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14.05.2022 | Por: administrador

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Como criar um site: O guia completo que deixará tudo mais simples

Com todo o crescimento da internet, ter um site se tornou um dos pontos iniciais e primordiais para quem deseja ganhar dinheiro usando o meio online. No entanto, mesmo que seja algo essencial, muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito de como criar um site. Se você está aqui, com toda certeza pode ser porque […]

Com todo o crescimento da internet, ter um site se tornou um dos pontos iniciais e primordiais para quem deseja ganhar dinheiro usando o meio online. No entanto, mesmo que seja algo essencial, muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito de como criar um site.

Se você está aqui, com toda certeza pode ser porque já quebrou a cabeça para entender como montar um site, e não conseguiu sair do canto.

E, não estar na internet nos dias de atuais, com toda certeza pode deixar a sua empresa para trás, descredibilizando e perdendo posto para concorrência.

Hoje não adianta mais a sua empresa estar nas redes sociais, ter um canal no Youtube e dentre outras coisas, e não possuir um site.

Até porque, o site se tornou o ponto de encontro, que consegue passar toda uma credibilidade, e mais segurança para o público.

Convenhamos, hoje, mesmo com todo o crescimento atual, você sai comprando produtos pelo Instagram ou prefere adquirir diretamente de um site? Concorda que o site passa muito mais confiança e profissionalismo?

Criar um site só seu hoje se tornou algo essencial, e sabe a melhor notícia? Se tornou algo bastante simples também!

Ou seja, você não precisa mais quebrar a cabeça para entender como tudo isso funciona, ou até mesmo restar dúvidas a respeito disso.

Dessa forma, sem muita burocracia, você consegue ter um site funcional, e assim começar a ganhar posição e trazer profissionalismo a sua marca.

Claro, a prática no decorrer no tempo que vai levar a perfeição. Logo de começo você não precisa ter um site extremamente perfeito. O ideal é que ele seja, de início, funcional.

E nós vamos te mostrar na prática como construir o seu site do zero, e deixar ele funcionando!

Preparado (a)?

Por fim, nunca mais sofra com isso!

 

Antes de tudo, quais as vantagens de criar um site?

Criar um site e estar no universo digital, hoje é uma obrigação, especialmente para pequenas empresas que vendem produtos e serviços. 

Desse modo, se você planeja ter muitos clientes, precisa de uma presença online para fornecer informações aos seus clientes com o clique de um botão. 

Caso não, você vai fracassar rapidamente sem uma plataforma acessível como a espinha dorsal da sua marca.

Até porque, a cada dia que passa, as pessoas preferem menos ter que sair do conforto da sua casa para comprar produtos.

Convenhamos, é muito mais simples e prático você pegar seu celular, entrar na internet, e com poucos cliques finalizar uma compra, que em poucos dias está na sua casa.

Isso foi algo que vimos na pandemia, e que é uma verdadeira tendencia para os próximos anos.

No entanto, é claro que a única vantagem não é apenas a venda! Existem diretamente e indiretamente uma série de outras vantagens de ter um site nos dias de hoje.

Por fim, se você está considerando por que um site é tão importante, nós o detalhamos para você na lista de vantagens de criar um site a seguir:

 

1. Cria credibilidade

Apenas por estar online, sua pequena empresa ganhará credibilidade. Pense quando estiver procurando por um item específico; você faz uma pesquisa rápida no Google e encontra um site competitivo e com ótimas críticas. 

Ou seja, você consegue passar muito mais o ar de profissionalismo, e negócio sério.

No entanto, para isso, você precisa se manter atualizado, parecer profissional e aparecer nos mecanismos de pesquisa, caso contrário, perderá esse status em pouco tempo.

 

2. Simples de configurar

Muitos proprietários de pequenas empresas passam horas tentando construir seu próprio site para iniciantes, porque não querem gastar dinheiro. 

Dessa forma, construir e manter um site é mais fácil do que nunca com um construtor de sites online, você pode ter uma rede proficiente e rápida configurada em horas. 

Você não precisa depender de ninguém para atualizá-lo para você; você pode usar seu banco de dados de especialistas a qualquer momento para manter seu site intacto.

Além disso, por estar no meio digital, acaba sendo muito mais simples, quando comparado a um negócio físico.

 

Ora, você vai estar bem menos suscetível a possíveis imprevistos. Ou, quando acontecer, eles acabam sendo muito mais previsíveis.

3. Reduz custos

Ter um negócio online pode reduzir o custo de pessoal, aluguel de lojas, impostos e contas de serviços públicos. 

Por exemplo, você pode entrar em contato diretamente com o consumidor e organizar a entrega por uma fração do preço. 

Por outro lado, se você for uma empresa maior e tiver um fórum interno, poderá interagir com os membros de sua equipe, eliminando a necessidade de reuniões intermináveis ​​e grandes despesas de viagem.

Portanto, sim, o custo de operação e até de manter o seu negócio, é extremamente menor no meio digital.

 

4. Melhora o Atendimento ao Cliente

É um fato conhecido que ter uma presença na web irá ajudá-lo a melhorar seu atendimento ao cliente. 

