A importância de criar um site intuitivo e aumentar as suas vendas

site-intuitivo

16/09/2019 | Por: agencia

A importância de criar um site intuitivo e aumentar as suas vendas

Imagine que você entra em uma loja de sapatos buscando por um par de tênis de corrida. Todos os atendentes estão ocupados e não respondem quando você chama. Com pressa, você decide buscar pelo tênis por conta própria.

Porém, há um problema: você não encontra uma seção específica para calçados voltados para a prática de esportes. Na verdade, tudo é muito bagunçado – as sandálias ficam junto com as botas, mas algumas botas também estão junto com os chinelos.

Você demora muito tempo para se adaptar à organização da loja. Depois de algum tempo, consegue encontrar o tênis que buscava no início da empreitada. O problema é que você olha em volta e percebe que o caixa não está sinalizado, e você não sabe onde é.

Você provavelmente desistiria da compra, ou, no mínimo, ficaria muito irritado. Essa é a lógica do site intuitivo: criar uma estrutura que seja familiar ao cliente, fácil de usar e compreender e, principalmente, na qual ele não se perca e desista de permanecer navegando.

O que é um site intuitivo?

Mesmo que você nunca tenha entrado numa loja de sapatos e aquela fosse sua primeira vez, você saberia como a logística de uma funciona: você entra, caminha até uma seção, escolhe um sapato, prova e leva até o lugar indicado em que os clientes devem pagar por ele.

Na internet, não é diferente. É preciso que, assim que o visitante entre no seu site, entenda exatamente como ele funciona sem dificuldades.

Um site intuitivo quer dizer um design em que o cliente consiga se virar por conta própria. Isso acontece por duas casualidades: porque o site é bem estruturado e sinalizado e, também, porque tem uma estrutura semelhante a outros sites. Você só espera que uma loja de sapatos tenha um caixa porque em todas as outras lojas de outros segmentos em que já entrou na vida, havia um lugar específico para pagar suas compras.

Ou seja, se o seu cliente acessa o seu site, mas tem dificuldade de achar o produto ou serviço, tem que ficar abrindo várias páginas, indo e voltado para saber como efetua a compra, se faz entrega, entre outras coisas é porque o seu site não é intuitivo. Categoricamente, o cliente fecha a janela e procura outro site.

Ter um site intuitivo não quer dizer que o webdesigner, o designer ou o diretor de arte responsável pelo site não possam propor inovações, devendo usar sempre o famoso arroz com feijão. Ousar é importante, desde que sua proposta esteja dentro dos princípios da usabilidade, ou seja, que seja viável na prática.

Se você já viu vários chuveiros em que se gira uma torneira e a água começa a cair, vai esperar que todos os chuveiros funcionem da mesma maneira. Se um dia vai à casa de um familiar e descobre que por lá o chuveiro não tem torneira, mas um botão que o aciona, é preciso que esse botão esteja bem sinalizado, seja fácil de usar e esteja localizado em um lugar visível, certo?

Clientes não tem paciência para adivinhar. Se não entendem seu site, não permanecem nele. E aí é você quem perde!

Site intuitivo está diretamente ligado com a experiência do usuário

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de entregar uma experiência positiva para o seu cliente. Isso vale para um bom atendimento, recepção, atenção, um produto de qualidade, expectativas superadas e tudo mais que faça seu cliente se sentir importante.

Ao criar um site, você precisa também pensar no tipo de experiência que irá entregar: um site atualizado, moderno e com conteúdo de qualidade, com certeza, irá agradar o seu público. Ao contrário, se você criar um site pouco usual, cansativo e nada atraente fique certo de que sua página terá poucos acessos.

Um site intuitivo “poupa atenção” ao fornecer uma experiência com o mínimo de fricção, isso quer dizer que não força seus visitantes a prestar atenção no que não está funcionando ou em muitas informações ao mesmo tempo.

Se ele se sente confortável ao navegar em seu site é porque você está entregando uma boa experiência de compra, de visita. E isso tem tudo a ver com aumentar as suas taxas de conversão.

Não oculte seções relevantes!

Para ter um design intuitivo, a principal dica é não esconder seções importantes. É preciso que todas as informações de todas as etapas estejam visíveis.

Botões de contato, finalização de compra, carrinho, compartilhamento em redes sociais e códigos importantes, por exemplo, devem estar sempre sinalizados, centralizados, alinhados, pensados com cores fortes, design especial e visíveis ao cliente.

Vamos agora a algumas sugestões de como você deve criar o seu site intuitivo:

Barra de menu

A barra de menu é o cartão de entrada do site.  Na maior parte do tempo, seus visitantes vão procurar um produto específico ou informações lá. Use termos comuns e óbvios.

Quem somos – Nossa Equipe – Produtos – Contatos

Além disso, a menos que seu site seja com poucas páginas, não caberá todo o conteúdo na barra de menu, por isso, categorize suas páginas e use sub-categorias ou menus de navegação secundários para organizar todas as páginas do seu site de forma eficaz.

Função de busca

A função de busca é uma opção muito importante para um site se tornar intuitivo. Se um visitante chegar ao seu site sabendo exatamente o que ele quer uma função de pesquisa será o caminho mais rápido para que ele encontre logo o que foi procurar.

Coloque sua caixa de pesquisa onde os visitantes esperam que ela esteja. Na maioria dos casos, o local indicado é o canto direito da página.

  • Faça um botão de pesquisa clicável e permita que os usuários enviem suas buscas usando a tecla enter.
  • Use um texto de exemplo para mostrar aos visitantes o que eles podem pesquisar.
  • Faça da caixa de pesquisa um elemento consistente em todas as páginas.
  • Use o mecanismo de autossugestão para acelerar a inserção de dados. Isso pode ajudar os visitantes a especificar o que estão procurando ou descobrir itens relacionados.

