Fidelizar leitores para o seu site ou blog com 10 dicas de ouro

21.10.2019 | Por: administrador

Criar um site é um grande desafio que requer estudo e planejamento. Após inaugurar o site e conseguir os primeiros visitantes, o desafio aumenta e é preciso trabalhar para manter o interesse e fidelizar esses leitores para que eles estejam sempre “frequentando” a sua página.

O mundo digital está cada vez mais competitivo. Todos os dias, uma enxurrada de novas informações e conteúdos são disponibilizados na web e para que você seja encontrado, que é o primeiro passo para formar a sua rede de clientes, você precisa se destacar de alguma forma.

Mas então como fazer para fidelizar leitores e garantir que ele seja um visitante assíduo do seu blog?

Após atrair o interesse do visitante em um primeiro momento, você pode contar com as dicas a seguir para garantir que o visitante voltará ao seu site em busca de novidades e quem sabe até salvará o seu domínio entre os favoritos.

 

Como fazer o leitor chegar até o meu site?

Antes de entender como fidelizar os leitores, é preciso saber que existe um processo antes disso.

Pense na seguinte situação: você acabou de criar o site, o seu negócio ainda não tem uma base de clientes. O que fazer?

Você precisa, com uma boa estratégia de marketing, atrair esses potenciais clientes para o seu site, não é mesmo?

Primeiro, é preciso entender que os leitores encontram o seu site de duas formas: organicamente, por meio de buscadores, ou então através de links diretos que podem ser divulgados em redes sociais, blogs ou anúncios pagos.

 

Para ser encontrado organicamente não tem outro jeito: invista pesado em SEO.

O SEO compreende uma série de técnicas cujo objetivo é melhorar o posicionamento de um site nas buscas. Essas técnicas vão desde a parte “técnica” do site com seus códigos, por isso é importante contar com a experiência de uma agência especializada, até a parte da entrega de conteúdos relevantes e de qualidade.

Se você é a pessoa que vai alimentar o site com conteúdo, tenha em mente então que você precisa se dedicar para elaborar materiais extremamente completos e bem estruturados.

Assim pensar no tamanho do texto, nas palavras-chaves adequadas, na estrutura textual, imagens são fatores que você precisa levar em consideração para estar por dentro das técnicas de SEO e figurar nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

Vamos supor que você tenha uma doceria na sua cidade. Já sabemos que 9 entre 10 pessoas, ao entender a necessidade de um produto ou serviço, vai imediatamente pesquisar na internet. E é nesse momento que você precisa aparecer.

A pessoa vai lá e digita: doceria Goiânia, bolo de pote Goiânia. Existem inúmeras opções de estabelecimentos neste segmento na cidade por que o seu apareceria e faria esta pessoa entrar no seu site?

Porque você usou corretamente estas palavras-chaves nos textos do seu site, porque você preparou um conteúdo completo, atraente, contou com a ajuda especializada de profissionais experientes na configuração do seu site.

Pois bem, lá está o seu potencial cliente. Será que ele voltará outras vezes no seu site?

É aqui que entram as nossas dicas sobre como fidelizar os leitores, que nada mais são que clientes ou futuros clientes.

Mas antes vamos falar um pouco sobre a outra forma de você atrair visitantes para o seu site ou blog: são os links diretos.

Esses, como o próprio nome diz, direcionam o cliente para as suas páginas. Você pode, por exemplo, publicar um texto novo no seu blog e fazer a chamada em suas redes sociais com o link que dá acesso a este conteúdo.

Esta é a forma mais fácil, por assim dizer, mas é limitada para aqueles que já seguem as suas páginas nas redes sociais, o que não exclui a sua relevância.

Uma bela imagem, um texto atraente, muitas vezes são fatais para que você leve a pessoa para visitar o seu site.

Outras formas são os anúncios pagos, o envio de email marketing.

Bom, com tudo isso em mente e já sabendo que, antes de fidelizar leitores, é preciso atraí-los, vamos agora às nossas dicas sobre como melhorar a experiência do usuário para que ele volte sempre em seu site.

 

Como fidelizar os leitores do seu site

1 – Faça um Projeto Editorial

O planejamento é a base do sucesso. Com um Projeto Editorial, você garante que sempre terá temas interessantes para desenvolver nas postagens do seu site, além de definir dias, horários e frequência ideal de atualização pensando no perfil do seu público.

Um conteúdo bem planejado te permite manter um estilo próprio, e em pouco tempo o leitor pode entender a essência do seu site e fazer questão de voltar para conferir as novidades.

 

2 –Conheça os seus leitores

Você sabe quem é o seu público? Como ele gosta de se comunicar, de interagir, que tipo de conteúdo ele gosta de consumir?

Conhecer o seu leitor é fundamental para que você possa fidelizá-lo, pois é a partir do que você sabe sobre o seu público que você irá entregar o tipo de conteúdo que ele gosta.

Para que esse público fique mais palpável, é fundamental que você crie personas, estratégia do Inbound Marketing, que são arquétipos bem definidos do seu leitor. Para isso, você precisa:

  • Pesquisar os seus leitores. Procure saber quais assuntos eles têm maior interesse e qual a linguagem e formato é o ideal (listas, tutoriais, cases de sucesso).
  • Use dados analíticos. Não use estereótipos nem informações baseadas no “achismo”. Suas personas devem ser representações fiéis dos seus leitores.
  • Quanto mais você saber, melhor. Quanto mais você conhecer sobre ela, mais fácil fica a comunicação. Se precisar, crie mais de uma, desde que todas sejam feitas da forma mais completa possível.

