Usando o LinkedIn para gerar leads

18.04.2017 | Por: administrador

Em muitas empresas e agências de publicidade, o LinkedIn acaba sendo excluído das estratégias de marketing digital e social media, possivelmente por seu caráter profissional, que se afasta um pouco das atmosferas lúdicas e com ares de entretenimento de outras mídias sociais. Bem, a rede social focada em networking profissional não deveria ser menosprezada. De acordo com uma pesquisa recente do Hubspot, o LinkedIn é quase três vezes mais eficaz na geração de leads do que os gigantes Facebook e Twitter, chegando à impressionante vantagem de 277% sobre as mídias sociais mais tradicionais. O índice visitor-to-lead chega à fascinante taxa de 2,74%. Percebeu o filão que está perdendo?

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social estruturada para que profissionais se conectem entre si, criando uma grande rede de networking online. Um usuário pode criar um perfil e listar toda sua trajetória profissional, como uma espécie de currículo, e adicionar (que, nesta rede, chama-se meramente “conectar”) outras pessoas que já tenham trabalhado com ele ou com quem ele queira trabalhar.

Entretanto, não é nessa relação interpessoal que se encontra o foco para gerar leads. Além de criar perfis pessoais, é possível criar perfis de empresas. Os usuários individuais seguem essas empresas para acompanhar seus posts e novidades. Assim como em qualquer rede social, as empresas postam textos, novidades, imagens e informações relevantes. E é aí que o LinkedIn se torna uma ferramenta importante de marketing digital.

Como criar conteúdo para o LinkedIn?

Lembre-se que quem está no LinkedIn busca conteúdo profissional, logo, a dinâmica de relacionamento é um pouco diferente em relação a outras mídias sociais. Também é fundamental considerar que a geração de leads no LinkedIn se dá através de uma dinâmica de taxa de conversão B2B, uma vez que, mesmo que os usuários que interagem com suas postagens estejam em seus perfis pessoais, você está lidando não exatamente com eles, mas com as empresas e negócios que representam. Encare esse engajamento como uma relação de negócios. Além disso, é importante que sua empresa se posicione como uma autoridade dentro das temáticas que se propõe a discutir no LinkedIn. É especialista em marketing digital? Ótimo: transpareça isso nos seus textos. Nessa mídia, uma empresa não precisa ter medo de falar de si mesma.

Grupos de discussão

Um dos melhores canais para gerar leads dentro do LinkedIn é a plataforma de grupos de discussão. Dentro desses grupos, é possível que um perfil empresarial participe de diversas discussões sobre temáticas variadas. Ali, é possível interagir com outros usuários, gerar leads e engajamento, além de fortalecer sua marca na web, exercendo o objetivo de se mostrar uma autoridade em algum assunto relacionado ao seu nicho de negócios que foi mencionado no tópico anterior.

Conquiste seguidores

Como em qualquer outra mídia social, para que a estratégia de gerar leads funcione, é necessário e imprescindível que sua página conquiste seguidores. Para isso, vale fazer uma integração com outras mídias sociais, colocar botões que redirecionem para seu perfil no LinkedIn diretamente em seu blog ou site e, é claro, criar muito conteúdo de qualidade.

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