Como criar um site profissional, por onde começar?

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24/09/2019 | Por: administrador

Como criar um site profissional, por onde começar?

Em um mundo cada vez mais conectado e com a troca de informações em tempo real, é fundamental que pessoas e empresas tenham sua presença online, com informações relevantes e com foco no atendimento das demandas e necessidades do seu público.

Nesse contexto, é indispensável que pessoas e empresas criem e mantenham um site profissional, para que assim possam ter a garantia efetiva da sua presença no ambiente online, contato com um público maior e cada vez mais crescente.

Mas você conhece os passos e estratégias para criar um site profissional? Para te ajudar nessa atividade, elaboramos este artigo com as principais informações que te ajudarão a criar um site profissional e com atendimento das demandas do seu público.

Como criar um site profissional é a primeira pergunta que surge para quem descobriu a importância de um website e deseja criar o site da sua empresa ou negócio. Há muito o que se considerar na hora de criar um site e no post de hoje vamos falar um pouco sobre tudo isso.

Mas antes de falarmos sobre como criar um site profissional, vamos entender sobre a importância, para a sua empresa, de tê-lo.

Por que ter um site profissional?

Criar um site é essencial para que sua empresa ganhe visibilidade na internet e, consequentemente, alcance mais pessoas que podem vir a ser clientes do seu negócio. O site funciona como uma vitrine, é lá que você expõe todo o seu trabalho e reúne informações importantes para o seu público-alvo.

Aumentando a visibilidade, você rompe ainda com as barreiras de localização geográfica. Dependendo do seu produto ou serviço, você conquista clientes de várias partes do país e até do mundo.

Ter um website profissional encurta também a distância entre você e seu cliente na resolução de possíveis problemas, na troca de informações. Ou seja, garante praticidade no atendimento ao cliente. Muitas vezes, um cliente, ao entrar em contato com a sua empresa, já esclareceu boa parte de suas dúvidas pelo site.

Outra grande vantagem de ter um site profissional é a possibilidade de sua empresa ser “achada” por usuários da internet nos mecanismos de busca do Google. Quando uma pessoa decide adquirir um produto ou serviço é muito comum que ela vá buscar informações no Google e, com um site bem trabalhado, alimentado e estrategicamente pensado de acordo com as técnicas de SEO e do marketing digital, a possibilidade de que esse usuário “caia” no seu site se torna ainda maior.

A interação com as mídias sociais é outro fator relevante para colocarmos sobre as vantagens de se ter um site profissional. Um site pode te ajudar a potencializar os resultados neste canal e vice-versa. Por exemplo, você pode compartilhar um post do seu blog nas redes sociais e aumentar o tráfego orgânico no seu site ou ainda permitir compartilhamentos dos seus blogposts nas redes sociais dos seus clientes.

A lista de vantagens em criar um site profissional é imensa e aqui elencamos, de forma bem resumida e só para você ter uma ideia, alguns dos pontos positivos de um website.

Agora que você já sabe sobre a importância de criar um site profissional, vamos, juntos, aprender por onde começar e como criar o seu.

Defina qual o objetivo do seu site

É fundamental estabelecer o propósito do seu site, para qual objetivo você está criando-o. Isso porque é a partir deste objetivo que você irá analisar e medir resultados. Do contrário, o website será apenas mais uma ferramenta obsoleta na internet.

Um website precisa ser desenvolvido para estar em pleno funcionamento principalmente porque não sabemos em que horário ele será visitado ou requisitado pelos visitantes, clientes ou fornecedores.

Por que a sua empresa quer ter um website? Qual o objetivo você tem em mente para criar um site?

Os websites podem atender a diversos propósitos:

Institucional

Um site que tem como principal objetivo estabelecer contato entre a empresa, clientes ou fornecedores. Conteúdos como missão, visão, valores, histórico costumam fazer parte desta categoria, além de informações técnicas sobre seu produto ou serviço.

E-Commerce (comércio eletrônico, vendas)

Site voltado para comércio eletrônico e vendas. Estabelece a venda de produtos e serviços por meio da internet em uma transação comercial. O e-commerce é um dos mais importantes fenômenos da Internet e em constante crescimento.

Portfólio

Tem a função de divulgar trabalhos realizados por empresas ou profissionais. É também um site institucional, mas o principal objetivo é divulgar trabalhos.

