logo-atom
  • 62 3242-5359
  • Clique aqui!
  • [email protected]



  • Home
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Business Intelligence
  • Cases
  • Blog
  • Contato



  • Home
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Business Intelligence
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Home » Redes Sociais » Redes Sociais para empresas: qual a melhor e por que investir?

Redes Sociais para empresas: qual a melhor e por que investir?

redes-sociais-como-escolher-as-melhores-opcoes-para-a-sua-empresa

24/09/2019 | Por: Atom Digital

Cada rede social tem a suas particularidades e entender por que investir em cada uma delas pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Diariamente, os brasileiros passam, em média, entre 3 e 4 horas nas redes sociais. Com consumidores tão assíduos, é fácil perceber a importância delas para as empresas, nos mais variados segmentos. Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens das redes sociais para empresas e qual é a melhor para o seu negócio.

Posicionamento nas redes sociais

Quem não é visto, não é lembrado! Não adianta, se você quer que o maior número de pessoas possível tome conhecimento da sua empresa, do seu negócio, você precisa estar nas redes sociais. As pessoas, de modo geral, têm o hábito de seguir marcas em suas redes, como uma forma de ficar por dentro das novidades, acompanhar a produção de conteúdo e etc.

E quanto mais você solidifica a sua presença nessas redes, por meio de postagens frequentes de conteúdo e interação com os seguidores, mais você se posiciona e se diferencia dentro de uma vasta opção de outras empresas disputando o mesmo que você: a atenção do usuário.

Vantagens das redes sociais para empresas

Aumentar público

A facilidade de acesso à internet tem levado, cada vez mais, as pessoas em contato com uma variedade de opções de entretenimento e consumo. E, por isso mesmo, as redes sociais são, então, uma oportunidade para conquistar público.

Anúncios estão sendo, frequentemente, rejeitados pelos usuários de maneira geral. A maioria das pessoas gosta mesmo de consumir aquilo que elas mesmas escolhem. Nisso, elas tendem a divulgar para sua rede de amigos e dar visibilidade àquele conteúdo.

Mas para aumentar o público nas redes sociais, é importante produzir um conteúdo que vá ao encontro dos anseios deste público. Os conteúdos para as redes sociais das empresas precisam encantar os seus consumidores, a ponto de fazê-los compartilhar e, consequentemente, atrair novos consumidores.

O conteúdo certo para redes sociais das empresas

Para produzir um conteúdo que seja relevante para o seu público, você precisa saber, primeiro, quem é o seu público. As empresas precisam ter em mente o perfil do seu público-alvo para ser mais assertivos na produção.

Por exemplo, se o seu público não gosta de música sertaneja, de nada adianta você produzir um vídeo com este estilo musical de trilha sonora. A chance de rejeição será bem considerável.

São várias as formas de descobrirmos o público-alvo. Bases de cadastros com informações pertinentes e as próprias informações de público das redes sociais são uma boa fonte. No Facebook e Instagram, por exemplo, é possível saber informações como idade, região, escolaridade, entre outros, que darão bastante base para a produção de conteúdo para as redes sociais das empresas.

Assim, as empresas estarão presentes onde e como os seus consumidores preferirem.

Tráfego para o site

As redes sociais são como uma casa alugada! Você mora ali, mas não tem total liberdade para fazer o que bem quiser. O site é a sua verdadeira casa e é para lá que você deve levar os seus consumidores.

Nesse sentido, para as empresas atraírem mais consumidores para o site, as redes sociais são uma bela porta de entrada. Na rede social, você instiga o consumidor com um belo conteúdo e uma boa estratégia de marketing e, em seguida, leva-o para finalizar o processo de venda em seu site. Mesmo que você não venda propriamente, é uma chance de gerar leads e convertê-los em momento posterior oportuno.

Uma boa estratégia para angariar tráfego para o seu site por meio das redes sociais, é a produção de artigos, os quais despertem interesse do usuário para terminá-lo de ler no blog do site, ou ainda, criar e compartilhar uma landing page, que abrirá  uma página de cadastro dentro do seu site.

