Marketing Digital: Seus conceitos e sua importância na estratégia de vendas para o seu negócio

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06.11.2019 | Por: administrador

Marketing Digital: Seus conceitos e sua importância na estratégia de vendas para o seu negócio

Marketing Digital nada mais é que a promoção de produtos e marcas pelos meios digitais. Quando falamos de meios digitais, estamos falando, principalmente, da vitrine que a internet oferece desde o início da sua existência.

Essa vitrine inclui os websites, e-commerces e as populares redes sociais, entre outras modalidades nas quais estamos cada vez mais inseridos.

O marketing digital acaba sendo o agente propulsor de toda e qualquer estratégia dentro do mundo digital, afinal, esse mundo está superpopuloso e destacar-se no meio dele, está cada vez mais desafiador.

Quando falamos na vitrine da internet, temos que levar em consideração alguns dados importantes que levam a esse aspecto. 

Mais da metade do mundo está conectada a internet

Divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social em apontamento no final do ano passado, no relatório Digital in 2018, mais da metade da população do nosso globo já está conectada a internet.

Levando-se em consideração que a população global é de 7,6 bilhões de pessoas, são números bem expressivos, não é mesmo?

Dando mais um exemplo, 42% de todas as pessoas do mundo estão atualmente em alguma rede social e esse número aumenta praticamente todo os dias.

Como você pôde perceber, a gigantesca maioria das pessoas e dos consumidores estão na internet. Com certeza o seu público também está.

Se você levar em conta de que o seu concorrente também está, ou pelo menos deve estar se preparando para isso, é hora de arregaçar as mangas e fazer parte de vez do mundo digital e alavancar seus negócios através do Marketing Digital.

Como se consolidar o mundo digital?

Com a grande maioria das pessoas conectadas no ambiente online, você já percebeu que não dá para fazer marketing sem pensar em uma estratégia digital.

Porém, mais importante que estar presente de forma online, o marketing digital é o coletivo de técnicas elaboradas e executadas fazendo o uso das mídias digitais, com o objetivo de de fixar e expandir uma marca, engajar em novos negócios e abrir relação com o seu público-alvo.

Essas ações buscam impactar de forma positiva os seus clientes com o objetivo de transformar todos em clientes fieis e comprometidos.

Bom, no meio de tudo isso você pode se perguntar: Quais as formas de impulsionar o meu negócio através do marketing digital?

Existe um mundo de possibilidade! Como sempre falamos aqui na Agência Atom, a estratégia correta é aquela que mais se adapta ao seu negócio.

Sobre isso que falaremos neste artigo de hoje. Sobre esse verdadeiro mundo de possibilidades do marketing digital, entre eles o inbound marketing, gerenciamento de redes sociais, geração de Leads, SEO e algumas outras ferramentas que tornarão seu negócio visível para o público que deseja o seu produto ou serviço.

Só uma ressalva: Importante que você tenha em mente o poder da internet e saiba que, do mesmo jeito que ela pode jogar a seu favor, ela também pode arruinar a sua reputação em pouco tempo e com danos irreparáveis.

Vamos falar m pouco de cada estratégia que citamos acima.

 

Inbound Marketing: Economize tempo e atraia apenas o público certo

Conhecido também como marketing de atração, marketing de entrada ou até mesmo novo marketing, o Inbound Marketing trata-se de uma estratégia concisa que se baseia em atrair a atenção das pessoas.

Essa atração faz com que potenciais clientes vejam na sua empresa a fonte das soluções e desejos que ele almeja.

Usualmente, essa estratégia se baseia em 4 pilares: Marketing de Conteúdo, SEO (Search Engine Optimization), SEM ( Search Engine Marketing ) e Redes Sociais. No entanto, ela pode ser construída de inúmeras formas.

O que vai ditar o seu direcionamento é o mercado, a persona e a criatividade desde o planejamento das ações.

