Redes Sociais para empresas: qual a melhor e por que investir?

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24/09/2019 | Por: administrador

Redes Sociais para empresas: qual a melhor e por que investir?

Cada rede social tem a suas particularidades e entender por que investir em cada uma delas pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Diariamente, os brasileiros passam, em média, entre 3 e 4 horas nas redes sociais. Com consumidores tão assíduos, é fácil perceber a importância delas para as empresas, nos mais variados segmentos. Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens das redes sociais para empresas e qual é a melhor para o seu negócio.

Posicionamento nas redes sociais

Quem não é visto, não é lembrado! Não adianta, se você quer que o maior número de pessoas possível tome conhecimento da sua empresa, do seu negócio, você precisa estar nas redes sociais. As pessoas, de modo geral, têm o hábito de seguir marcas em suas redes, como uma forma de ficar por dentro das novidades, acompanhar a produção de conteúdo e etc.

E quanto mais você solidifica a sua presença nessas redes, por meio de postagens frequentes de conteúdo e interação com os seguidores, mais você se posiciona e se diferencia dentro de uma vasta opção de outras empresas disputando o mesmo que você: a atenção do usuário.

Vantagens das redes sociais para empresas

Aumentar público

A facilidade de acesso à internet tem levado, cada vez mais, as pessoas em contato com uma variedade de opções de entretenimento e consumo. E, por isso mesmo, as redes sociais são, então, uma oportunidade para conquistar público.

Anúncios estão sendo, frequentemente, rejeitados pelos usuários de maneira geral. A maioria das pessoas gosta mesmo de consumir aquilo que elas mesmas escolhem. Nisso, elas tendem a divulgar para sua rede de amigos e dar visibilidade àquele conteúdo.

Mas para aumentar o público nas redes sociais, é importante produzir um conteúdo que vá ao encontro dos anseios deste público. Os conteúdos para as redes sociais das empresas precisam encantar os seus consumidores, a ponto de fazê-los compartilhar e, consequentemente, atrair novos consumidores.

O conteúdo certo para redes sociais das empresas

Para produzir um conteúdo que seja relevante para o seu público, você precisa saber, primeiro, quem é o seu público. As empresas precisam ter em mente o perfil do seu público-alvo para ser mais assertivos na produção.

Por exemplo, se o seu público não gosta de música sertaneja, de nada adianta você produzir um vídeo com este estilo musical de trilha sonora. A chance de rejeição será bem considerável.

São várias as formas de descobrirmos o público-alvo. Bases de cadastros com informações pertinentes e as próprias informações de público das redes sociais são uma boa fonte. No Facebook e Instagram, por exemplo, é possível saber informações como idade, região, escolaridade, entre outros, que darão bastante base para a produção de conteúdo para as redes sociais das empresas.

Assim, as empresas estarão presentes onde e como os seus consumidores preferirem.

Tráfego para o site

As redes sociais são como uma casa alugada! Você mora ali, mas não tem total liberdade para fazer o que bem quiser. O site é a sua verdadeira casa e é para lá que você deve levar os seus consumidores.

Nesse sentido, para as empresas atraírem mais consumidores para o site, as redes sociais são uma bela porta de entrada. Na rede social, você instiga o consumidor com um belo conteúdo e uma boa estratégia de marketing e, em seguida, leva-o para finalizar o processo de venda em seu site. Mesmo que você não venda propriamente, é uma chance de gerar leads e convertê-los em momento posterior oportuno.

Uma boa estratégia para angariar tráfego para o seu site por meio das redes sociais, é a produção de artigos, os quais despertem interesse do usuário para terminá-lo de ler no blog do site, ou ainda, criar e compartilhar uma landing page, que abrirá  uma página de cadastro dentro do seu site.

Construir autoridade

Quando as pessoas se interessam por determinado tipo de produto, serviço ou empresa, é bem comum que elas busquem referências nas redes sociais. Por isso, as redes sociais para as empresas são uma forma de construir autoridade.

A empresa que não está bem posicionada nas mídias digitais não desperta interesse por parte dos usuários.

Uma rede social bem trabalhada, com conteúdos relevantes, imagens atraentes é o que chama a atenção. Soma-se a isso uma interação da empresa com o seu público, respondendo aos comentários e dando atenção a ele. O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e tudo isso constrói a sua autoridade no seu segmento.

Alcance pago e orgânico

Há duas formas de divulgar e alcançar público com os seus conteúdos nas redes sociais. Uma delas é a forma orgânica, que é aquela a qual você divulga pura e simplesmente o seu material sem investir financeiramente nesta divulgação.

O problema aqui é que você disputa acirradamente com outros conteúdos de outras redes sociais. Por dia, centenas de conteúdos são disponibilizados na rede e você precisa chamar a atenção para o seu.

Por isso, você precisa divulgar um bom material, um conteúdo rico e usar também de outras estratégias do marketing digital para as redes sociais da sua empresa.

