Como a assessoria de imprensa pode melhorar o link building

13/04/2017 | Por: administrador

Como a assessoria de imprensa pode melhorar o link building

O link building é uma técnica de SEO importantíssima para gerar link follow e ocasionar o aumento de relevância do seu website nos mecanismos de busca. O que ainda é uma novidade dentro dos departamentos empresariais de comunicação e das agências de publicidade e marketing é que jornalismo e marketing digital podem (e devem!) caminhar lado a lado de forma muito efetiva. A assessoria de imprensa vem despontando como uma das principais formas de conquistar links redirecionando para websites de forma prática, barata e eficiente.

Por que a assessoria de imprensa pode ser utilizada para SEO?

Se você trabalha com comunicação, certamente já ouviu a expressão press release, referente a um texto jornalístico pronto que um assessor de imprensa envia para veículos de comunicação. Esse texto obviamente fala sobre alguma novidade do cliente do assessor – se o cliente é uma banda, por exemplo, a assessoria de imprensa do grupo provavelmente enviará uma matéria pronta para jornais e portais de notícias quando a banda estiver lançando um novo álbum ou videoclipe. O objetivo de todo bom assessor de imprensa é que o fato noticiado vire pauta nos jornais – e melhor ainda se o press release for publicado na íntegra, sem alterações.

Jornais tradicionais costumam aproveitar os press releases como um indicativo de pauta e enviar seus próprios jornalistas para elaborarem uma reportagem sobre a notícia. No entanto, atualmente, a demanda para preencher páginas internas, criar conteúdo e, é claro, ser o primeiro a dar uma notícia (o famoso furo de reportagem) cria um enorme nicho de blogs, sites e portais que publicam os releases na íntegra, sem nenhuma alteração. E é aí que mora um grande filão para o departamento de SEO.

Como transformar uma empresa em press release interessante?

O jornalismo se alimenta de novidades. O marketing de conteúdo para blogs e redes sociais é diferente nesse sentido, porque o redator pode apenas criar posts sobre assuntos relacionados ao produto ou serviço da empresa e postar. Para a assessoria de imprensa gerar links externos, é necessário transformar o serviço da empresa em notícia.

Às vezes é simples. Se você é dono ou dona de uma produtora de vídeos, por exemplo, basta enviar um press release sobre alguma novidade ou ação da empresa, como um comercial criado recentemente para uma ONG, ou uma palestra sobre operação de drones aberta ao público e inserir um link para o site da produtora no meio do texto. Fácil. Mas se seu serviço é um pouco mais difícil em termos de novidades – como uma loja de sapatos ou roupas, por exemplo – o assessor de imprensa precisará ser criativo. Uma boa saída é transformar dados em notícia. Números sempre são uma boa saída para extrair notícias palpáveis.

Outra dica importante é a que também vale para qualquer estratégia de link building: segmentação. Para a tática funcionar, é imprescindível que o assessor de imprensa tenha os contatos certos e envie a notícia para os veículos, jornalistas e editorias mais adequados. Vale também usar do networking e dar aquela telefonada logo após mandar o release!

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