Nesse sentido, se você é dono de uma loja física, por exemplo, e tem funcionários, dificilmente é possível supervisioná-los 24 horas por dia, 7 dias por semana, para observar como eles estão interagindo com os clientes. 

No mundo online, no entanto, nada permanece em segredo; você pode monitorar o trabalho de sua equipe e garantir que seus clientes recebam uma resposta rápida e útil.

 

5. Torna seu negócio acessível o tempo todo

Um site está disponível para você e seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Se eles estão acordados à 1 da manhã e estão pensando em comprar algo de você, eles podem clicar em seu site e fazer isso instantaneamente, uma situação ganha-ganha para todos. 

Assim, ter uma presença online também oferece a conveniência de revisar seus produtos e serviços quando sua loja ou escritório estiver fechado. 

E, você sabe o que isso quer dizer? Sim! Mais vendas e consequentemente, faturamento ao seu negócio.

 

6. Visa mercados maiores

Se você fornece produtos ou serviços, um site online é um local alternativo para vendê-los. 

Dessa forma, você pode alcançar clientes que estão em outra cidade ou país simplesmente tendo uma presença na web. 

Portanto, você e o seu negócio vai conseguir ter um alcance muito maior, não ficando limitado a uma região, cidade ou até mesmo país.

7. Um meio para mostrar seu trabalho

Não importa em que tipo de indústria você esteja; um site é uma ótima maneira de mostrar seu trabalho. Você pode fazer isso por meio de um portfólio online, galeria de imagens e avaliações de clientes. 

Dessa forma, você pode demonstrar por que sua empresa é única e oferecer feedback sobre seu trabalho. 

Veja o Mercado Livre, por exemplo, a maioria dos compradores baseia sua opinião no vendedor depois de ler depoimentos recentes. 

Essa é mais uma ótima vantagem de se criar um site.

 

8. Uma economia de tempo

É uma grande economia de tempo para o cliente e para você – você não precisa carregar produtos de e para seu armazém para uma loja e o cliente não precisa andar sem rumo procurando em prateleiras ou prateleiras para a compra desejada. 

Estudos mostram que quando um consumidor tem uma ideia do que precisa ou quer, ele começa a pesquisar, e 72% deles vão online para encontrar material educacional, avaliações e depoimentos, conforme acordo com um relatório recente da jornada do comprador.

 

9. Permite que você fique atualizado

Uma presença na web é uma ótima plataforma para ajudá-lo a se manter atualizado; você pode atualizar suas informações e adicionar ou remover itens com o clique de um botão (mais rápido do que seria capaz no meio físico). 

Por fim, seja uma notícia de última hora ou uma tendência, se você for rápido, poderá vencer sua concorrência e lançá-la primeiro. Essa é uma das coisas que a criação de sites oferece.

 

10. Ajuda você a vencer a concorrência

Seguindo o benefício anterior, um site bem comercializado pode ajudá-lo a ganhar participação de mercado às custas de sua concorrência. 

Para fazer isso, você precisa de um ótimo site que ofereça aos usuários uma experiência única.

No entanto, não podemos negar que essa está dentre uma das maiores vantagens de criar um site.

 

11. Dá a você uma presença online

Um estudo de 2015, realizado pela Verisign, relatou que: “84% dos consumidores acreditam que pequenas empresas com sites são mais confiáveis ​​do que aquelas sem presença online”. 

Também concluiu que “65% dos consumidores consideram um e-mail com a marca da empresa mais confiável do que uma conta de e-mail genérica, como Gmail, Outlook.com, AOL ou Yahoo mail.” 

No mundo técnico de hoje, você precisa ter uma marca digital forte – assim como um site; você precisará de perfis de mídia social para se conectar com seus usuários em outra plataforma. 

Desse modo, as vantagens de criar um site são inegáveis.

 

12. Interação forte com seus clientes

Outra razão para você mover seu negócio online é que você pode interagir com seus clientes quando e de qualquer lugar. Isso pode ser por meio de atualizações de notícias, bate-papo ao vivo, conversas por e-mail ou comentários em sua página. 

Você estará disponível para oferecer aconselhamento especializado e provar sua credibilidade a qualquer momento.

 

13. Você pode criar negócios de retorno

Qualquer um pode facilmente perder o cartão de visita de um encanador ou esquecer o nome que seu vizinho recomendou. 

No entanto, se você tiver um site, eles podem facilmente armazená-lo em seus favoritos e retornar ao seu site sempre que precisarem de informações ou de seus serviços. 

São ótimas vantagens para criar um site.

 

14. Um ótimo canal de marketing

Simplesmente tendo um site, você pode comercializar seu serviço e alcançar milhares de pessoas. 

Por fim, ao se manter atualizado com as últimas tendências de marketing digital, você pode impulsionar sua página e subir nos resultados dos mecanismos de pesquisa. 

 

15. É possível criar um forte público leitor

A publicação de notícias, conteúdo e informações sobre novos produtos e serviços ajudará você a atrair um público interessado. Através do e-mail marketing, você pode alcançar seus clientes e oferecer descontos e acesso exclusivo que novos consumidores não teriam.