O que é tradicional do site intuitivo

A maioria dos sites segue um espécie de modelo básico, que é o recomendado para que ele forneça o mínimo de usabilidade. Como dissemos, desde que bem estudadas, as inovações são sempre bem-vindas, mas não trocar o certo pelo duvidoso também.

Por isso, existem algumas estruturas na composição do layout do site que devem ser seguidas, a fim de garantirmos a melhor experiência para o visitante.

  • Logotipo no canto superior esquerdo com link que leva à homepage
  • Informações de contato no rodapé
  • Instruções descritivas ou texto de ajuda disponível para guiá-los em ações específicas
  • Função de chat ao vivo no canto inferior direito

Use a experiência intuitiva no mobile

Não é novidade mais que grande parte dos acessos hoje em dia vem dos dispositivos móveis. Pensando nisso, na hora de criar o seu site você deve pensar também em entregar essa experiência intuitiva nas telas de smartphones e tabletes.

Veja as nossas dicas:

  • Priorize o conteúdo e coloque as informações mais importantes no topo da página.
  • Coloque seu call to action perto do topo e também aparecendo a intervalos regulares para que os visitantes não tenham que rolar muito a página para procurar o link.
  • Crie um menu específico para mobile para oferecer uma navegação clara e simples.
  • Facilite para os visitantes entrar em contato com você. Não esconda seus dados de contato e utilize funções específicas de mobile, como links para telefonar.
  • Minimize a quantidade de informações que os usuários precisam inserir em formulários.
  • Verifique se todos os botões estão em tamanhos adequados para os dedos

Aumente a velocidade de carregamento do site

Em se tratando da criação de sites, a velocidade de carregamento será sempre um fator crucial. Um site rápido  é essencial para que o seu cliente permaneça nas páginas. um estudo do Google indicou que 53% das pessoas abandonam o site caso ele demore mais de 3 segundos para carregar.

Portanto, assegure-se de que a página carregue rápido em todos tipos de dispositivos ou plataformas.Isso irá diminuir as chances de desistência do usuário em buscar informação.

Melhore a leitura

O site como um todo deve proporcionar ao visitante uma leitura agradável de seus componentes. Mas se você tem um blog ou alguma seção na qual você se dedica a compartilhar conteúdos em textos, fique atento para tornar este espaço mais intuitivo.

De modo geral usuários leem páginas na Web no padrão de formato “F”: dois traços horizontais e um vertical. É uma forma rápida. Em poucos segundos movem numa incrível velocidade sobre as palavras do site.

O padrão dominante pela leitura é composta por 3 componentes.

  • Usuário primeiro lê um movimento horizontal, geralmente a parte de conteúdo superior.
  • Próximo, usuários descem um pouco e lêem o segundo movimento horizontal
  • Em seguida, scaneiam o conteúdo da esquerda em um movimento vertical

Nesse sentido, buscando um site mais intuitivo pense nessas dicas:

– Os dois primeiros parágrafos devem conter informações mais importantes – Se há alguma esperança que usuários leiam o material, eles devem estar no primeiro e no segundo parágrafo.

– Inicie cabeçalhos, parágrafos e listas com informações chaves que conduza usuários ao escanear verticalmente o conteúdo lateral. Essa é uma técnica chamada “pirâmide invertida” onde começa o texto pela conclusão.

– Use espaços em branco de forma estratégica para criar um ritmo.

– Use imagens com cores fortes e um bom contraste em intervalos regulares para reforçar a atenção do leitor.

Conclusão

Criar um site intuitivo não é apenas seguir um modelo. É claro que, como dissemos, existem alguns padrões que devem ser seguidos, mas é, sobretudo, conhecer o seu público, a forma como ele se relaciona com o seu website.

Por isso, a melhor forma de você manter seu site sempre atraente e intuitivo é estar sempre buscando melhorias, fazendo testes e se aperfeiçoando.

Lembre-se que o objetivo de um site com design intuitivo é ajudar os visitantes a encontrar o que desejam rapidamente e cumprir a ação desejada com o mínimo de esforço.

Assim você colabora para a experiência do cliente em sua página, o que gera satisfação por parte dele e, consequentemente, contribui para o aumento das conversões, fidelização e indicações.

Espero que o nosso material tenha ajudado a você esclarecer um pouco mais sobre sites intuitivos. Se ele foi útil para você, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e ajudar quem também esteja em dúvidas sobre a experiência intuitiva de um site.

Você também vai gostar de ler

A-importancia-de-ter-um-site

12.10.2019 | Sites

A importância de ter um site

Ter um site não é uma necessidade apenas de empresas que trabalham com tecnologia ou oferecem a venda online. Atualmente, ter um site é fundamental para marcas de todos os setores e para negócios de todos os tamanhos.

Saiba Mais
5-melhores-dicas-de-Instagram-para-negocios

24.09.2019 | Sites

Como criar um site profissional, por onde começar?

Em um mundo cada vez mais conectado e com a troca de informações em tempo real, é fundamental que pessoas e empresas tenham sua presença online, com informações relevantes e com foco no atendimento das demandas e necessidades do seu público.

Saiba Mais
criacao-um-sites

28.11.2018 | Sites

Criar um site empresarial

O site empresarial é um importante recurso de vendas. Ele é responsável pela divulgação da identidade e dos valores da marca, além de dar destaque aos produtos e serviços fornecidos, podendo contar ainda com diversas funções que agregam valor...

Saiba Mais

Leve seu negócio para o próximo nível

Teremos nossa pele em seu negócio até que toque nos resultados.