Informativos

São sites que tem o objetivo de passar informação, veiculam conteúdos informativos como as notícias, por exemplo. Os veículos de comunicação compreendem essa categoria. Fazem parte dessa categoria os Feeds, blogs e podcasts.

Aplicativos

Sites que funcionam como programas de computador. Permitem trabalhar como ferramentas de automação, compartilhamento de informações, produtividade, consultas e análise. Uma agenda, planilhas eletrônicas, editores de texto, são exemplos pertinentes a essa categoria.

Portais

São sites com uma grande diversidade de abordagens. É como se fossem vários sites em um só, mostrando diversos tipos de assuntos subdivididos em categoria. Globo.com, UOL, Terra são exemplos.

Classificados

Funcionam como uma espécie de e-commerce oferecendo produtos e serviços gratuitos ou com pequeno custo e estabelecendo a interatividade entre os usuários da rede.

Blogs

Um blog pode fazer parte de um site institucional e abranger conteúdos relativos à empresa, mas sem caráter promocional. Ou pode ser um blog específico, segmentado como, por exemplo, blogs de viagem, gastronomia etc.

Enfim, são vários os tipos de site que podem ser criados. Definir o objetivo te ajuda a desenhar melhor as estratégias para manter o seu website sempre bem posicionado.

Cuidado na escolha do domínio

A porta de entrada para o seu mundo particular no ambiente online é o seu domínio e, por isso, você deve ter plena cautela na escolha da sua URL — Uniform Resource Locator (localizador padrão de recursos), que é mais conhecido como o seu endereço web.

É fundamental a escolha de um endereço web que transmita a sua identidade pessoal ou empresarial, que seja de fácil memorização e que não seja longo demais (para facilitar a sua digitação em dispositivos móveis, por exemplo).

Ter uma URL amigável  é um dos primeiros passos para ter um site profissional e que transmita as suas intenções na web.

Para criar o domínio do seu site você pode:

  1. Fazer um brainstorm com a sua equipe
  2. Pesquisar as sugestões em sites próprios para registro de domínios
  3. Escolher o melhor nome
  4. Finalizar com a compra e registro do seu domínio

 

Escolher o melhor nome para o seu site pode ser um desafio, por isso, leve em consideração estas dicas:

– Prefira os nomes que finalizam em .com.br: é o domínio mais usado e popular no Brasil, por isso é mais fácil das pessoas se lembrarem do seu site.

– Avalie nomes parecidos com o seu e possíveis erros na digitação: Nomes muitos complexos, em outras línguas podem gerar dificuldade nas pessoas na hora de digitar. Nomes parecidos com nomes já existentes também podem causar confusão.

– Prefira nomes curtos: São mais fáceis de memorizar.

– Evite hifens e números: Aumentam as chances de pesquisarem pelo seu site de forma errada e não encontrarem.

Escolha da hospedagem

A hospedagem ou host é a empresa responsável por armazenar o seu site e disponibilizá-lo na world wide web para acesso aos seus visitantes e usuários.

Hospedagem de site é um serviço online que permite a publicação de um site ou aplicação na internet. Quando você adquire uma hospedagem, basicamente você está alugando um espaço dentro de um servidor.

Um servidor é um computador físico que nunca é desligado para que seu site ou aplicação esteja sempre online.

Assim, quando você decide criar um novo site, precisa de um provedor de hospedagem de site para fornecer espaço em um servidor.  Seu provedor armazena todos os seus arquivos e bancos de dados no servidor.

Assim, a escolha da hospedagem que ofereça serviços com qualidade, maior velocidade e alto nível de disponibilidade (uptime) são fatores fundamentais na hora de criar um site profissional, de modo a proporcionar uma experiência única ao seu usuário.

Dicas e estratégias para o seu site profissional crescer

Agora que você já viu os passos básicos para iniciar a sua jornada de criação de site profissional, é hora de dar continuidade no trabalho, pois a tarefa não acaba depois de ter o site pronto. Muito pelo contrário, para que seu site se torne cada vez mais profissional, ganhe visibilidade e aumente as suas taxas de conversão, é necessário que você mantenha-se focado em estratégias de crescimento.

Abaixo, algumas dicas valiosas para que seu site torne-se referência na internet:

 

Site responsivo

O acesso aos sites utilizando dispositivos móveis (smartphones e tablets) tem superado de forma considerável os acessos em computadores. Assim, para que você crie um site realmente profissional é necessário que adote a responsividade, ou seja, a adequação e otimização do conteúdo a todos os formatos e tamanhos de telas.