Nesse sentido, para realmente colher as vantagens de criar um site para o seu negócio, ele precisa servir como uma presença online profissional, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem e entrarem em contato com você. 

Ele deve ser otimizado para que as pessoas possam encontrá-lo quando pesquisarem online e deve ser fácil para você atualizar seu conteúdo sempre que precisar fazer uma alteração em seu site.

Qual o investimento necessário para criar um site?

Os investimentos em um site são diversos e vão muito além dos gastos para a criação da página. 

Além disso, após o projeto ser concluído ainda é necessário arcar com a manutenção do sistema, mesmo que seja bem menor do que um negócio físico.

Dessa forma, se comparados ao custo de um negócio, ter um site pode potencializar ainda mais seus resultados e o investimento é muito menor.

E, antes de aprender como criar um site, entender qual o investimento necessário é essencial.

Até porque, será a partir disso que você vai entender alguns pontos importantes para colocar o seu site no ar, e quanto será o investimento para isso.

Veja a seguir:

Custo de criação de sites com um programador

A parte de desenvolvimento do site pode ser a de maior valor, pois, envolve o trabalho de alguns profissionais. O principal deles é o programador que fica responsável por criar toda a estrutura e o layout da sua página.

Esse tipo de serviço é personalizado e permite que o dono do site tenha um produto único e de acordo com as características da sua marca. 

Para isso é preciso investir entre R$ 1000,00 e R$ 5000,00 pela produção do site.

Alguns programadores cobram por horas trabalhadas e nesse caso o valor cobrado é ainda maior. 

O cálculo base para a hora fica em torno de R$ 150,00 e quanto mais detalhado seu projeto, maior o tempo investido nesse projeto.

Por fim, é claro que isso pode ser bastante relativo de profissional a profissional, e também se trata de um custo que nem sempre é muito essencial.

Até porque, conforme você vai ver nesse artigo, o máximo que você pode precisar é uma agência para montar seu site, principalmente se houver dúvidas sobre o processo.

No entanto, é claro que em projetos mais complexos, como um grande e-commerce, o programador pode ser necessário.

 

Custo para criar um site em plataformas

A outra opção é usar plataformas de criação de sites que oferecem opções mais fáceis para quem não tem nenhuma familiaridade com a programação. 

Nessas plataformas é possível encontrar temas prontos e toda a estrutura que um site precisa, para se manter de pé.

Assim, você consegue ajustar sua página de acordo com a necessidade da sua empresa e ainda oferecer uma boa experiência para o usuário. Nesse caso, os custos podem ser bem menores, isso porque as plataformas oferecem alguns serviços gratuitos.

Essas plataformas permitem que qualquer pessoa possa criar seu site sem grandes dificuldades e de maneira gratuita. 

No entanto, o uso do serviço sem custo oferece uma experiência negativa aos usuários, pois, o site tem aparência amadora.

Se você não quer investir muito dinheiro, nas plataformas é possível conseguir criar uma página bem elaborada gastando pouco. Os temas da página, cores e imagens têm opções gratuitas de muita qualidade, isso ajuda a reduzir os custos.

Os plugins mais básicos também são gratuitos, mas para conseguir a melhor utilização dos recursos você pode adquirir alguns acessórios. 

Nesse caso o valor pode chegar até R$ 1000,00, dependendo da sua escolha.

Por fim, você vai ver que montar um site no WordPress, que será o nosso foco nesse artigo, não tem muita dificuldade.

 

Domínio do site

O domínio é onde você registra e garante o direito de ser o único a utilizar um nome para o seu site. É justamente o que será usado na URL da sua página, normalmente termina com “.com” ou “. com.br”.

Esse registro de domínio novo tem um custo médio de R$ 40,00 por ano e não há nenhuma outra taxa envolvida. 

Inclusive é possível realizar o pagamento do domínio por até 10 anos para garantir o uso exclusivo do nome.

No entanto, vale citar que outros mercados como domínios que já foram usados, e estão sendo leiloados, esse valor poderá ser diferente.

 

Hospedagem após criar um site

A hospedagem é o local onde as informações do seu site ficarão armazenadas e protegidas, sendo essencial para que o seu site fique de pé.

Esse é um serviço de muita importância e por isso deve ser feito com uma empresa de confiança no mercado.

O custo médio para a hospedagem de um site depende do tipo de serviço escolhido. 

Atualmente, são três opções mais comuns: hospedagem compartilhada, hospedagem VPS e hospedagem exclusiva.

Não fique desesperado, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas no momento em que formos ensinar como criar um site.

Cada uma dessas opções tem as suas vantagens e desvantagens, assim como preços diferenciados. 

A hospedagem compartilhada é a de menor custo, em média o valor é de R$ 6,00 a R$ 40,00 mensais.

 

Já a hospedagem VPS tem o custo de R$ 50,00 a R$ 200,00 por mês e a opção de hospedagem dedicada custa em torno de R$ 250,00 a R$ 2000,00 mensais.

Tudo pode depender, principalmente, do quanto de espaço você precisa para o seu site.

