclusão

Vimos neste artigo sobre a importância de ter um site. Ele é peça de entrada para você que tem ou terá um negócio em qualquer segmento e as suas vantagens vão muito além da mera divulgação.

Se você tinha alguma objeção em criar o seu site, esperamos que este artigo tenha sido bem motivador para que você se sinta mais confiante sobre a importância da presença digital, que é cada vez mais uma necessidade urgente e essencial para o crescimento de uma empresa.

Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação. A Atom Digital pode te ajudar.

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar esse post com seus amigos e clientes que ainda não sabem sobre a importância de ter um site. Comente enviando suas dúvidas ou sugestões.

 

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