7 passos para elaborar sua estratégia de leads

23.06.2018 | Por: administrador

Investir na criação de sites do seu negócio já deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigatório tem tempo. Ter um site otimizado e interessante é capaz de gerar leads, ou seja, atrair pessoas interessadas no seu conteúdo e produto. Se deseja transformar o seu negócio usando ao máximo esse método, confira 7 passos para elaborar sua estratégia de leads:

Entenda sua utilidade

Não adianta ouvir falar dos leads e tentar consegui-los se não souber como usá-los no seu negócio, é preciso analisar seu impacto no seu negócio. Uma vez que o lead implica que o leitor faça uma ação para continuar recebendo o seu conteúdo (através de um formulário, cadastro ou inscrição de newsletter), você poderá saber quando ele se interessou e como.

Defina a persona

Conhecendo o seu produto e mercado, você pode definir a persona (o perfil de como seu público ideal é) e desenvolver as estratégias mais efetivas. Isso porque geralmente esse público chegará na sua página com alguma intenção, seja um problema para resolver ou um desejo para suprir. Saiba como o consumidor pensa e terá uma comunicação eficiente com ele.

Desenvolva o funil de vendas

Nem todo leitor está na mesma etapa de conhecimento da sua empresa. Alguns podem ter acabado de chegar e estão mais focados no conteúdo superficial (topo do funil) enquanto outros já confiam nos seus produtos e precisa de um incentivo final para consumi-los (fundo do funil), e, claro, quem está entre essas duas situações. Estabelecer qual é a jornada que seu cliente fará até se fidelizar é a chave para produzir conteúdo voltado para cada etapa e assim ter a atenção de todos.

Escolha o método

Não apenas de publicações em vlogs vivem os sites. Existem vários formatos de conteúdo que permitem variar e, principalmente, adequar-se à persona. Um ebook tem conteúdo mais extenso e atrai especialistas. Já podcasts são ideais para multitarefas que aproveitam o transporte público para se informar. Webinars, infográficos, templates, animações, cursos, etc, são outros tipos conhecidos de conteúdo para se inspirar.

Construa a landing page

A ferramenta direta de captura de lead, essa página que gerará a ação do leitor também deve ser elaborada para não deixá-lo mais na dúvida. Faça uma mensagem instigante, proponha brindes e conteúdos extras ao se cadastrar, deixe claro que os dados compartilhados são confidenciais, são formas de deixar esse processo mais amigável e conseguir sua confiança.

Publique na hora certa

Bombardear o leitor constantemente com conteúdo pode ser um tiro saído pela culatra. As pessoas atualmente dispõem de menos tempo para consumir textos e vídeos, então só publicar post atrás de post é arriscar perder a atenção delas com o tempo. A chave não é quantidade e sim qualidade, busque inovar e escolha a dedo o momento para um novo lançamento para obter o melhor resultado.

Mantenha o relacionamento

Ao mesmo tempo, não é porque já tem a atenção do lead que deverá deixar a “conquista” da persona de lado. Alimentar a comunicação com a persona é o que o tornará um cliente fidelizado. Isso não é feito de uma vez, mas com uma série de ações para demonstrar sua importância para a empresa e também sua proximidade e dedicação em satisfazê-lo. Promova eventos, crie promoções, entregue conteúdo exclusivo, entre outras atividades positivas para aproveitar cada lead.

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