Manutenção do site

A manutenção do site é importante para evitar riscos de invasão, problemas de funcionamento e para realizar ajustes. Esse serviço não é necessário todos os meses, mas pode ser preciso solicitar o serviço de manutenção algumas vezes por ano.

Quanto maior forem os problemas que precisam ser solucionados, maiores os gastos com um profissional. 

O custo de uma manutenção varia entre R$ 200,00 e R$ 1000,00, dependendo do tipo de ajustes que serão necessários.

 

Alimentação do site

Hoje não basta apenas ter uma página online para que sua empresa tenha destaque na internet. Também é preciso usar alternativas para conseguir melhorar o ranqueamento da empresa no Google para que o destaque seja maior.

Uma das principais maneiras de melhorar o ranqueamento é com a produção de conteúdo. 

Artigos de relevância criados para o seu site ajudam a aumentar a visibilidade do seu site online e, consequentemente, aumentam as visitas na página.

Manter os serviços mensais de um redator profissional e com conhecimento nas técnicas certas para um site custa em média R$500,00.

 

Web design

Durante a criação de sites profissionais a contratação de um especialista em web design é importante. Esse profissional tem a capacidade de escolher as cores, melhor layout e todos os detalhes da parte visual do seu site.

A experiência dos seus clientes em um site desenvolvido por um web design é muito superior às outras opções.

Por fim, os serviços desses profissionais são mais caros, em torno de R$ 3000,00, porém esse gasto é realizado apenas uma vez e vale o investimento.

 

Como criar um site: passo a passo completo

Agora que você entendeu os principais custos, e inclusive algumas coisas que são essenciais para manter o seu site de pé, esse é o momento crucial do nosso guia, que é o passo a passo completo de como criar um site.

Aqui você vai ver como criar um site se torna algo bastante intuitivo, e que seguindo os passos, mesmo uma pessoa leiga, consegue fazer isso sem dor de cabeça.

Confira:

 

#1: Registre um domínio

No tópico em que falamos sobre os investimentos, citamos que o domínio está entre um dos pontos essenciais para seu site funcionar.

Até porque, ele é nada menos que endereço do seu site.

Sim, o domínio é aquele link que é digitado na barra do navegador para encontrar o seu site. Ex: www.seusite.com.br

Para registrar um domínio, você precisa escolher a categoria que ele estará inserida, sendo as mais comuns (.com) e (.com.br). Inclusive são as que mais indicamos para você.

No entanto, saiba que existem outras categorias de domínio, como pro exemplo para educação (.edu) ou até governamentais (.gov).

Para ter o seu domínio, basta ir direto no site o registro.br, atual órgão responsável por gerir domínios BR.

Caso tenha algum domínio que você goste muito, mas que ele já esteja registrado, existem 2 coisas que você pode fazer:

  • Fazer uma oferta diretamente ao proprietário daquele domínio. Basta entrar no site, localizar o proprietário, e enviar uma oferta;
  • Ou, e que se torna bem mais fácil, é pensar em um nome no qual esteja disponível para uso.

Por fim, nesse momento o que vai valer é a sua criatividade. Se você já tem uma marca registrada, o ideal é que o domínio seja o nome da sua marca.

Não esqueça de optar por um domínio que seja fácil acesso, de preferência também não muito grande.

 

#2 Hospede o seu site

Agora que você já tem o seu domínio em mãos, o próximo passo, e de extrema importância para um site, é hospedar o seu site.

Dessa forma, de uma forma simplificada para você entender, vamos pensar em uma casa. Podemos dizer que o domínio é como se fosse o endereço, e a hospedagem é o terreno onde a casa será feita.

Ou seja, a hospedagem será basicamente o “servidor” onde o seu site ficará localizado, e lá onde estará tudo dele, como páginas, imagens, arquivos e dentre outros, que os usuários tem acesso.

Geralmente, no próprio site do registro.br, onde você vai registrar o seu domínio, já será indicadas algumas opções de hospedagem.

Porém, você precisa ficar atento ao tipo de hospedagem selecionada, uma vez que existem 3 tipos principais, que são:

  • Compartilhada
  • Dedicada
  • Em nuvem

A escolha da hospedagem, vai depender do seu foco. A que mais indicamos nesse momento, principalmente para você que está iniciando, é a em nuvem ou compartilhada.

A compartilhada, como o próprio nome já induz, você vai dividir o servidor com outros sites, onde claro, a depender do peso do seu site, pode haver uma queda no desempenho. A dedicada, ao contrário, você terá um servidor próprio somente seu. 

A dedicada geralmente é bem mais cara, sendo indicada geralmente para sites maiores e de muito fluxo.

Por fim, já na nuvem, você terá um servidor dedicado, porém, seu site não ficará registrado em uma máquina física, onde você consegue fugir de defeitos e outros problemas de hardware principalmente.

Hoje, a modalidade de nuvem está cada vez mais sendo procurada.  Verifique qual hospedagem se encaixa melhor ao seu site.

Outro detalhe, escolha sempre uma hospedagem que use o servidor do tipo cPanel, você vai entender o porque no próximo tópico.