O Inbound Marketing se diferencia do Outbound Marketing na metodologia, pois ele se baseia em estreitar relações e entender as necessidades do público-alvo e não apenas “anunciar”.

Dessa forma, o Inbound Marketing é totalmente baseado nas necessidades dos seus potenciais clientes. Antes de falar de si própria, a empresa precisa gerar conexão com o consumidor e entender de qual maneira pode ajudá-lo para, então, vender.

 

Gerenciamento de redes sociais

Como dissemos no início do artigo, a grande maioria das pessoas fazem uso das redes sociais atualmente. Ou seja, seu púbico certamente está nelas.

Ou você tem dúvida que entre os 130 milhões de brasileiros que estão conectados durante o dia todo, não se encontram os seus preciosos clientes?

Certamente você já viu uma página de negócios do Facebook mostrando serviços e negócios ou uma conta de Instagram que dá destaque aos seus funcionários e clientes.

Além disso, uma vantagem das redes sociais é o relacionamento rápido com os clientes, o que gera satisfação e, por consequência, felicidade. Isso interfere diretamente nas vendas, pois a proximidade gera confiança à sua marca.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais é importante aprender como fazer uma gestão de redes sociais eficaz para sua empresa.

 

Leads: Lista qualificada para assertividade na hora de conquistar seus clientes

O marketing digital se difere das demais técnicas usuais do tradicional, justamente pela estratégia de atingir consumidores mais propensos a adquirir seus serviços e produtos.

O personagem central dessa estratégia é o Lead. Ele nada mais é do que uma oportunidade que deu a você tudo de mais valoroso que você precisa para iniciar o processo de venda – o contato.

Ou seja, ele forneceu a você o nome, e-mail ou telefone em troca de uma oferta publicada pela empresa, geralmente um conteúdo educativo como um e-book.

Isso demonstra que o lead foi impactado pelo conteúdo do seu segmento e muito possivelmente quer conhecer mais sobre seu produto e serviço no momento mais adequado.

A gestão de leads acaba sendo uma estratégia indispensável para todas as empresas que entendem que o marketing digital é essencial para o seu negócio.

Aliado às técnicas de conteúdo, essa ferramenta tem um poder muito grande de atrair, engajar e converter, pois o processo de compra por parte do cliente não é à base da compulsão, o que acaba fidelizando.

Uma boa programação de gestão de leads deixa a estratégia mais vantajosa nos seguintes quesitos:

  • Atração e retenção de clientes potenciais que ainda não estão se sentindo confortáveis para comprar naquele momento.
  • Aumenta o número de oportunidades geradas pela área de Marketing para oferecer a equipe de vendas.
  • Aumenta a produtividade da equipe vendedora, pois a entrega de leads qualificados gera negócios e economizam tempo.
  • Aumenta a relação entre empresa e cliente, o que gera retenção deste mesmo cliente.

Portanto, um programa de gestão de leads se baseia na identificação de estágios pelos quais passam os potenciais clientes, para que seu negócio consiga assertividade ao oferecer a informação correta e direcionar com margem certeira as vendas.

 

SEO: A engenharia e a técnica para que você seja buscado nos sites de procura

A sigla para Search Engine Optimization ou traduzindo Otimização de Mecanismo de Busca, é basicamente a técnica utilizada para ranquear páginas nos sites de busca como o Google, por exemplo.

Trocando em miúdos, quanto mais estratégias concisas nesse sentido, maior a possibilidade de uma página aparecer nas primeiras páginas de pesquisa e, consequentemente, maior número de acesso.

Agora que você já sabe o que SEO significa, vamos explicar alguns pontos relevantes para você entender como que essa técnica funciona.

O trabalho de SEO consiste na otimização de páginas para buscas orgânicas e isso envolve desde um texto com leitura descomplicada, até a criação de URL’s personalizadas e outras técnicas para indexação otimizada do Google.

