Nossas últimas novidades

Home Sites Erros na criação de site que afetam os seus resultados; fuja deles

Principais-erros-cometidos-na-producao-de-um-website

15.11.2019 | Por: administrador

Voltar

Erros na criação de site que afetam os seus resultados; fuja deles

O site de uma empresa é sua vitrine para o mundo. Hoje, mais de 95 milhões de pessoas no Brasil e cerca de 3,2 bilhões ao redor do globo possuem acesso a internet. Atualmente, a página de seu negócio é crucial para prospectar novos clientes.

A criação de um site envolve uma série de elementos que precisam ser pensados para que o website desempenhe com efetividade as suas funções. O site de uma empresa é sua vitrine para o mundo, portanto, qualquer erro pode ser decisivo para o fracasso da sua imagem e presença no mundo digital.

A criação de um site profissional deve ser arquitetada, idealizada, construída e otimizada para que a página proporcione ao usuário a melhor experiência possível, da visita inicial até o pós-compra.

Saiba quais são os erros mais comuns cometidos na criação de um website e fuja deles!

1) Conteúdo em janelas pop-up

Antigamente, as janelas pop-up consistiam em uma maneira efetiva de chamar atenção do internauta para alguma publicidade ou informação relevante.

Hoje, entretanto, o método é obsoleto. Além de criar um ruído comunicacional entre o website e o usuário, uma parte significativa das pessoas utiliza bloqueadores de pop-up que impedirão que a informação chegue até o consumidor.

O recurso também pode esgotar a paciência do cliente, que fecha o site e parte para outro. Fuja também de anúncios ou pesquisas que ocupem o espaço dos posts, dificultem a leitura ou poluam visualmente a página.

Portanto, na criação do seu site, coloque os conteúdos em uma página normal e garanta que ele será visto por todos os visitantes.

2) Sem contatos

Um detalhe fundamental na criação do website de uma empresa é deixar visível e bem posicionado os contatos do seu negócio. Parece óbvio, não é mesmo! Mas acredite, muita gente esquece de colocar os contatos na hora de criar o site.

Ofereça mais de uma opção ao consumidor, como um formulário dentro do próprio site ao lado de uma lista com e-mail, telefone e endereço. Isso é básico! Já pensou em um cartão de visita sem nenhuma informação sobre a localização do seu negócio?

Além disso, é importante deixar esse tipo de informação muito clara e acessível para o cliente, nada de landing pages muito escondidas, letras pequenas ou que desapareçam dentro da cor de fundo do layout.

3) Sites que não funcionam em certos navegadores

Por mais que um cliente esteja precisando dos seus serviços, ele nunca se dará ao trabalho de trocar seu navegador habitual por outro apenas para visualizar seu site. Quando estiver pensando na criação do seu website, lembre-se:  É importante programar uma página que abra sem erros e sobressaltos nos principais navegadores disponíveis no mercado.

4) Sites sem versão mobile

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular é o principal dispositivo para acesso à internet no Brasil. Sites que não possuem uma versão mobile ou demoram para carregar em plataformas móveis vão sair perdendo.

Converse com um programador de sua confiança e garanta que seu site será criado compatível para smartphones e tablets e que rodem com velocidade e visual adequado em qualquer aparelho.

5) Música e sons automáticos no site

Ninguém gosta de abrir uma página e descobrir uma música tocando automaticamente. O tempo que o usuário perde buscando seu player para dar pause é tempo a menos para conhecer seus produtos e efetuar compras, por exemplo.

Lembre-se: o internauta gosta de autonomia, e não de imposições. Além da questão comportamental, arquivos de áudio tornarão o carregamento de seu website mais demorado, com potencial para afugentar o cliente. Se o som for indispensável, prefira players que não rodem automaticamente.

Agora você já conhece algumas dicas para construir um site funcional que agrade seus clientes e melhore a experiência do usuário! Vamos colocar em prática?

6) Muito texto e poucas imagens

A maioria das pessoas não gosta de ler, e ler na internet menos ainda. Por isso, na criação do seu site não caia neste erro. Deixe sua página harmônica e equilibrada na quantidade de texto e imagens.

– Inclua fotos;

– Use desenhos;

– Poste vídeos;

– Faça gráficos;

– Desenvolva um “quiz” (perguntas e respostas on line);

Tente promover a interação do usuário com o seu site. E nada melhor para isso do que conectá-lo com boas imagens ou vídeos.

Mas tenha cautela. Criar um site poluído visualmente também não é legal. Entender a necessidade do uso de imagens e vídeos é uma coisa, e outra, totalmente diferente, é achar que criar um website é montar uma árvore de natal e sair espalhando todo tipo de “enfeite”.

