Como gerar engajamento nas redes sociais

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08/04/2017 | Por: administrador

Como gerar engajamento nas redes sociais

Um dos maiores objetivos de quem trabalha criando conteúdo para redes sociais é, sem dúvidas, gerar engajamento. Curtidas, compartilhamentos, retweets e afins são o melhor caminho para fortalecer a marca, criar um relacionamento com o cliente e terminar convertendo em vendas. Entretanto, chamar a atenção do internauta a ponto de movê-lo a comentar ou compartilhar um post em sua própria timeline pode parecer um grande desafio. Algumas medidas simples podem fazer a diferença e resultar em um crescimento incrível para sua empresa.

1) Mantenha a persona em mente

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar: para que seu público-alvo interaja com seus posts, é preciso que seus posts também conversem com ele. Como as redes sociais são uma mídia de linguagem comum a todos, é normal que o profissional responsável por criar postagens para elas acabe pessoalizando a experiência e fazendo posts que ele mesmo gostaria de compartilhar. Porém, nem sempre esse gosto pessoal é compatível com a da persona. Coloque-se no lugar dela, se pergunte o que ela gostaria de comentar, o que a agradaria a ponto de curtir o post. Criar uma relação empática com a persona acaba sendo um exercício diário imprescindível para o bom social media.

2) Não esqueça o call to action

Para que uma pessoa responda a algo, é necessário que haja uma pergunta para ser respondida. O engajamento nas redes sociais está intimamente relacionado ao call to action, isto é, a uma chamada para que o público interaja e reaja a postagem. As ações para alcançar esse objetivo são simples, mas fazem toda a diferença. Peça para os usuários marcarem amigos, contarem algo sobre eles, criarem uma história, enviarem perguntas sobre um serviço ou produto que seja oferecido pela sua empresa e assim por diante. Seja criativo e convide o público a interagir com você. As redes sociais são uma grande janela de opinião, e as pessoas só precisam de uma brecha para emitir as delas.

3) Aposte em vídeos

Investir em conteúdo audiovisual é a tendência do momento em matéria de social media. Vídeos tem um alcance maior, chamam mais atenção e, desde uma das atualizações mais recentes do Facebook, começam a rodar assim que o usuário passa por eles através de uma função de reprodução automática, o que a ajuda a fisgar a atenção do internauta logo de cara.

Crie conteúdo dinâmico e rápido (nas redes sociais, os usuários são preferência a conteúdos que sejam mais curtos, simples, engraçados, divertidos e despojados), que tenha alguma utilidade para o usuário (lembre-se que, se bem bolado, entretenimento de qualidade também é uma utilidade – principalmente na esfera da internet) e faça o upload dentro do Facebook ou do Twitter. Evite hospedar vídeos em sites externos (como o YouTube e o Vimeo, por exemplo), pois isso diminui a taxa de compartilhamentos, a visibilidade e, no caso do Facebook, diminui a atenção que o conteúdo recebe do Edgerank, algoritmo da própria rede social que controla e distribui o conteúdo que aparecerá em cada linha do tempo de acordo com as preferências de cada um.

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