Algoritmo de ranqueamento do Facebook, entenda o que mudou

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05/07/2018 | Por: administrador

Algoritmo de ranqueamento do Facebook, entenda o que mudou

Recentemente, o Facebook passou por grandes mudanças em seu algoritmo de ranqueamento, ou seja, a estrutura de inteligência artificial que organiza e ordena que tipo de conteúdos serão exibidos na timeline dos usuários enquanto acessam a plataforma. Essas mudanças afetaram principalmente as empresas que realizam trabalho de Marketing Digital usando o Facebook, por isso, é muito importante ficar atento a estas mudanças e como elas podem impactar diretamente o seu negócio. Confira.

Menos empresas, mais conteúdo pessoal

Até o começo de 2018, conteúdos de empresas e conteúdos publicados por pessoas (amigos e seus compartilhamentos), dividiam espaço de forma razoavelmente igualitária na sua timeline, de acordo com os algoritmos de ranqueamento do Facebook. Entretanto, o novo ranqueamento passou a privilegiar as publicações pessoais de amigos na timeline, diminuindo o espaço destinado a posts feitos por páginas de empresas.

Segundo a direção da rede social, a mudança tem como propósito aproximar mais as pessoas umas das outras, mas na prática, os esforços da rede diminuíram drasticamente o alcance orgânico dos posts feitos por empresas. A reação de algumas delas, inclusive, foi bastante intensa: o jornal Folha de S. Paulo, por exemplo, decidiu não publicar mais seus conteúdos na plataforma, alegando que os novos algoritmos traziam prejuízos.

Como resultado de todas essas mudanças, as empresas precisam tomar cuidados especiais em relação à gestão de redes sociais. Isso porque, com o alcance orgânico reduzido de forma intensa, seus conteúdos podem sofrer prejuízos. Com essa estratégia, o Facebook fecha o cerco às empresas que criavam um planejamento de mídia todo voltado a conteúdo orgânico, sem o impulsionamento pago de publicações para alcançar mais usuários.

Para superar este novo ranqueamento que limita as publicações vindas de fanpages, há duas principais saídas: ampliar os esforços na publicação de postagens que podem viralizar organicamente (ou seja, ser compartilhada pelo maior número possível de usuários), investir no impulsionamento de publicações, ou ainda unir estas duas estratégias para obter um alcance ainda mais expressivo no conteúdo de sua página.

Embora os algoritmos de ranqueamento do Facebook tenham sido severamente modificados, o Facebook for Business, a plataforma de monitoramento e gestão de redes sociais, foi aprimorada e agora permite uma visão mais detalhada sobre o conteúdo da página. Desta forma, fica mais fácil e preciso o acompanhamento e a mensuração dos resultados de seus posts.

E, como se sabe, o impulsionamento de posts no Facebook quase sempre não é uma estratégia tão cara. Investindo uma quantidade relativamente pequena e usando estratégias adequadas, é possível superar as dificuldades de alcance impostas pelos novos algoritmos de ranqueamento.

Para cuidar melhor da estratégia nas redes sociais, o ideal é que a empresa confie o seu marketing digital a uma agência que seja especializada e experiente no assunto. Até porque, apesar da mudança intensa dos últimos tempos, o algoritmo do Facebook recebe alterações menores ao longo do tempo, e a agência acompanha estas mudanças a fim de se antecipar às novas demandas das redes sociais para o seu negócio.

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