A força das redes sociais: como engajar seu público e melhorar resultados

27/06/2017 | Por: administrador

A força das redes sociais: como engajar seu público e melhorar resultados

Redes sociais ganham mais usuários a cada dia, com alcance interessante para conquistar leads e gerar engajamento

Muita gente questiona a legitimidade das redes sociais e seus efeitos sobre as pessoas, mas é inegável que o mundo já não é mais o mesmo desde o surgimento destas plataformas de interação pessoal.

Bilhões de usuários de Facebook, Twitter, Instagram e outros atestam esse sucesso ao redor do planeta, e no Brasil não é diferente. As empresas notaram o potencial destas plataformas em se fazer dinheiro e, há alguns anos, o marketing digital tem se aproveitado dessa força para atrair clientes e ampliar o alcance dos empreendimentos.

Com todos estes usuários e com todo esse potencial de negócios, é imprescindível que as empresas invistam na comunicação pelas redes sociais com seus clientes.

A valorização a estes ambientes digitais pode gerar leads antes inimagináveis com técnicas convencionais de retenção de público.

A empresa que não vai para as redes sociais é um empreendimento obsoleto e tende a ser ultrapassada no mercado por concorrentes com visão de networking.

Como engajar seu público?

O primeiro passo é gerar conteúdo. Lembre-se: gerar conteúdo não significa apenas divulgar seus produtos e tentar vendê-los através das redes como se elas fossem classificados de jornais – o ambiente é completamente diferente, muito mais interativo e instantâneo. Gere conteúdo interessante para o seu público-alvo, mas, se possível, tente ainda fisgar outros potenciais consumidores através de suas postagens.

Lembre-se também que as redes sociais possuem algoritmos de compartilhamento, o que define qual será o alcance de cada conteúdo publicado em suas linhas do tempo.

É possível, quando necessário, patrocinar postagens para aumentar o alcance de seus posts investindo na rede social diretamente, mas o ideal é gerar um conteúdo autossuficiente, que gere o que chamamos de engajamento orgânico – ou seja, que os próprios usuários da rede divulguem e compartilhem a marca por conta própria, sem que seja necessário gastar um centavo a mais com isso.

Estude casos de sucesso, planeje, discuta com sua equipe e, se necessário, conte com apoio profissional para cumprir a importantíssima tarefa de adquirir relevância nos meios digitais. Atualmente, eles atingem públicos maiores e com mais eficiência do que meios tradicionais como jornais impressos, outdoors e até mesmo o rádio.

Uma forma bastante eficiente de engajar seu público – muitas marcas já fizeram isso com grande sucesso – é interagir diretamente com o seu público nos comentários de suas postagens.

Faça isso de maneira bem-humorada e criativa, buscando cativar o público e fazer com que sua marca seja cada vez mais bem-vista no ambiente digital. Há riscos: usuários podem fazer críticas nestes espaços, portanto, esteja preparado para rebatê-las ou, se assim julgar necessário, silenciar ou excluir comentários ofensivos.

O importante é construir uma imagem coerente e atrativa de sua empresa.

As redes sociais estão aí para serem conquistadas pela sua empresa. Invista nas redes sociais, pois o resultado pode ser surpreendentemente bom para seus negócios e para a sua marca.

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