 

#3 Escolha o seu construtor de sites

Está com tudo pronto? Domínio registrado e hospedagem no jeito? Agora é colocar a mão na massa, e partir para um construtor de sites.

Podemos dizer que é a partir daqui que você de fato começa o passo a passo de como criar um site.

O que mais indicamos para você, e sendo hoje um dos mais usados em todo o mundo, é o WordPress.

Dessa forma, hoje o WordPress traz toda uma infraestrutura que vai facilitar a sua vida, possuindo temas e funcionalidades extras, próprias para sites.

Por fim, e o melhor de tudo é que ele é 100% gratuito e não tão difícil de instalar.

 

Como instalar o WordPress?

Para instalar o WordPress você não terá muitas dificuldades, a não ser por alguns termos em inglês.

No entanto, com foco em facilitar a sua vida nesse momento, separamos a seguir um passo a passo bastante intuitivo, veja:

 

  1. Diretamente do site oficial do WordPress, baixe a versão mais recente descompacte o arquivo .zip recebido em uma pasta;
  2. Logo após, crie um banco de dados para seu site. Para fazer isso no tipo cPanel, você deve seguir os passos:
    1. clique em “create a database”, depois em “create database users” e em “add user to database”;
    2. Preencha todos os dados solicitados, e não esqueça de anotar todas as informações, caso precise consultar depois; 
    3. Observação: em outras opções esse processo é um pouco mais complicado, frisando a importância de optar por uma hospedagem que use o cPanel.
  3. Faça o upload dos arquivos .zip que você descompactou no começo, enviando pelo cPanel para o diretório do seu site;
  4. Após tudo feito, vai até o endereço install.php., e instale o WordPress. Será algo semelhante a: http://www.seudominio.com.br/wp-admin/install.php
  5. Por fim, preencha as informações como título do seu site, usuário, e-mail e senha.

Pronto! O seu site estará criado, onde será necessário a partir daqui realizar as configurações para colocar ele no ar.

 

#4 Determine qual será o seu objetivo com o site

Pronto, agora que o seu site está pronto para ser iniciado e colocado no ar, um ponto importante é determinar qual será o seu objetivo com o site.

Se pergunte: porque eu estou aqui procurando como criar um site? Porque eu criei esse site?

Você precisa ter claro em sua cabeça, qual será o seu objetivo com esse site, uma vez que isso é importante para os próximos pontos.

Está com dúvida, veja algumas das funções mais comuns exploradas hoje em um site:

  • Divulgar materiais de cunho educativo e ofertas para os leads (frequentadores do site);
  • Vender produtos ou serviços;
  • Canal de divulgação para sua empresa ou negócio, sendo mais uma opção onde as pessoas podem te encontrar;
  • Trazer depoimentos ou apresentações do seu negócio, reforçando e trazendo confiabilidade para sua marca;
  • Segmentar o público para adaptar estratégias através de conteúdos nichados;
  • E dentre outros.

Assim, você precisa escolher aquele que melhor se adapte com o seu objetivo, uma vez que após o site estar no ar, estratégias de marketing digital precisam ser adaptadas.

Até porque, as pessoas precisam te encontrar na internet, você concorda? 

E isso, sem ter um objetivo concreto, seu site poderá ficar bastante poluído, e dificilmente será possível montar uma estratégia válida.

Entre no site do seu futuro concorrente. Veja que ele provavelmente tenha um objetivo. Existe um padrão no site dele.

 

#5 Construa as seções (páginas) do seu site

Sabe quando você entra no site e tem aquelas categorias geralmente na parte superior do site, como: página inicial, contato, quem somos, produtos (ou serviços), blog, e dentre outros?

 

Dessa forma, é isso que nesse momento você irá definir para o seu site!

Até porque, as pessoas novas que forem entrando no site para conhecer o seu negócio, precisam saber informações sobre aquilo. E será nessas seções que isso poderá ser encontrado.

Geralmente, as seções contêm as seguintes informações:

  • Página inicial: apresentação do seu site, com imagens de abertura, frases-chave, copy atrativas, materiais de persuasão e outros;
  • Contato: aqui geralmente possui um formulário ou informações de contato, como número de telefone, e-mail, redes sociais e outros;
  • Quem somos: aqui é um breve resumo sobre o que é a sua marca ou o quem é você, qual o objetivo e dentre outros;
  • Produtos: aqui você pode fazer uma lista com seus produtos e serviços, fazendo uma apresentação, explicando a funcionalidade de cada um e dentre outros;
  • Blog: o blog geralmente é uma seção do site onde você pode publicar conteúdos informativos relacionados ao seu nicho, que serão usados tanto pra que o público possa ter informações, como também para o próprio tráfego orgânico do seu site, através de técnicas de SEO adaptadas a esses conteúdos.

No entanto, você ainda precisa saber que isso é apenas um exemplo, onde o seu site não precisa ter exatamente essa sequência, ou essas seções.

Você deve colocar aquelas que melhor se adaptem ao seu site, que serão formadas conforme o seu objetivo.