Construir autoridade

Quando as pessoas se interessam por determinado tipo de produto, serviço ou empresa, é bem comum que elas busquem referências nas redes sociais. Por isso, as redes sociais para as empresas são uma forma de construir autoridade.

A empresa que não está bem posicionada nas mídias digitais não desperta interesse por parte dos usuários.

Uma rede social bem trabalhada, com conteúdos relevantes, imagens atraentes é o que chama a atenção. Soma-se a isso uma interação da empresa com o seu público, respondendo aos comentários e dando atenção a ele. O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e tudo isso constrói a sua autoridade no seu segmento.

Alcance pago e orgânico

Há duas formas de divulgar e alcançar público com os seus conteúdos nas redes sociais. Uma delas é a forma orgânica, que é aquela a qual você divulga pura e simplesmente o seu material sem investir financeiramente nesta divulgação.

O problema aqui é que você disputa acirradamente com outros conteúdos de outras redes sociais. Por dia, centenas de conteúdos são disponibilizados na rede e você precisa chamar a atenção para o seu.

Por isso, você precisa divulgar um bom material, um conteúdo rico e usar também de outras estratégias do marketing digital para as redes sociais da sua empresa.

A outra forma de divulgar o seu conteúdo na rede social é fazer a divulgação paga, que são os posts patrocinados. Você não precisa ter um superorçamento para isso e, com menos de R$ 30, já possível fazer um bom impulsionamento nas redes sociais da empresa e obter um bom retorno em termos de alcance.

Então, você pode –  e deve –  usar as duas estratégias nas redes sociais da empresa. Assim, você ganha visibilidade e atrai cada vez mais um público mais interessado e propenso a consumir o seu produto ou serviço.

Qual a melhor rede social para empresas?

Já vimos que as empresas precisam se posicionar nas redes sociais. Que elas atraem novos públicos, geram autoridade e credibilidade, tráfego para o site e etc. Mas não basta apenas criar uma rede social e pronto. É preciso dedicação e empenho para que sua empresa torne-se realmente visível dentre tantas outras opções.

Uma dúvida bastante comum é sobre qual rede social deve-se investir. E a resposta é muito relativa, pois leva-se muito em conta o perfil do segmento onde você atua e o perfil do público da referida rede social.

Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo todo! Sua plataforma permite a divulgação de todo tipo de mídia – textos, vídeos e fotos. Você pode patrocinar as suas publicações, aumentando o alcance das ações.

Se você lida diretamente com clientes, faz atendimento ou produz muito conteúdo em texto e vídeos, o Facebook pode ser um bom aliado. Lá você pode, com facilidade, mandar o usuário para o seu site para fechar uma venda ou levar para um artigo de blog, por exemplo.

Use o Facebook para divulgar conteúdos relevantes para o seu público, tanto institucionais como promocionais. Você pode fazer uma promoção e patrocinar esta campanha.

Interação é fácil direcionamento para o site são as principais vantagens desta rede social para as empresas.

Instagram

O número de usuários do Instagram tem aumentado freneticamente nos últimos tempos e muitas pessoas estão, até mesmo, deixando de usar o Facebook e preferindo o Instagram.

Essa rede social tem um apelo visual tremendo. Então, se o seu negócio rende boas imagens você está na rede certa. Vídeos e fotografias em alta resolução são o que mais chamam a atenção dos usuários do Instagram.

A interatividade dos usários é alta, portanto é uma rede social que requer postagens frequentes. Um Instagram desatualizado é sinônimo de perda de credibilidade.

Um recurso interessante desta rede social para as empresas são os stories. Uma ferramenta que aproxima o público da empresa e tem tido cada vez mais visualizações. Lá, você pode mostrar os bastidores do seu negócio, propor enquetes, e estabelecer uma comunicação mais direta com o seu público.

Outro recurso pertinente nesta rede é o uso de hashtags, que permitem ao usuário encontrar a sua empresa na busca do instagram. Além disso, o Instagram conta ainda com um “menu” na busca, que direciona as pessoas para assuntos do interesse delas, o que facilita ao usuário encontrar a sua empresa.

