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4 dicas para fazer a sua empresa aparecer na internet

Se manter antenado nas mudanças do mundo é primordial para o desenvolvimento de qualquer negócio.  A Internet veio para revolucionar e claro, a economia mundial  gira em torno dessa tecnologia de informação que oferece grandes oportunidades. 

 

De acordo com o relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite, de janeiro de 2021, existem hoje 4,66 bilhões de pessoas conectadas na Internet, por celulares, tablets, televisão entre outros equipamentos. Um dado curioso do mesmo relatório é a existência de 5,22 bilhões de usuários com dispositivos móveis, ou seja, tem gente conectada duas vezes na internet só no celular. Se no planeta existe uma população global de 7,8 bilhões de pessoas, então mais da metade do mundo está ligado na rede. 

 

É nesse mundo que anda acontecendo os negócios com boa parte da população. 

Preocupado em crescer mais e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, você provavelmente já deve ter percebido que é importante sua empresa aparecer na internet; afinal, a ferramenta possibilita uma comunicação mais próxima com o cliente e ainda pode ser uma poderosa aliada na hora de atingir um público ainda maior.

 

Mas e se você já tem seu site ou sua página nas redes sociais — ou ambos —, mas ainda não percebeu nenhum resultado satisfatório? Qual é o segredo para que sua empresa tenha sucesso na internet? Não basta estar na internet, tem que participar. É sobre isso que vamos conversar no post de hoje.

 

Mantenha seu site atualizado

Nada pior do que entrar em um site que, e de cara, você percebe que não tem nada de novo,  de interessante e não traz nada de útil para você. Se esse tipo de site pode desagradar, então por que deixar que a página da sua empresa fique assim?

 

Pensar em detalhes simples, como usar um design agradável e que favoreça a usabilidade da página, incluir informações básicas e atualizadas sobre a empresa e oferecer formas para o cliente entrar em contato já é um grande passo para conquistar seus visitantes.

 

Embora no design de um site tenha uma série de particularidades, existe uma lista do que fazer em comum para a maioria dos projetos gráficos desse tipo e que vão dar certo para seu negócio ou qualquer outro. As agências de marketing tem profissionais capacitados para avaliar o perfil da sua empresa e criar o endereço digital ideal para sua marca.

 

No entanto, você precisa conhecer alguns itens  essenciais na construção de uma boa interface web, que seja consistente, fácil de usar e agradável esteticamente. O espaçamento, por exemplo, é um dos elementos mais importantes em layouts. Ele está relacionado com o fluxo visual  e velocidade de leitura. Nos últimos anos, a possibilidade da utilização do touch screen, também deu outra perspectiva sobre o espaçamento. 

 

Deve haver uma consistência no espaçamento e nas relações de espaço. Elementos similares devem incluir espaçamento similar, quantidade de espaço entre as linhas de um parágrafo devem seguir um padrão assim como o tamanho da margem em volta das imagens.

 

O ponto de foco também entra no contexto do espaçamento, uma vez que a imagem ou bloco de texto cercado por espaço em branco pode aparentar ser maior e mais importante.  É importante também entender que espaço se refere a ausência de elementos e isso pode ser uma cor ou uma textura. 

 

A navegação é outro ponto importante na hora de pensar no layout e na atualização do seu site. Ela deve ser simples e otimizada dentro do tipo de dispositivo, é o que se chama de responsivo. Quanto mais intuitivo e simples melhor. 

 

Os menus devem ser o que o usuário procura e o logo do site deve redirecionar para a página inicial.  O usuário espera encontrar uma experiência coerente e informativa na medida que o usuário vai navegando, dê a ele informações de em que ponto do seu site ele está. Crie soluções interativas além das  barras de  rolagem que tornam a navegação mais funcional. 

 

Dois menus são importantíssimos para garantir que seu site tenha as informações básicas: Sobre Nós e Contado. 

 

Em Sobre Nós, você vai contar aos usuários a história da sua empresa, quem você é e o que você faz. É onde estará sua visão, missão e valores. Também pode ser usado para colocar sua prova social em forma de depoimentos positivos de clientes que recomendam sua empresa.  

