Entenda por que criar um site com UX aumenta as suas vendas

14.11.2019 | Por: administrador

Não se trata apenas de efetuar uma compra e o produto chegar no prazo. A experiência do usuário eleva o padrão do seu negócio.

Na hora de criar um site, é preciso pensar sobre uma série de elementos que vão deixar a experiência do usuário positiva. E para um cliente ter uma lembrança positiva sobre sua compra em um e-commerce ou mesmo a navegação pelo seu site não é só o resultado final que importa, ou seja, não se trata apenas de efetuar uma compra e o produto chegar no prazo, por exemplo.

Ele lembrará de todo o processo – como foi a navegação, se o site era intuitivo, como funcionava, o número de produtos em estoque, como foi o atendimento ao cliente, como a empresa lidou com eventuais críticas e reclamações, quanto tempo o produto demorou até ser postado, preço, promoções, descontos, se o frete estava incluso ou não, interação nas redes sociais; enfim, tudo será levado em consideração.

Mesmo que o cliente tenha recebido um produto de excelente qualidade dentro do prazo, não terá uma boa impressão nem fará uma avaliação positiva do seu site se qualquer uma das etapas de atendimento e compra for ruim. Por isso, é imprescindível criar um site que ofereça o melhor processo possível ao cliente em todos os níveis até a finalização da compra.

O UX (abreviação do inglês User Experience, ou “experiência do usuário” em tradução livre) é uma área do marketing digital voltada exclusivamente para a missão de garantir que o cliente saia de uma experiência de compra em lojas virtuais feliz e plenamente satisfeito em todos os aspectos.

Se um cliente tem uma experiência positiva em um e-commerce, a tendência é que seja fidelizado, volte para comprar mais, dê boas avaliações nas redes sociais e indique para outras pessoas.

Então, se você está pensando em criar um site, dê muita atenção sobre os aspectos que podem elevar a experiência do seu cliente durante a navegação.

Mas como funciona o UX?

O UX é um processo complexo que engloba várias áreas. É preciso garantir a otimização e a usabilidade em cada pequeno detalhe. No mundo virtual, aspectos como pesquisa, navegação em menus, lentidão e travamentos, por exemplo, têm um peso gigantesco.

Departamentos de UX em agências de publicidade e marketing costumam trabalhar tanto com especialistas em marketing quanto em web design e programação para criar um site que atenda a essas expectativas.

Isso porque é preciso cuidar de realmente todos os aspectos do site, desde a escolha das imagens e tamanho das fontes até o tempo de carregamento de cada página, passando pela visibilidade dos produtos, ofertas e preços, visibilidade de botões e informações importantes e, é claro, o layout do site.

O UX também engloba aspectos mais subjetivos, como um atendimento bom e eficiente, rapidez na solução de problemas e até mesmo o teor das postagens feitas no site. Tudo importa.

A importância do User Experience no site

Criar um site com uma UX estrategicamente pensada é crucial para definir se o cliente irá retornar em uma oportunidade futura para comprar novamente em seu site, e, muitas vezes, até mesmo se vai chegar ao final do processo de compra que está executando no momento. Dúvida?

Segundo uma pesquisa feita pelo Dynatrace, gigante do mercado de performance digital, 88% dos usuários acham que a User Experience durante um processo de compra é o fator definitivo para que eles decidam se voltarão a acessar o site ou não. Já de acordo com o levantamento da KISSMetrics, empresa especializada em análise digital e customer intelligence, cada segundo que uma página demora para carregar ou abrir integralmente diminui a taxa de conversão em uma média de 7%.

UX é coisa séria para qualquer quando se pensa em criar um site que deseje levar os usuários até o fim do funil de vendas. Seus resultados fazem valer a atenção e o investimento.

Conheça agora os 5 pilares que o seu site precisa ter para oferecer uma boa experiência no usuário.

Seguindo-os corretamente, você cria um site desejável, útil e funcional.  Veja:

Estética

O visual do site, certamente, não é o elemento definidor da experiência positiva do usuário, mas, com certeza, é importante.

Todos nós somos movidos, em um primeiro momento, por aquilo que consideramos esteticamente bonito, atraente, e na hora de criar o site, isso não é diferente. Sempre dizemos que a “primeira impressão é a que fica” e isso é uma verdade quando se pensa no processo de criação de um negócio online.

Um site feio, desarmônico e pouco atraente não trás credibilidade para quem o acessa e, portanto, não cumpre seu papel de levar aquele cliente ao processo final de conversão.

É claro que outros elementos precisam ser desenvolvidos conjuntamente com a estética do site e assim colaborar para a UX do usuário. Mas um site bonito é o primeiro passo. É o seu cartão de visitas.

Usabilidade

Criar um site com usabilidade é criar uma plataforma fácil de usar e intuitiva. De nada adianta ter um site bonito se ninguém consegue entender a navegação, se acessa e fica perdido.

E isso não é raro de se ver por aí. E sabe o que acontece? O usuário não permanece as sua página porque ele não tem paciência de ficar procurando o que deseja.

Por isso, quando for criar o seu site pense na usabilidade. Coloque os menus, informações e imagens de forma estratégica para que cada pessoa que acesse o seu site saiba exatamente onde encontrar o que precisa.

