Planejando estratégias de conteúdo para páginas do Facebook

20.04.2017 | Por: administrador

Criar conteúdo para redes sociais parece muito fácil, principalmente para redes como o Facebook, sem limites de caracteres e nenhuma obrigação de anexar arquivos de mídia (como fotos e vídeos, por exemplo) às suas postagens. Parece que é só iniciar uma fanpage para sua empresa e começar a postar uma série de memes e textos divertidos, certo? Só parece. Criar conteúdo para Facebook é um trabalho árduo que depende de pesquisa, capricho e integração entre campanhas online e offline. Em resumo, a palavra-chave para bolar estratégias efetivas de conteúdo para redes sociais é planejamento. É imprescindível se organizar e não pensar que criação de conteúdo é apenas escrever.

Começando a traçar seu planejamento de conteúdo

O primeiro passo, assim como em qualquer estratégia para conteúdo, é estabelecer metas, definir objetivos e alinhar seu conteúdo com essas metas pré-definidas. O que sua empresa precisa hoje? Aumentar as vendas de determinado departamento ou produto? Fidelizar clientes? Conquistar novos compradores? Saber o que você quer comunicar é o primeiro passo para se comunicar bem. Elenque as prioridades do seu negócio e incorpore essas necessidades à elaboração dos seus textos.

Também existem alguns outros detalhes que devem ser pensados na pré-produção dos seus posts e para a definição da sua estratégia de social media. Quem é seu público-alvo? Você já definiu uma ou mais personas para serem atingidas pelas postagens que serão elaboradas? Fez uma pesquisa e análise completa de segmentação? Qual será a linguagem dos seus textos para atingir a esse público-alvo? Quais serão os temas e temáticas abordadas? Alguns desses posts serão impulsionados através de Facebook Ads? Quais? Por quê? Qual será o orçamento para isso? Seus posts terão imagens? Serão exclusivas, criadas especialmente para sua empresa, ou sairão do Google e de bancos de imagens? Quais métricas serão monitoradas? Como será feita a análise de resultados? Trabalhoso, certo? Mas é preciso pensar em tudo antes de começar a produzir conteúdo, estabelecer um padrão e elaborar diretrizes consistentes para que sua estratégia de produção de conteúdo funcione.

Elaborando uma planilha de conteúdo

Uma vez que todos os detalhes iniciais estiverem definidos e claros para toda a equipe envolvida, é hora de começar a efetivamente planejar o conteúdo que será postado. Existem diversas maneiras de se fazer isso, é claro, e o método que funciona melhor para cada um depende diretamente do sistema de organização adotado pelo responsável e do workflow da equipe. O meio mais comum, usado em agências de publicidade, costuma ser a definição de um calendário de postagens, organizado por data e conteúdo a ser postado como uma espécie de calendário. Esse calendário deve ser definido e aprovado com alguma antecedência, geralmente mensal ou quinzenal. Também é importante que o calendário seja flexível e aberto a mudanças de emergência. Na internet, é possível encontrar inúmeros modelos de planilhas já prontinhos para editar.

É importante que essa planilha inclua datas, dias da semana em que as postagens ocorrerão, frequência (Duas vezes por semana? Três? Uma?), tema, o texto em si que será postado, fontes e outros links de referência, a mídia que será anexada ao post (Uma imagem? Um gif? Um vídeo? Caso a imagem não esteja pronta, anexe apenas sua descrição), categoria do post, objetivo do post, hashtags que devem ser utilizadas, deadline e o nome da pessoa responsável pela programação da postagem.

Com uma boa organização, sua estratégia será muito mais efetiva e os resultados serão garantidos!

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