Para explicar de forma simples, o que acontece quando uma página é publicada na internet é que, para que ela exista em um mecanismo de buscas como o Google, ela precisa ser enxergada para aparecer nas pesquisas.

O Google utiliza robôs para que eles realizem leituras através dessas otimizações para que elas façam com que páginas ranqueiem nas buscam de topo.

Na prática, qualquer pessoa pode aplicar técnicas de SEO, no entanto, esse trabalho não significa que seu site irá automaticamente para o topo e conquistando acessos do dia para a noite.

Algumas regras são variáveis na determinação do posicionamento da página e as leituras feitas pelos robôs são feitas de tempos em tempos.

Portanto, é bom estar sempre de olho para se manter relevante ao longo do tempo. Esse trabalho requer constância e deve ser realizado com carinho.

Um dos recursos técnicos para alavancar o SEO é a Meta Tag, que geralmente é a primeira providência na criação das páginas.

Basicamente, elas são linhas inseridas no código do site e que ilustram alguma coisa. É como se fosse uma etiqueta de identificação que mostra as informações que uma determinada página da web possui aos robôs do mecanismo de busca.

Nesse sentido, as meta tags podem ser utilizadas para otimizar o título de uma página, suas descrição e palavras-chave.

No WordPress, por exemplo (um dos programas mais utilizados para desenvolvimento de sites), há plugins que possibilitam que esses itens sejam facilmente encontrados em cada página e podem ser editados rapidamente, sem que seja necessário mexer no código-fonte da página.

 

Mensurar o Marketing Digital aplicado é muito mais simples

Diferente da mídia tradicional como impressa, televisiva e etc, o marketing digital tem a vantagem de ser altamente mensurável e assertivo nos números.

Depois de adotada a metodologia, o desafio é manter a empresa convencida de que aquilo está dando certo, já que o trabalho do Inbound Marketing leva um tempo para refletir nos números.

É preciso deixar claro que as estratégias de alcance fazem parte de um processo construído dia a dia.

É aí que as ferramentas para mensurar o sucesso da estratégia de marketing se mostram tão necessárias. E é bom destacar que elas têm outras funções além de simplesmente comprovar resultados.

Essa avaliação também servirá como termômetro para ter o panorama atual e planejar as novas estratégias.

No Marketing Digital, a recomendação é analisar a estratégia antes, durante e depois.

Além disso, é possível contar com as ferramentas de análise de resultados geradas pelas próprias redes sociais, pelos gerenciadores de conteúdos e plataformas de marketing digital.

Também é possível terceirizar a medição ou contar com softwares e sistemas que produzem relatórios de análise, como plataformas de automação, gerenciamento de conteúdo para redes sociais, etc.

Independentemente do método adotado por sua empresa, é essencial mensurar os resultados de marketing digital.

É por meio dessa medição que se identifica possíveis gargalos e oportunidades de otimização da estratégia de marketing, afinal, como diz o ditado: O que não é medido não pode ser melhorado.

 

Conclusão: O Marketing Digital é democrático e serve para todos os tamanhos e tipos de negócios

Especialistas na área afirmam que até 2020 teremos cerca de 13 bilhões de aparelhos conectados à internet, não só facilitando a experiência do usuário como também das empresas.

E o melhor, para todos os níveis de empresas.

O Marketing Digital do futuro irá não só promover soluções focadas em dados demográficos e psicográficos do público-alvo, mas irá oferecer produtos personalizados para cada consumidor.

Esse pode até parecer um futuro distante, mas algumas empresas já estão começando a colocar em prática a internet das coisas e assim potencializando suas estratégias de marketing digital.

Portanto, use e abuse das estratégias de marketing digital seja qual for o tamanho do seu empreendimento ou do tipo de serviço que você presta.

Com certeza há quem necessita da sua demanda e esse nicho precisa saber que você existe e está pronto para oferecer o que ele tanto busca.

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