Sites responsivos melhoram a experiência do usuário e transmitem o cuidado e profissionalismo dos seus idealizadores.

Cuidado com a identidade visual

Assim como o cuidado com o conteúdo, ter cautela com a identidade visual do seu site é fundamental para ter sucesso em um resultado profissional e que identifique ao seu usuário os aspectos da sua empresa, como as cores, imagens e demais elementos visuais.

Ter legibilidade e clareza visual também é essencial para um site profissional, de modo que a filosofia de que “menos é mais” funciona de forma efetiva. Para isso, utilize cores sóbrias e fontes legíveis.

Quanto à proporção ideal desses elementos visuais, adote uma identidade com no máximo três cores e dois tipos de fontes.

Estudo do perfil do público-alvo e conteúdo

Para criar um site profissional não basta apenas utilizar as melhores tecnologias, mas também é preciso alcançar o público-alvo de forma correta. Para isso, é preciso realizar o estudo do perfil do seu público-alvo, entender os seus interesses, suas demandas, necessidades e, assim, produzir conteúdos adequados a cada grupo de interesse.

Isso proporciona um site profissional com foco em conteúdo e informações que realmente são agregadoras e relevantes aos seus usuários. Mas lembre-se de manter a atualização constante dos conteúdos, com periodicidade das publicações, bem como manter atualizada a pesquisa do perfil do seu público.

Estude os concorrentes

Os competidores são uma ótima fonte de inspiração, sobretudo os melhores deles. Você pode conseguir algumas ideias novas e até visualizar como poderia ser o design do seu site

Promova a interação entre sua empresa e o público

Um site profissional deve incorporar ferramentas que permitam a interação entre a sua empresa e o seu público, de modo que a troca de informações e opiniões ocorra de forma sinérgica e efetiva. Isso permitirá que a sua empresa desenvolva produtos e serviços cada vez melhores, bem como promoverá o atendimento das demandas de uma parcela maior do seu público-alvo.

 

Implemente o Google Analytics

Pode ser difícil tomar decisões importantes sem ter qualquer tipo de dado para visualizar como seu site está se desenvolvendo. É por isso que ter estatísticas sobre o seu projeto é tão importante.

Assim, uma das melhores coisas que você pode fazer é vincular o seu site com o Google Analytics. Lá você terá acesso a informações extremamente relevantes sobre a “aceitação” ou “rejeição” do seu site e dos seus conteúdos de maneira geral.

Melhore a velocidade do seu site

Existe algo mais frustrante que acessar um site e página demorar para carregar? Você quer acessar algum conteúdo e precisa ficar esperando por minutos uma página carregar! E minutos na internet valem muito!

Por isso, a velocidade da página e o tempo de carregamento são dois fatores cruciais na experiência do usuário.

Como resultado, um site mais rápido não apenas tem um SEO melhor, mas os visitantes com certeza também ficarão mais felizes de navegar pela sua página.

Use um Protocolo HTTPS

O protocolo HTTPS está se tornando o novo padrão de segurança da internet. Os sites com esta ferramenta são mais confiáveis e seguros principalmente se lidam com informações importantes dos usuários como senhas e detalhes de pagamento.

Além disso, existem outros benefícios que o HTTPS têm. São eles:

  • Melhora o SEO. Os mecanismos de busca, como o Google, adoram sites que tenham certificado de segurança SSL instalado. Ter o protocolo HTTPS no seu site é um diferencial que vai melhorar o posicionamento do seu projeto na internet.
  • Aumenta a confiança. Seus visitantes e usuários vão saber que seu site é seguro para guardar informações. Assim, eles vão ficar bem mais dispostos a se cadastrarem na sua página e até fazer compras.
  • Evita o aviso de site não seguro. Desde a versão 68 do Google Chrome, sites que usam HTTP (sem o “S”) vão receber um aviso de que não são seguros para acesso próximo à URL.

Assim, ao adotar as medidas citadas neste artigo, certamente, obterá um site profissional e com objetivos bem definidos. No entanto, caso tenha dificuldades em implantar os tópicos mencionados, busque a ajuda e consultoria de um profissional ou empresa especialista em desenvolvimento de websites, pois, esses profissionais e empresas têm todo o know how necessário para o desenvolvimento do seu site com características e concepções avançadas.

Nós, da Atom, podemos te ajudar!

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