Uma empresa sem identidade visual profissional coloca em risco a sua credibilidade e relevância na hora de captar clientes
Identidade visual é a gama de elementos formais que servem para representar de forma visual e sistematizada um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço.
Partindo pelo princípio básico, esse conjunto de elementos tem como base principal uma logomarca que se integra a um logotipo.
Fazendo um resumo, a identidade visual faz a integração de uma representação gráfica da identidade corporativa, se misturando aos conceitos e valores da empresa.
Apesar de parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual é muito mais complexo do que a gente imagina.
Essa criação pode e deve ser integrada aos fatores do mercado atual, pelas nuanças econômicas e pelas características do produto ou serviço que será ou está sendo ofertado.
Preparamos esse artigo para falar um pouco mais sobre os conceitos e a importância da identidade visual em todos os seus aspectos principais.
Para isso, vamos falar de:
- Existe diferença entre logomarca e logotipo?
- Por que é importante ter um manual de identidade visual
- A criação da identidade visual
- As 5 principais vantagens que toda empresa tem quando investe em identidade visual
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Diferença entre logomarca e logotipo
Logotipo
No grego, “logos” significa conceito/significado, “Tipos” significa simbologia/figura. Sendo assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito.
Se um cliente entrega um conceito a ser trabalhado, esse é logo. A partir disso, é criado o símbolo gráfico que é o tipo.
As duas palavras têm o mesmo significado. O logotipo é uma grafia alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si.
Resumindo de forma mais simples: logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia.
É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico.
Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros.
O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.
O logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas peças gráficas feitas pela empresa. Por exemplo, o símbolo de uma empresa não é a marca em si, mas representa o conceito que a empresa deseja associar à sua marca. Exemplos: Apple e Nike.
Leia mais: Três coisas que você precisa saber quando vai criar um logotipo
Marca
Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores.
É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida.
De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.
No marketing moderno, o conceito de marca pode ter até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.
Logomarca
É uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo.
Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.
O termo é formado pela união de duas palavras: logo mais marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”.
Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.
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Quero ter acessoA criação da identidade visual
Muitas vezes, definir o conceito adequado torna-se moroso. Existe certa dificuldade na elaboração inicial. A saturação do mercado gera um fator denominado “saturação informativa”. Nesse momento, a cautela e o cuidado são primordiais para que a criação possa ter um diferencial frente às existentes no mercado.
Depois de criada passa a ser o alicerce, a base de toda identidade do negócio. Toda credibilidade, confiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço possam receber inicialmente estão associados diretamente à sua identidade visual.
O impacto que a identidade visual causa frente à concorrência e ao público consumidor se deve a associação da criação com as características intrínsecas do negócio. É um casamento e para que seja duradouro existem regras a serem seguidas.
O processo de criação é minucioso e rodeado de inúmeros critérios.
Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo (gráfico e eletrônico), causando “ruídos” e “interferências”, é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual.
Esse documento é fundamental e sempre é definido depois da etapa criativa.
A importância do manual de identidade visual
Um manual de identidade visual pode ser definido como um conjunto de diretrizes e normas que tem o objetivo de orientar e garantir que todas as representações visuais de uma empresa terão um padrão.
Esse padrão é a Identidade Visual da marca/empresa, que é elaborada seguindo conceitos como imagem, visão, valores, missão, público-alvo, entre outros.
Esse manual pode ser um arquivo PDF, um livro ou apenas uma folha de papel – tudo vai depender do tamanho da empresa, das variações e ramificações de suas representações visuais e, claro, da qualidade de tal manual.
Veja o passo a passo para montar o seu manual da marca.
Mas, afinal, por que uma marca deve ter um manual de identidade visual, quais as suas vantagens?
Como todo manual, esse também tem a função de orientar e instruir alguém responsável por construir/montar algo.
Ou seja, contar com um manual de identidade visual evita erros e reforça a integridade e credibilidade de uma marca.
Por exemplo, ao ver um anúncio online de uma empresa cujo logo tem uma cor e acessar o site dessa empresa e perceber que o logo tem outra forma, você provavelmente terá dúvidas quanto à qualidade e credibilidade dessa empresa.
Portanto, ter um manual com informações e orientações sobre como representar visualmente a empresa nas mais diversas situações ajuda a transmitir segurança e qualidade, trazendo assim mais clientes e negócios.
Além disso, ter uma identidade visual e saber aplicá-la ajuda a marca a atingir seu público-alvo com facilidade e eficiência, e ainda reforça a notoriedade da empresa.
Por fim, evita gastos com materiais e ações elaborados de forma errada e que precisam ser substituídos ou ajustados – o que consome tempo e recursos.
Dependendo da realidade de cada empresa, o manual de identidade visual pode ter diferentes itens. De regra geral, ele traz explicações sobre todos os elementos que formam a marca visualmente:
- Especificação das cores da marca e do restante dos itens da empresa;
- O conceito da marca (e de seu logo), as aplicações desse logo em diferentes situações e contextos (com relação a tamanho, cores, posicionamento, margens etc), tipografia, orientações sobre como aplicar a marca e o logo em diversos materiais (imagens para Internet, folders, baners etc), entre outros elementos.
Tudo isso é apresentado com exemplos tanto de aplicações corretas quanto erradas para que os responsáveis por aplicar a identidade visual da empresa possam ter total clareza e confiança de como isso deve ser feito.
As 5 principais vantagens de investir em uma boa identidade visual
A imagem de um negócio vai muito além da qualidade dos seus produtos ou serviços — ela também deve ser usada para agregar valor e transmitir confiança, facilitando, assim, as campanhas de marketing.
Destacamos a seguir alguns dos benefícios promovidos pela identidade visual.
Reconhecimento
Estabelecer uma identidade visual forte é um processo conquistado gradualmente. Com o passar do tempo e utilizando as estratégias de divulgação adequadas, a tendência é que ela ganhe cada vez mais popularidade.
Posicionamento
Existem diversos perfis de clientes e para cada um deles a linguagem usada na comunicação também será diferente. Por isso, a identidade visual da marca deve estar em sintonia com o público ao qual ela é voltada.
Nesse sentido, estudar o comportamento do consumidor auxiliará nas estratégias de posicionamento da organização no seu nicho de atuação.
Vínculo
Uma boa identidade visual atinge sua finalidade quando proporciona o engajamento dos clientes com a marca, gerando credibilidade o suficiente a ponto de causar aquela sensação de pertencimento.
Permanência
Conquistar a sua identificação no mercado é importante, mas ter controle sobre ela é igualmente essencial. É preciso acompanhar as transformações no mundo dos negócios, pois talvez o seu público não permaneça o mesmo e um reposicionamento estratégico de imagem pode se fazer necessário. As chances de superação das adversidades de quem supervisiona com cuidado a sua representação gráfica são maiores.
Rentabilidade
Para uma marca, desenvolver a identidade visual bem estruturada e sólida significa economia de tempo e dinheiro. Se a cada produto lançado ou para os diferentes tipos de publicidade fosse alterada alguma característica do seu logotipo, pesaria bastante nas finanças da sua empresa.
Além disso, provocaria o enfraquecimento da sua comunicação e identificação no mercado, certamente reduzindo o impacto positivo das vendas.
Conclusão
O processo de criação da identidade visual não é uma tarefa simples e requer a colaboração de profissionais especializados, mas é um investimento que vale a pena, pois é primordial para o alinhamento da organização com o seu público.
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