A outra forma de divulgar o seu conteúdo na rede social é fazer a divulgação paga, que são os posts patrocinados. Você não precisa ter um superorçamento para isso e, com menos de R$ 30, já possível fazer um bom impulsionamento nas redes sociais da empresa e obter um bom retorno em termos de alcance.

Então, você pode –  e deve –  usar as duas estratégias nas redes sociais da empresa. Assim, você ganha visibilidade e atrai cada vez mais um público mais interessado e propenso a consumir o seu produto ou serviço.

Qual a melhor rede social para empresas?

Já vimos que as empresas precisam se posicionar nas redes sociais. Que elas atraem novos públicos, geram autoridade e credibilidade, tráfego para o site e etc. Mas não basta apenas criar uma rede social e pronto. É preciso dedicação e empenho para que sua empresa torne-se realmente visível dentre tantas outras opções.

Uma dúvida bastante comum é sobre qual rede social deve-se investir. E a resposta é muito relativa, pois leva-se muito em conta o perfil do segmento onde você atua e o perfil do público da referida rede social.

Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo todo! Sua plataforma permite a divulgação de todo tipo de mídia – textos, vídeos e fotos. Você pode patrocinar as suas publicações, aumentando o alcance das ações.

Se você lida diretamente com clientes, faz atendimento ou produz muito conteúdo em texto e vídeos, o Facebook pode ser um bom aliado. Lá você pode, com facilidade, mandar o usuário para o seu site para fechar uma venda ou levar para um artigo de blog, por exemplo.

Use o Facebook para divulgar conteúdos relevantes para o seu público, tanto institucionais como promocionais. Você pode fazer uma promoção e patrocinar esta campanha.

Interação é fácil direcionamento para o site são as principais vantagens desta rede social para as empresas.

Instagram

O número de usuários do Instagram tem aumentado freneticamente nos últimos tempos e muitas pessoas estão, até mesmo, deixando de usar o Facebook e preferindo o Instagram.

Essa rede social tem um apelo visual tremendo. Então, se o seu negócio rende boas imagens você está na rede certa. Vídeos e fotografias em alta resolução são o que mais chamam a atenção dos usuários do Instagram.

A interatividade dos usários é alta, portanto é uma rede social que requer postagens frequentes. Um Instagram desatualizado é sinônimo de perda de credibilidade.

Um recurso interessante desta rede social para as empresas são os stories. Uma ferramenta que aproxima o público da empresa e tem tido cada vez mais visualizações. Lá, você pode mostrar os bastidores do seu negócio, propor enquetes, e estabelecer uma comunicação mais direta com o seu público.

Outro recurso pertinente nesta rede é o uso de hashtags, que permitem ao usuário encontrar a sua empresa na busca do instagram. Além disso, o Instagram conta ainda com um “menu” na busca, que direciona as pessoas para assuntos do interesse delas, o que facilita ao usuário encontrar a sua empresa.

A geolocalização permite que o usuário marque o seu negócio em suas postagens e dê à sua empresa ainda mais visibilidade, atraindo mais pessoas para curtir a sua página de forma orgânica e simples.

Uma desvantagem é que o Instagram não permite links nas legendas dos posts. Então, se você quiser direcionar a pessoa para fora da rede, terá de colocar o link na bio e trocar com frequência este link, de acordo com a alteração de conteúdos.

Twitter

O Twitter como rede social para empresa dependerá muito de saber se o seu público é adepto a esta ferramenta, visto que é uma rede social que não tão popular como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

No Twitter, você consegue engajamento com os usuários, cria anúncios, compartilha links, gera tráfego, participa de grupos de discussão. É uma ferramenta bastante completa e permissiva, então se você produz muito conteúdo pode ser um bom canal de divulgação.

Youtube

O Youtube é a principal plataforma de vídeos do mundo e é o segundo mecanismo de busca, ficando atrás apenas do Google, quando o assunto é pesquisa.

Como rede social para as empresas é uma ferramenta e tanto para aumentar a visibilidade do negócio junto aos mecanismos de busca. Produza vídeos com qualidade e que sanem, de alguma forma, uma dúvida do cliente e você já estará se aproximando do seu público e de novos potenciais consumidores.

Dicas, novidades e histórias são iscas incríveis para aumentar a sua audiência e te dar credibilidade para a sua empresa, fortalecendo a sua marca.

Ao assistir a um vídeo que, de alguma forma, é interessante para o seu público, a chance de compartilhamento desse conteúdo aumenta consideravelmente e, quanto mais pessoas compartilhando o seu conteúdo em suas redes sociais, melhor para o posicionamento da sua empresa.

Neste artigo, nós vimos a importância das redes sociais para empresas e o quanto elas podem alavancar a visibilidade do seu negócio. São ferramentas para atrair público, criar oportunidades e gerar autoridade. Vimos que cada rede social tem as suas particularidades e que é necessário entender onde o público da sua empresa está para investir em um conteúdo mais assertivo.

Se você gostou do nosso artigo e se ele te esclareceu um pouco mais sobre as redes sociais para as empresas, não deixe de comentar e compartilhar o nosso conteúdo!

 

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