A geolocalização permite que o usuário marque o seu negócio em suas postagens e dê à sua empresa ainda mais visibilidade, atraindo mais pessoas para curtir a sua página de forma orgânica e simples.

Uma desvantagem é que o Instagram não permite links nas legendas dos posts. Então, se você quiser direcionar a pessoa para fora da rede, terá de colocar o link na bio e trocar com frequência este link, de acordo com a alteração de conteúdos.

Twitter

O Twitter como rede social para empresa dependerá muito de saber se o seu público é adepto a esta ferramenta, visto que é uma rede social que não tão popular como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

No Twitter, você consegue engajamento com os usuários, cria anúncios, compartilha links, gera tráfego, participa de grupos de discussão. É uma ferramenta bastante completa e permissiva, então se você produz muito conteúdo pode ser um bom canal de divulgação.

Youtube

O Youtube é a principal plataforma de vídeos do mundo e é o segundo mecanismo de busca, ficando atrás apenas do Google, quando o assunto é pesquisa.

Como rede social para as empresas é uma ferramenta e tanto para aumentar a visibilidade do negócio junto aos mecanismos de busca. Produza vídeos com qualidade e que sanem, de alguma forma, uma dúvida do cliente e você já estará se aproximando do seu público e de novos potenciais consumidores.

Dicas, novidades e histórias são iscas incríveis para aumentar a sua audiência e te dar credibilidade para a sua empresa, fortalecendo a sua marca.

Ao assistir a um vídeo que, de alguma forma, é interessante para o seu público, a chance de compartilhamento desse conteúdo aumenta consideravelmente e, quanto mais pessoas compartilhando o seu conteúdo em suas redes sociais, melhor para o posicionamento da sua empresa.

Neste artigo, nós vimos a importância das redes sociais para empresas e o quanto elas podem alavancar a visibilidade do seu negócio. São ferramentas para atrair público, criar oportunidades e gerar autoridade. Vimos que cada rede social tem as suas particularidades e que é necessário entender onde o público da sua empresa está para investir em um conteúdo mais assertivo.

Se você gostou do nosso artigo e se ele te esclareceu um pouco mais sobre as redes sociais para as empresas, não deixe de comentar e compartilhar o nosso conteúdo!

 

Você quermais tráfego?

Preencha o campo abaixo com a URL do seu site. Eu vou te mandar um diagnóstico com todos os pontos que ele precisa melhorar para gerar mais tráfego:

Posts recentes

15.01.2021

o que se torna mais relevante no rankeamento

12.01.2021

Saiba o que é automação de marketing e como usar a tecnologia para vender

11.01.2021

Como gerar tráfego qualificado com ações práticas

Categorias

  • Branding e Design Gráfico
  • Inbound Marketing
  • Marketing Digital
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • SEO
  • Sites
  • Tudo Sobre E-commerce

Você também vai gostar de ler

automacao-de-marketing

12.01.2021 | Inbound Marketing | Marketing Digital | Redes Sociais

Saiba o que é automação de marketing e como usar a tecnologia para vender

Saiba Mais
Tráfego Qualificado

11.01.2021 | Marketing Digital | Redes Sociais | SEO

Como gerar tráfego qualificado com ações práticas

Saiba Mais
testeA-B

06.10.2020 | Marketing Digital | Redes Sociais

Teste AB: saiba o que é e como utilizá-lo para otimizar resultados

Sabemos que experimentar é o melhor caminho para perceber a receptividade do público alvo em diversas ações de marketing digital. Se uma empresa cria uma página de captura para aumentar as conversões do seu site...

Saiba Mais

Leve seu negócio para o próximo nível

Teremos nossa pele em seu negócio até que toque nos resultados.

Clique aqui!

Inscrever na newsletter

logo-atom-footer

Ed. New World - Av. T-63, 1296 Sala 516 - St. Bueno, Goiânia - GO

62 3242-5359

Clique aqui!

[email protected]

© COPYRIGHT 2020 - ATOM DIGITAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

  • Política de privacidade