Evite usar ao mesmo tempo muitas coisas piscando, vibrando, mexendo, pop-ups, propagandas em banners por todos os lados, imagens com marca d’água no fundo e etc.

7) Site lento

Essa, talvez, seja a pior experiência de quem acessa uma página na internet. Esperar carregar. E é, portanto, um dos erros mais condenáveis na criação de site.

Não deixe que seu usuário saia frustrado do seu website. Site bom é site rápido. Sendo assim, se você precisar colocar muita informação separe-as em links e sublinks, se for colocar muitas imagens ajuste-as nos tamanhos adequados para que não pesem na hora de carregar o cite.

Aliás, o tamanho das imagens é também um fator essencial para você não errar na criação do site. As imagens (fotos, gráficos e desenhos) precisam ser muito bem pensadas neste momento. Não podem ser tão pequenas a ponto de serem mal utilizadas e não devem ser tão grandes a ponto de gerarem problemas de carregamento e visualização.

8) Produtos cadastrados sem fotos

Você compraria algo que não visse? Certamente não. Pois é, ao criar um site é preciso que você disponibilize pelo menos uma foto do produto à venda e, nesse caso, é melhor que essa foto seja uma imagem real do seu produto.

Isso traz credibilidade para a sua empresa e gera satisfação do cliente, que saberá exatamente como é o seu produto.

9) SEO

SEO ou otimização para mecanismos de busca são técnicas voltadas para a melhoria do posicionamento de sites e blogs nos buscadores.

Atualmente, é indispensável que sua página apareça bem ranqueada nos resultados de busca de plataformas como Google e Bing, uma vez que tais sites são responsáveis por grande parte do tráfego gerado na web. Por isso, se na criação do site você não pensar sobre a importância das técnicas voltadas para SEO, estará cometendo mais um erro.

Fatores como a qualidade do conteúdo, tamanho, títulos, palavras-chaves adequadas entre outras inúmeras características influenciam diretamente na posição do seu site ou blog no momento da pesquisa.

Por isso, após criar o site, invista na produção de conteúdos realmente relevantes e com qualidade. Pense se você leria aquele conteúdo que está produzindo, se ele seria útil para você. Se a resposta for positiva, você está no caminho certo.

10) Site não responsivo

Criar um site responsivo é deixá-lo apto para ser funcional em todas as plataformas de navegação, além do desktop. Sabemos que a maioria das pessoas usa celulares ou tabletes para navegar na internet e são essas pessoas que acessarão o seu site.

Por isso, ele deve ser compatível para visualização nestes dispositivos. Do contrário, você estará perdendo potenciais clientes pelo simples de fato de não ter um site adaptável para celular.

11) Mídias Sociais

Com certeza o seu negócio já está presente nas mídias sociais, pelo menos nas mais populares. As redes sociais trabalham muito bem com o site, por isso você não pode deixar de unir essas duas ferramentas.

No processo de criação do site, coloque botões de direcionamento para as suas páginas nas redes sociais, assim você direciona o usuário para conhecer mais do seu negócio e seguir suas redes. Se você tiver um blog, utilize opções de compartilhamento, por exemplo, para que o seu conteúdo seja disponibilizado por mais e mais pessoas aumentando as suas chances de conseguir novos clientes.

Conclusão

Você viu neste artigo uma série de elementos que podem prejudicar o desempenho do seu site em vários aspectos. Desde a estética da sua página, passando pelo conteúdo, pela experiência do usuário, pelas funcionalidades, dentre outros elementos, o processo de criação de um site envolve deve envolver estudo e estratégia para que você não se decepcione com a efetividade da sua página virtual.

Alguns erros são considerados crassos durante a criação do site, como você viu neste artigo, e precisam, necessariamente ser evitados.

Agora que você já sabe o que priorizar e o que evitar na criação do seu site, seja esperto e não marque bobeira por aí com um site que não irá te dar o retorno que você tanto espera.

E se precisar de um auxílio profissional com especialistas em sites que convertem, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar.

Comente enviando suas dicas ou dúvidas sobre este tema, ou sugira novos assuntos para o blog. Não deixe de compartilhar esse conteúdo e ajudar mais pessoas a entenderem quais são os piores erros durante a criação de sites.

 

 

Posts Relacionados

erros-comuns-de-usabilidade-que-o-seu-site-não-pode-cometer
  • Data: 12.08.2021
  • Por: Por: administrador

4 erros comuns de usabilidade que o seu site não pode cometer

Atualmente muitas empresas estão investindo na criação de sites com o objetivo de iniciar uma presença digital no entanto, é preciso ter cautela para que essa atuação não seja um fracasso. Um dos principais motivos desse insucesso na internet...

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale conosco pelo Whatsapp