O que é um funil de vendas

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02/08/2018 | Por: administrador

O que é um funil de vendas

Também conhecido como Pipeline, o funil de vendas é um excelente modelo de estratégia, apresentando toda a jornada que o cliente faz desde seu primeiro contato com a empresa até a conclusão da venda.

O funil de vendas é dividido em 3 diferentes etapas:

– Topo do funil
– Meio do funil
– Fundo do funil

Em nosso artigo de hoje, explicaremos direitinho o que é realmente o funil de vendas e quais são essas três etapas.

Sua empresa já possui um funil de vendas?

Você sabe quais são os gatilhos e etapas do funil de vendas? Ou mesmo se ele está realmente alinhado com toda a jornada de compra que o seu cliente efetua?

Em especial, empresas que atuam com inbound marketing utilizam esse modelo de estratégia, unindo a equipe de vendas e o setor de marketing, mesmo que cada uma das áreas tenha uma responsabilidade específica em cada etapa do funil de vendas.

É preciso sempre monitorar e revisar o funil de vendas para que ele seja o mais eficaz possível, conseguindo, assim, converter leads em clientes. Veja como essa ferramenta é essencial para sua empresa.

Etapas do funil de vendas

– Aprendizado e descoberta

Nessa etapa do funil de vendas, os visitantes irão descobrir que possuem um problema ou necessidade que precisam ser resolvidos, mas que até então ainda não conheciam.

É nessa etapa que você desperta a consciência do lead, depois de os clientes entrarem em contato com seus produtos ou serviços. Aqui, sua empresa terá o papel de educar os leads. Como?

Oferecendo conteúdo de qualidade, por exemplo e-books e infográficos, e que possam ser acessados depois de um breve preenchimento de dados. Depois que conseguir esses dados, como e-mail, nome e profissão, o visitante automaticamente se torna um lead; consequentemente, irá avançar para a próxima etapa do funil de vendas.

– Conhecendo o problema e considerar uma possível solução

Aqui nessa etapa do funil, sua empresa já estará lidando com seus leads. Eles estarão atrás de uma forma de resolver algum tipo de necessidade, mesmo que não tenham certeza de como irão fazer isso.

Isso pode estar relacionado com a compra de um software ou mesmo a execução de uma planilha mais específica, e a sua empresa terá como função ajudar com dicas, teorias e técnicas.

Não foque em vender uma solução ou produto a qualquer custo. Tenha em mente como poder trabalhar para qualificar seus leads, fazendo com que os mesmos estejam prontos por eles mesmos e, assim, avancem para a próxima etapa do funil de vendas.

– Decisão de compra

Nessa etapa do funil, os leads já possuem uma relação de confiança com sua empresa. Ou seja, já visualizam sua empresa como referência no assunto ou segmento, e você estará pronto para negociar com eles.

Nesta etapa, é preciso demonstrar aos leads que você é o parceiro que eles estavam buscando. É ao concretizar a compra que o funil de vendas se fecha, e seus leads se tornam, então, clientes.

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