Dicas de como elaborar uma campanha de marketing social

23.07.2018 | Por: administrador

Na hora de fazer marketing, muitas empresas se esquecem de que a prática não está somente ligada a ações comerciais. O setor de marketing se expandiu muito nos últimos anos e atualmente existem diversos segmentos que podem auxiliar a tornar a imagem de uma marca mais positiva e presente no mercado.

Adotado por muitas empresas – especialmente as de grande porte -, o marketing social tem como objetivo fazer a promoção de causas ou ideias. Ou seja, ao invés de focar na comercialização de algum produto ou serviço, o marketing social tem seu foco em causas sociais. Para fazer o marketing social, a empresa pode apostar em campanhas, desenvolvimento de projetos, apoio a entidades ou a causas que unam o público da marca.

No entanto, antes de escolher uma ação, confira algumas dicas que podem auxiliar no processo de desenvolvimento de uma campanha de marketing social.

1. Conheça melhor o seu público antes de definir a campanha

Antes de definir a campanha, busque conhecer melhor o público-alvo de sua empresa. Assim, fica mais fácil delimitar os temas e tipos de ações que poderão impactar essas pessoas. Por exemplo, se você tem uma marca de maquiagens, é provável que grande parte de seu público seja feminino. Então realizar uma campanha exaltando todos os tipos de beleza feminina é uma forma de promover a quebra de padrões estéticos e atrair mulheres que se identificam com essa iniciativa.

Nesse mesmo exemplo, a empresa pode buscar uma campanha de viés ambiental, para atingir um público mais amplo. Hoje em dia as marcas de cosméticos que fazem testes em animais são fortemente criticadas pela opinião pública, então as marcas que não utilizam esse processo podem fazer dessa atitude uma campanha de marketing social.

2. Defina os canais para a ação

Conhecendo o público, definir os canais torna-se muito mais fácil. Isto é, caso o público seja de adolescentes e jovens, as redes sociais certamente estarão entre os canais com mais penetrabilidade.

Além de considerar o público, é importante considerar o teor da campanha para definir o canal. Como em nosso exemplo tratamos de uma campanha que exalta os tipos de beleza feminina, neste caso seria importante escolher uma plataforma visual para divulgá-la, como a televisão, a criação de sites e até mesmo jornais e revistas. Uma divulgação em rádio, por exemplo, não traria ao público a imagem de belezas diversas que a campanha pretende passar.

3. Busque identificação com o público

Para haver uma propagação de maior aceitação de uma campanha de marketing social, é importante que a ação seja moldada de acordo com a linguagem do público, bem como reflita seus comportamentos. Muitas empresas erram ao trabalhar campanhas de uma forma muito corporativa, quando na verdade o marketing social demanda de uma identificação do público para colher resultados.

Se a empresa buscar trabalhar com uma linguagem mais adaptada ao público-alvo, bem como seus comportamentos. Em nosso exemplo, portanto, seria interessante pesquisar comportamentos das mulheres que são considerados tabus nos padrões de beleza para buscar quebrar esses paradigmas por meio da campanha.

Nesse texto, utilizamos um exemplo para dar dicas sobre a implantação de uma campanha de marketing social. Para que uma empresa seja bem sucedida em sua ação, é importante aplicar essas dicas de acordo com a realidade vivida pela corporação. Desta forma, além de defender um ideal, a marca poderá agregar uma imagem mais positiva no mercado.

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