Por fim, viu como é importante ter um objetivo bem definido?

 

#6 Selecione um tema para o seu site

Definiu as seções, agora vamos para a parte mais visual do seu site, que é nada menos que os temas.

Primeiramente, saiba que uma das coisas muito levadas em conta no momento de como criar um site, é o seu tema.

Até porque, você já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? Isso nunca foi tão verdade aqui.

E, dessa forma, saiba que o WordPress vai te ajudar muito nesse processo, uma vez que ele possui centenas de opções de temas com altíssima qualidade.

Você deve escolher aquele que melhor se encaixe com o seu perfil e também necessidades do seu site.

Além disso, outro ponto importante é escolher um tema que seja responsivo, possuindo uma exibição otimizada para diferentes telas.

Isso porque, imagine que existem temas que são bonitos para navegadores de computador, mas quando acessado pelo celular, acaba ficando distorcido, ou as informações ficam suprimidas e dentre outras coisas.

Ou seja, procure um tema responsivo e que seja fácil de navegar nos diversos dispositivos, seja ele celular, tablete ou computador.

Caso isso não seja bem definido, você pode perder tráfego ou até mesmo ser penalizado pelo Google, tendo dificuldades para se posicionar nos motores de busca.

Para configurar o tema do seu site, você deve logar no seu site (seusite.com.br/wp-admin).

Logo após, ir até aparência, e depois em personalizar.

Por fim, você pode alterar e personalizar diretamente vários elementos, como menu, cores, widgets e dentre outros.

 

#7 Comece a publicar os conteúdos

Site configurado? Todo arrumado e bonito? Agora é hora de começar a fazer com que ele ande, e isso é através dos conteúdos.

Primeiramente, você precisará escrever os conteúdos referentes as seções que você já colocou. Sim, você vai preencher o sobre nós, contato e etc.

Você deve fazer toda a parte de conteúdo do seu site, onde todas as páginas, tópicos e dentre outros precisam estar preenchidos.

Ou seja, sim, nada de deixar uma sessão em branco ou sem correspondência, uma vez que isso pode prejudicar diretamente a experiência do usuário.

Além disso, quando falamos em conteúdo, saiba que as imagens também são elementos importantes nesses tópicos.

Dessa forma, não esqueça de também investir em imagens e dentre outras coisas, tudo sempre buscando focar na boa experiência do usuário.

Por fim, vale citar que se você não tem experiência ou não gostaria de fazer isso, é possível hoje contratar redatores para parte textual, e até mesmo designers para cuidar da parte visual do seu site.

Tudo vai depender do quanto você está disposto a investir.

 

Por que você deve criar um site?

Na sociedade de hoje, é totalmente esperado que uma empresa tenha uma presença online, o que inclui criar um site. 

Nesse sentido, hoje, se não o fizerem, toda a sua percepção poderá ser afetada, e assim não terá tanta força no mercado como deveria.

O mundo em que vivemos é majoritariamente digital. Muitas das nossas compras são feitas online, onde procuramos prestadores de serviços na internet e recorremos a blogs e redes sociais para aconselhamento e informações sobre produtos.

Em vista disso, os benefícios de ter um site para o seu negócio são abundantes. 

Por fim, par você entender o motivo que leva uma pessoa a investir na criação de sites, confira a seguir o porquê investir nisso:

1. Desenvolver o reconhecimento da marca

O principal e mais básico benefício de ter um site é que ele pode ajudá-lo a criar reconhecimento de marca. 

Até porque, você não poderá ter um negócio de sucesso, conhecido e eficaz, especialmente se for uma empresa mais nova e sem reconhecimento.

O reconhecimento da marca significa que as pessoas reconhecem seu negócio, o que, por sua vez, ajuda você a aumentar sua base de público e receita.

Além disso, também é essencial quando se trata de funis para vender seus serviços ou produtos. 

A criação de sites não pode ser de qualquer maneira.

Se alguém não conhece sua marca, provavelmente não confiará em você e não encontrará seus funis de vendas ou saberá mais sobre seus produtos e o que você tem a oferecer.

Outra faceta do reconhecimento da marca que muitas vezes é negligenciada é que quanto mais as pessoas ouviram falar da sua empresa, maior a probabilidade de comprarem de você.

Você não costuma comprar das mesmas marcas porque as conhece e confia nelas? O mesmo vale para as pessoas que compram de você.

 

2. Obter informações sobre seu público

Obter mais informações sobre o seu público é facilmente um dos motivos de criar um site para o seu negócio.

Existem toneladas de análises que podem vir do seu site e, se você não tiver uma, estará perdendo informações gratuitas para ajudar sua empresa a crescer.

Ao usar uma ferramenta como o Google Analytics (falaremos mais sobre ela no próximo tópico), você poderá acompanhar muitas coisas sobre as pessoas que visitam seu site.

Você pode encontrar o grupo demográfico que está alcançando, ver as páginas em que os visitantes estão acessando, as consultas de pesquisa que as pessoas estão pesquisando no Google que as levam a encontrar seu website e você pode até encontrar suas páginas mais populares.

