Qual é a importância da Meta Description para o SEO?

09/05/2017 | Por: administrador

Qual é a importância da Meta Description para o SEO?

Você com certeza já reparou naquele pequeno texto descritivo de poucas linhas que aparece na página de resultados de busca do Google, logo abaixo do título azul, né?

Além de oferecer ao usuário uma prévia do conteúdo que será encontrado na página de destino, a meta description – o nome e sobrenome oficial do tal “textinho” – tem um papel importante para o SEO. A meta description pode (e deve!) ser editada.

Como a meta description afeta o SEO?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a meta description não influencia em nada o posicionamento do seu site no Google. Por isso, na hora de elaborar o texto para descrição, não há necessidade de utilizar palavras-chave. Entretanto, a meta description impacta um outro elemento muito importante que influencia o posicionamento.

Uma descrição bem elaborada comprovadamente tem impacto na taxa de CTR, ou Click Through Rate. Essa taxa de cliques é um dos fatores utilizados como parâmetro pelo Google para, a grosso modo, “decidir” o posicionamento que aquele site terá no mecanismo de busca.

Como criar uma meta description atrativa?

Antes de começar a pensar na sua descrição, é importante ressaltar que o Google trabalha com um limite de caracteres que gira em torno de 150 letras por meta description. “Gira em torno”, sem precisão exata, porque esse limite máximo pode variar para um pouco mais ou um pouco menos dependendo das letras que são utilizadas na redação do seu texto.

Para exemplificar: letras como M e W são maiores e ocupam, por consequência, um espaço maior em relação às outras, correto? Por questões de espaçamento, design e layout, se um redator elaborar uma descrição em que essas letras maiores sejam repetidas com muita frequência, o limite máximo de caracteres será um pouco menor em relação a textos sem essas letras.

Também é importante que seu texto busque oferecer a informação mais relevante ao usuário dentro dos primeiros 50 ou 60 caracteres.

Seja assertivo e objetivo. O objetivo da descrição é dizer rapidamente, sem firulas, o que sua página oferece ao cliente. Faça o exercício de descrever o conteúdo de sua página em uma frase, com no máximo 2 verbos.

Como editar a meta description?

A meta description é uma tag editada a partir de um código HTML. Um profissional de webdesign de sua confiança deve fazer um bom trabalho te assessorando nesse aspecto. De qualquer forma, a inserção do código é extremamente simples.

Para acionar o comando de editar a meta description, basta digitar “”. Para WordPress e Cutenews, existem plugins específicos voltados para SEO que facilitam esse trabalho.

E se eu não editar a meta description?

O Google sempre fará o possível para exibir o maior número de informações úteis ao usuário que consiga condensar dentro do seu website. Por questões logísticas, ele precisa exibir uma descrição para o usuário.

Se não encontrar uma boa meta description, o algoritmo exibirá um trecho da página que contenha a palavra-chave buscada. Entretanto, meta descriptions não editadas tem conversão menor tanto no próprio Google quanto em redes sociais.

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