Utilizar ferramentas do Storytelling que, com criatividade, informam utilizando imagens, vídeos, gráficos e infográficos é uma ótima maneira de garantir a atenção do leitor que nos dias atuais valorizam o tempo e a informação rápida.  

 

Por fim, convide o usuário a conhecer o restante do site. Adicione links para sessões estratégicas do site.

 

Na menu contatos, ou outro importantíssimo menu, como o nome já diz, você vai disponibilizar todas as formas de contato que sua empresa tem: telefone, e-mail, endereço e redes sociais. 

Ofereça conteúdo relevante

Se você já se preocupou com a apresentação do seu site, cumprindo todos os requisitos que citamos acima, ótimo! Agora é hora do segundo passo: oferecer conteúdo relevante e original. Essa é uma forma poderosa de aparecer na internet, atrair e conquistar muitos clientes.

 

Preocupe-se em oferecer informações e notícias sobre o seu nicho de mercado, além de produzir conteúdos que contemplem as principais dúvidas do seu público. Fazendo isso, além de ser encontrado na internet, você ajudará seus visitantes a achar informações de que precisam e sua empresa estará construindo autoridade.

 

Isso gera credibilidade para sua marca ao reafirmar uma autoridade sobre o assunto. Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta a chance de interação das pessoas que têm interesse nessas informações, criando um relacionamento com sua marca e seguidores fiéis que te indicam e defendem.   

Interaja nas Redes Sociais

Muitos pequenos empresários costumam dizer que não investem no digital porque a verba é pouca, mas aqui não tem desculpa. As redes sociais são ferramentas gratuitas e que podem ser um portal de comunicação fantástico para você se aproximar do seu público e divulgar o seu trabalho a um custo zero, ou a com um baixo investimento direto. 

 

Mas, da mesma forma que no site, não vale apenas ter uma página estática. Além de oferecer um conteúdo contínuo,  interaja, responda perguntas e comentários, mostre o dia a dia da empresa. No instagram, por exemplo, o feed é um espaço onde você pode mostrar seus produtos, oferecer conteúdos e dicas a respeito do universo do seu negócio. No stories, mostre os bastidores da sua empresa. Seu dia a dia e rotina de trabalho,  Enfim, apareça e procure ficar o máximo de tempo possível na mente do seu público.

 

Depois de ter uma rotina de publicação, o proximo passo é a interação. Não interessa qual rede você está apostando, ou nas várias redes sociais que você e a sua agência de marketing decidiram ter, como Facebook, Twitter, Instagram Tok Tok, Pinterest ou Linkedin. Se você optar por estar em todos esses canais, evite ser repetitivo e traga algo interessante e novo para cada um deles. Considere que cada uma delas tem o perfil de público diferente e isso impacta na escolha de qual usar e no conteúdo ofertado. 

Aprenda sobre SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que busca tornar o seu site mais amigável para os mecanismos de busca, como o Google, Yandex e Bing. Isso é feito trabalhando palavras-chave dentro dos seus conteúdos com o objetivo de posicionar melhor sua página nos resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não pagam pela posição. 

 

Imagine uma busca qualquer no google que você esteja fazendo para a palavra café. Os primeiros resultados do google, os sites que aparecem lá, estão alinhados com essas ferramentas, e isso garante a eles esse posicionamento de forma privilegiada. O melhor, é que isso não é pago, mas sim conquistado com as técnicas certas de SEO. 

 

Ser encontrado de maneira orgânica é uma ótima forma de aparecer na internet com um baixo custo, além de trazer para o seu site aquelas pessoas que estão de fato interessadas no conteúdo que você produziu e, consequentemente, no que você tem a oferecer. Uma pessoa fazendo uma busca já está metade do caminho feito para finalizar a compra, basta apenas que seu conteúdo alcance essa pessoa e que sua imagem conquiste esse cliente. 

 

Agora que você sabe que ter sua empresa na internet é essencial, e descobriu formas simples de fazer isso, é hora de implementar as dicas de hoje no seu negócio. Ficou alguma dúvida? Então comente para continuarmos a conversa!

 

 

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