Então, esses insights podem ser inestimáveis ​​quando se trata de seu negócio.

Por exemplo, talvez você descubra que sua consulta de pesquisa mais popular é algo que pode levar a um novo produto ou serviço, já que as pessoas estão encontrando seu site pesquisando-o de qualquer maneira.

O Analytics pode ajudá-lo a ajustar suas ofertas e produtos, onde se você não estiver usando a ferramenta, estará perdendo algumas informações muito úteis (gratuitas) sobre seus clientes. 

 

3. Encontrar novos clientes por meio de SEO

SEO, ou otimização de mecanismos de busca, é facilmente um dos principais benefícios da criação de sites profissionais. 

Nesse sentido, ao ter uma classificação mais alta no Google, você pode encontrar novos clientes e aumentar imensamente seu lucro mensal.

Se você não sabe o que é SEO, é melhor perguntar ao seu web designer ou adquirir um curso próprio para aprender a utilizá-lo em seu negócio.

Essencialmente, ao encontrar palavras-chave (usando plataformas como Keysearch) que você pode classificar com base em sua autoridade de domínio, seus artigos e informações podem começar a aparecer mais em resultados de pesquisa específicos do Google.

Como você deve saber por experiência própria, quanto mais alto você se classificar nos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de seu site ser clicado.

Com que frequência você acessa a página dois nos resultados de pesquisa quando procura algo online? 

Por fim, você provavelmente nem passa dos primeiros três ou quatro resultados de pesquisa antes de encontrar exatamente o que está procurando.

 

4. Posicionar sua marca como especialista no setor

Se você não tiver uma presença online, não será visto como um negócio profissional. Parecer profissional é um dos benefícios de criar um site de negócios que você pode nem ter considerado.

Logo, com o profissionalismo vem se posicionar como um especialista em seu setor. Seu site é o seu cantinho da internet que pertence a você e ao seu negócio, então aproveite isso.

Em seu site, eduque as pessoas sobre sua indústria de maneiras que possam ajudá-lo a vender seus produtos.

Por exemplo, como uma empresa de design gráfico, talvez você tenha alguns posts em seu site sobre os benefícios de contratar um designer profissional em vez de ter um trabalho feito internamente.

Se você começar a se apresentar como um especialista em seu setor, começará a obter referências e encontrar mais clientes ou clientes em geral, porque começará a ser conhecido pelo que faz. 

Isso pode ajudar a aumentar sua lucratividade em dez vezes! Tudo através da criação de sites profissionais.

 

5. Apresentar seu portfólio de trabalho

Não importa em que setor você esteja, poder mostrar seu trabalho anterior é um dos melhores usos de um site.

As pessoas não vão querer comprar de você ou assinar um contrato pelos seus serviços se você não tiver nenhuma prova social mostrando do que você é capaz.

Embora você possa pensar que isso é algo que pode ajudar mais os freelancers, é importante para qualquer tipo de negócio.

Se você é uma empresa de paisagismo, pode mostrar antes e depois do que fez para outros clientes. 

Se você estiver em um nicho lucrativo, como saúde e fitness, mostrar resultados de perda de peso e “antes e depois” realmente aumentará sua credibilidade.

Este é um dos benefícios da criação de site que muitas empresas não utilizam.

A melhor maneira de fazer isso é ter uma página de portfólio inteira, especificamente em seu site. Isso poderia ser simplesmente chamado de “portfólio”, “trabalho passado” ou “testemunhos”. 

De qualquer forma, isso mostrará que você é realmente confiável e não está apenas oferecendo esses serviços sem nenhuma experiência anterior.

Na página do seu portfólio, lembre-se de que também é essencial incluir muitos depoimentos de clientes. As avaliações são essenciais quando se trata de encontrar novos clientes. 

6. Aumentar sua marca

Com uma presença online, você pode ter um horário comercial estendido, especialmente se estiver oferecendo produtos. Talvez você tenha uma loja física, o que significa que as pessoas só podem comprar visitando sua loja. 

Portanto, com um site, qualquer pessoa pode comprar seus produtos a qualquer hora do dia.

Você também pode começar a expandir sua marca, envolvendo mais seu público em seus negócios.

Os sites têm a capacidade de ter uma seção de comentários, para que você possa fazer perguntas aos seus clientes e deixá-los mais intrigados com o que você tem a oferecer, envolvendo-os em suas postagens.

Você também pode obter feedback dos clientes a partir dos comentários. 

Ter um site também permite que você fique atualizado e atualizado com sua concorrência. Se seus concorrentes não têm sites, parabéns, você estará à frente da concorrência, o que só pode ajudar sua empresa ou marca a longo prazo.

 

7. Economizar dinheiro

Uma das vantagens de ter um site para o seu negócio é que você pode economizar dinheiro.

Lojas físicas podem ser caras, e você pode alcançar um público mais amplo enquanto reduz custos ao ter um site e administrar seus negócios online.

Ao reduzir o aluguel, os custos com funcionários, a eletricidade e muito mais, você pode começar a investir mais dinheiro em seus negócios de outras maneiras.