Arquitetura da informação

A arquitetura da informação trata sobre a disposição dos elementos na página. Criar um site bonito e fácil de usar, mas pouco estratégico, do ponto de vista da colocação das informações, não é vantagem.

A criação do site precisa contemplar um posicionamento estratégico para os elementos e informações para que a atenção do usuário possa ser direcionada para assuntos de maior interesse da empresa.

Colocar as informações mais importantes em posição de destaque na página é um exemplo de como criar um site para ser mais que bonito. Para gerar conversões.

Conteúdo

Se depois de pensar em tudo isso para a criação do seu site, pensando na boa experiência do usuário, mas deixar de lado a produção de conteúdo, o alimento do site, tudo o que foi feito até aqui desce, então, por água abaixo.

Tenha em mente uma coisa: o conteúdo rei.

Um site bonito, fácil de usar e com os elementos posicionados estrategicamente, mas sem um bom conteúdo capaz de encantar o seu cliente, ajudá-lo a solucionar algum problema ou impactá-lo de alguma forma, é um site obsoleto.

E isso está diretamente ligado à experiência do usuário. Se você entra em um site e encontra lá somente o endereço, o telefone, um email e uma ou outra coisa sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, a experiência que você adquire não é positiva o suficiente para que você retorne outras vezes.

Por outro lado, se você acessa um site que tem um blog atual com informações que são do seu interesse, vídeos, fotos, depoimentos de outros clientes e uma infinidade de outros conteúdos interessantes e atraentes, as chances desta pessoa viver uma boa experiência e tornar-se um visitante assíduo do seu site são incrivelmente maiores.

O que acontece quando você provoca uma boa experiência no cliente?

Vimos que, ao criar um site, você precisa estar por dentro de elementos indispensáveis para gerar no usuário uma sensação de bem-estar enquanto navega pelo site.

Agora veja o que, de fato, pode acontecer na prática, caso você consiga criar um site com uma ótima UX:

Atenção e Engajamento

Logo no primeiro momento de contato com o seu site e se você tiver, como já dissemos, uma boa produção de conteúdo e um site com todas as características que mencionamos anteriormente, você tende a segurar a pessoa por mais tempo navegando. Isso mostra que ela está tendo uma boa experiência, diferente se ela entrasse e logo saísse da página.

Decisões de compra e conversões

Para os e-commerces, a boa experiência do usuário transforma-se em conversões. Formulários bem elaborados, selos de segurança colocados em lugares estratégicos e outros elementos de navegação podem garantir um número maior de compras.

Pedidos de suporte

Todo mundo já teve a experiência de precisar de algum tipo de suporte e enfrentar o maior problema para conseguir um retorno da empresa. Ligações e mais ligações em vão, atendentes mal educados, paciência perdida e problema não resolvido. Este é o saldo se você não possui um bom canal de suporte para os seus clientes.

Mas, se na hora de criar um site, você entende a importância deste tipo de relacionamento e disponibiliza um canal de suporte para o usuário dentro do seu site, a sua imagem perante este cliente melhora infinitamente.

Uma forma objetiva e totalmente digital de resolver problemas de suporte!

Isso, com certeza, é um dos elementos primordiais para você melhorar a experiência do usuário dentro do seu site. Mas é preciso que esse canal funcione adequadamente. De nada adianta possuir esta ferramenta e deixá-la obsoleta, não enviando o retorno para o cliente e deixando-o com problema sem resolver.

Recomendações positivas

O famoso marketing boca a boca ainda é o mais assertivo. As pessoas tendem a confiar e a procurar por produtos e serviços os quais ouviram de seus amigos e familiares.

Criar um site pensando nisso para o meio digital é uma forma de melhorar a sua imagem e, consequetemente, aumentar as possibilidades de conversão. No mundo online, o boca a boca também funciona.

Já imaginou se o seu site possuísse uma série de comentários positivos a respeito do seu negócio? Todas as pessoas que o acessariam veriam essas recomendações e ficariam mais propensas a comprar de você.

O contrário também acontece: se você não oferece uma boa experiência para o seu cliente, os comentários negativos começam a surgir e isso impacta diretamente na sua imagem e nas suas vendas.

Conclusão

A experiência do usuário conta e muito quando você decide criar um site. Uma experiência positiva faz grande diferença nas decisões de compra e no relacionamento entre marcas e clientes. No mundo digital, essa máxima também é verdadeira.

Criar um site que ofereça, desde os elementos visuais, passando pelo conteúdo e suporte, um padrão de empatia e aceitação para quem o acessa é maneira assertiva de engajar o seu cliente e fidelizá-lo perante a sua marca, seus produtos ou serviços.

Por isso, não perca tempo achando que isso é assunto de pouca importância. Presença digital com uma boa experiência são elementos fortes para quem quer se destacar em um ambiente tão concorrido como o da internet.

Agora, se depois de ler tudo isso e entender sobre a importância de criar um site que ofereça experiência positiva para o usuário, você quiser aprofundar-se mais sobre assunto ou mesmo conversar com especialistas para orientar você no processo de criação do seu site, entre em contato conosco.

Somos especialistas em criar sites que convertem.

Ah, e não deixe de comentar enviando as suas dicas ou sugestões sobre tremas que você gostaria de ver por aqui e compartilhar o nosso conteúdo para que mais pessoas entendam sobre a importância de criar sites com experiência.

 

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