Para criar as suas personas você pode usar pesquisas, enquetes, entrevistas, fazer testes A/B.

 

3 – Aposte em séries de um mesmo tema

Lance uma sequência de textos sobre um tema de interesse do seu público. Assim, os leitores sempre voltarão para conferir a continuidade das postagens. Vale soltar a criatividade e focar em um tema por mês, por exemplo, ou como for mais adequado para o perfil do seu site.

 

4 – Incentive o engajamento

Converse com o seu público, faça perguntas, responda dúvidas, busque manter uma relação com cada visitante. Além disso, faça perfis nas principais redes sociais para se aproximar ainda mais dos seus leitores.

Crie o que chamamos de call-to-actions ou CTA. Essas chamadas servem como guias para o leitor clicar e realizar ações como “baixe agora nosso e-book” ou apenas para incentivar os comentários como, por exemplo, “comente dizendo o que você achou do nosso artigo”.

Estimule sempre a interação nos posts, disponibilizando um espaço para que os leitores possam comentar e deixar sua opinião e sempre que possível responda aos comentários e às críticas. Isso demonstra respeito pelo público, que se sentirá mais à vontade para continuar interagindo.

Interaja até mesmo com os comentários negativos. Deletar ou não responder pega super mal e mostra falta de respeito pelo leitor.

Além disso, deixe sempre disponível e visível os botões de compartilhamento para as redes sociais e e-mail.

 

5 – Deixe links para posts relacionados

Quando postar um novo artigo sobre um tema que já foi mencionado anteriormente, deixe o link para que o leitor possa se aprofundar na leitura do assunto. Dessa forma, o visitante passa mais tempo no seu site e você aproveita melhor o conteúdo produzido.

 

6 – Troque visitas

Visite sites e blogs e troque curtidas e comentários. Você pode ir além e propor parcerias, trocando links e artigos com outros sites. Com isso, você pode mostrar o seu site para o público do seu parceiro e ao mesmo tempo conseguir mais visibilidade.

 

7 – Títulos convidativos

Os títulos precisam ser bem feitos, curtos e objetivos. Crie títulos fortes que atraiam a atenção e o interesse do visitante, afinal o título é o cartão de entrada do seu texto, se já de cara ele não atrair a atenção do leitor é pouco provável que ele vá se interessar pelo conteúdo.

 

8 – Invista na identidade visual

O layout do site é a primeira impressão que o leitor terá. Não tenha pressa e desenvolva a identidade visual do seu site com paciência e planejamento.

O layout e o desing na criação do site são como a fachada da sua empresa e o seu interior: precisam ser atraentes, transmitir credibilidade e encantar, de certa forma.

Um site de qualidade, neste quesito, é um site limpo, que não cansa as vistas do usuário. Sabe quando você acessa um site cheio de cores e elementos gráficos e textuais e você se sente totalmente perdido? Pois é, evite este tipo de estrutura na criação do seu site.

Enfim, o site precisa ser agradável aos olhos, claro na disposição das informações, das imagens e marcante ao mesmo tempo. Por isso é importante contar com a experiência de uma equipe especializada neste tipo de trabalho.

 

9 – Tenha frequência nas postagens

Você assinaria uma revista sem saber quando e com que frequência ela estaria disponível para você? Mantendo uma postagem regular, seja ela diária, mensal ou semanalmente, você fideliza o leitor e cria uma razão para que ele  retorne, assine e siga suas postagens, assim como fazemos com jornais e revistas.

A quantidade e a frequência ideal das publicações é você quem determina. Tente equilibrar o quanto você consegue produzir sem prejudicar a qualidade e o conteúdo das postagens, afinal, não adianta ter milhares de postagens com conteúdo que não interessa ao seu público.

 

10 – Facilite a leitura

Outra dica importante na saga para fidelizar leitores para o seu site ou blog é pensar a estrutura do texto de forma harmoniosa e agradável.

Imagine um texto com parágrafos longos, uma fonte difícil de compreender, imagens aleatórias e uma estrutura corrida, sem quebras de espaço. É aquele típico texto que antes mesmo de ler, você já se sente cansado, não é mesmo!

Pois é, para fidelizar os seus leitores, você precisa entregar um texto limpo, organizado e com leitura agradável.

– Opte por parágrafos curtos;

– Use bastante intertítulos para que seu texto fique “escaneável” para o leitor, ou seja, ele bate o olho e já tem uma noção do que se trata.

– Use, em alguns trechos, algum tipo de destaque como negrito, sublinhado ou itálico. Isso chama a atenção do leitor.

– O uso de listas é sempre bem-vindo;

– Evita o uso de palavras grandes e complicadas.

A experiência que você entrega é o que vai fidelizar o leitor

Com todas essas dicas sobre como fidelizar os leitores do seu site ou blog, podemos tirar uma conclusão: quanto melhor e mais positiva for a experiência do leitor na sua página, mais ele terá motivos para voltar e se tornar um consumidor assíduo do seu conteúdo.

Por isso, tudo faz parte de um grande conjunto de táticas a serem pensadas e desenvolvidas. Criar um site atraente, elaborar os conteúdos com dedicação, otimizar as redes sociais e todas as estratégias pertinentes para oferecer uma boa experiência para o leitor.

Se você já está fazendo tudo isso, saiba que está no caminho certo, mas se ainda está com dificuldades de fidelizar os seus leitores conte com a assessoria de um time especializado e competente para fazer você alavancar no seu negócio.

Ah, e se você gostou do nosso material, não deixe de comentar e compartilhar com os seus amigos!

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