Você pode aumentar sua base de produtos, investir em marketing por e-mail ou até mesmo em publicidade online. Existem infinitas possibilidades na criação de sites profissionais.

Se você costuma usar materiais impressos para anunciar sua empresa, mudar para a publicidade on-line pode economizar dinheiro. 

Os custos de impressão podem aumentar rapidamente e você também precisa pagar para enviar seus cartões postais ou brochuras às pessoas, o que é caro.

Por fim, com a publicidade online, você pode segmentar especificamente pessoas interessadas em sua empresa por meio de anúncios do Facebook ou do Google ADS.

 

Ferramentas para fazer o seu site crescer

Agora que você aprendeu como criar um site, e já está colocando em prática nossos ensinamentos, é interessante entender e conhecer algumas ferramentas importantes.

Dessa forma, estamos falando de ferramentas que vão ajudar diretamente o seu site crescer, e obter maiores resultados.

Até porque, apenas o site por si só, sem nada que possa ajudar ele a colocar as estratégias e dentre outras coisas para funcionar, dificilmente vai obter resultados concretos e positivos.

Lembrando que muitas dessas ferramentas que vamos citar são gratuitas, mesmo que tenha versões premium, mas que já podem ir te ajudando nesse momento.

Sabemos que o investimento para criar um site é alto, e entendemos a enorme importância das ferramentas que ajudam a crescer, mas de baixo ou nenhum custo.

Confira quem são elas:

 

Yoast SEO

Primeiramente, uma ferramenta excepcional e que você obrigatoriamente precisa ter no seu site, é um plugin de SEO.

Isso porque, se você deseja investir no tráfego orgânico, o SEO é hoje uma das principais ferramentas para fazer isso funcionar.

Logo, com essa técnica, você vai estar direcionando o seu site e conteúdo para aquilo que o algoritmo do Google está buscando.

E, a função dessa ferramenta, é justamente lhe guiar e mostrar os pontos importantes dentro e fora do seu conteúdo, facilitando sua vida no momento de colocar a estratégia para funcionar.

Atualmente, uma das mais usadas é o Yoast SEO, que você pode baixar diretamente pela loja de plugins do WordPress.

 

No entanto, caso você não goste do estilo ou pontos considerados nesse plugin, é possível também testar o RankMath, que hoje também possui um forte destaque.

Para baixar qualquer um dos plugins citados, você deve:

  1. Logar no seu WordPress;
  2. Ir até “Plugins”, localizado no canto esquerdo da tela, logo abaixo de “aparência”;
  3. Ao clicar em “plugins”, você deve ir na opção “adicionar novo”;
  4. Na barra de pesquisa, procure pelo plugin e após encontrar selecione a opção “instalar”.

Lembrando que o Yoast SEO e o RankMath, possui versão gratuita, mas que p

PIXLR

Para você que quis saber como criar um site, um dos pontos importantes que citamos, é o de ter imagens na sua página.

Imagine o quanto é entediante uma página sem imagens ou vídeos, com apenas o texto bruto e cansativo? 

Dessa forma, o elemento visual é essencial no seu site, onde uma das ferramentas que pode ajudar nesse processo, é a PIXLR.

PIXLR é um site que possui uma ferramenta online de edição de imagens, onde você pode encontrar diversas opções para editar as imagens, realizando cortes, balanços, mudança de elementos gráficos e etc.

Por fim, a ferramenta é totalmente gratuita, e pode lhe ajudar bastante durante as edições de imagens que vão no seu site. 

Tudo bastante simples e prático.

 

Google Analytics

Independente do tamanho do seu negócio, você concorda que o acompanhamento deve ser algo frequente e constante?

Nesse sentido, você não pode simplesmente criar um site, e não acompanhar o que está acontecendo com ele.

Ficar por dentro do que está acontecendo é a principal e uma das únicas formas de saber onde melhorar, o que realmente funciona, e dentre outras coisas.

Dessa forma, uma das ferramentas também essenciais para quem tem um site, é o Google Analytics.

Até porque, é com ela que você vai acompanhar tudo o que está acontecendo com o seu site.

Nessa ferramenta você consegue ter acesso a informações, como:

 

  • De onde está vindo o tráfego do seu site e a quantidade;
  • Quais as páginas mais visualizadas
  • Tempo médio de permanência dos usuários no site;
  • Audiência em tempo real;
  • Quantidade de novos visitantes e os já de costume;
  • E dentre outras informações.

Por fim, acesso o Google Analytics agora mesmo, e acompanhe todas essas informações, que podem ser cruciais para o seu desenvolvimento.

 

Considerações finais

Viu como criar um site é algo até que tranquilo? Tudo depende da sua força de vontade e claro, o acesso a um material de qualidade como esse.

Por fim, coloque em prática tudo que foi citado aqui, e veja como a criação de sites é algo que pode ser bem tranquila.

Caso tenha dúvida, não abra mão de pedir ajuda um profissional que entenda sobre o assunto, que ajudará no processo, tirando todas as dúvidas, caso ainda restem.

O que está esperando para fazer tudo acontecer e crescer o seu negócio hoje mesmo?

 

Nos vemos em breve.

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