Taxa de conversão B2B: o que é isso e como aumentá-la

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13/05/2017 | Por: administrador

Taxa de conversão B2B: o que é isso e como aumentá-la

Se você está dando seus primeiros passos na caminhada de fundar um e-commerce, ou se pretende começar a trabalhar com isso em breve, ficará por dentro de diversos termos fundamentais para calcular adequadamente suas transações e margens de lucro. Você aprenderá num futuro próximo que a taxa de conversão é um número importantíssimo e crucial para a sobrevivência da sua loja virtual.

A B2B – sigla que você já deve ter visto por aí em seus estudos sobre e-commerce – é uma dessas taxas de conversão, usada para designar um tipo específico de transação. Separe essa informação. Antes de começar a trabalhar com ela e descobrir como aumentar sua B2B, você precisa começar com a conceituação básica.

O que é uma taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica fundamental em qualquer área da comunicação e marketing digital. Esse número significa qual é o impacto real que suas ações estão tendo sobre os visitantes e clientes do seu site. Repare bem nessa divisão: visitantes e clientes. Nem todos que visitam em seu site fazem uma transação, usufruem do seu serviço, compram seus produtos ou sequer comentam e compartilham seu conteúdo.

Às vezes, visitantes são apenas visitantes. O foco de qualquer estratégia comunicacional é transformar esses visitantes em clientes. A cada vez que um visitante faz uma interação – e, no caso do e-commerce, sobretudo quando torna-se um cliente – pode-se dizer que houve uma conversão.

Uma mera visita converteu-se em engajamento, comentários, compartilhamentos, preenchimento de formulários, vendas. E a sua taxa de conversão é o que realmente pode medir o sucesso de suas campanhas e ações de marketing.

A taxa de conversão B2B

No mundo do comércio digital, existem diversos tipos de taxas de conversão. Cada uma delas refere-se a ações e transações diferentes, em que mudam os sujeitos envolvidos nelas. Uma delas é a B2B, que é uma sigla referente a um termo inglês, Business to Business – ou, em tradução livre, “de negócio para negócio”. Assim fica fácil, né?

O nome é bem intuitivo. A B2B é uma taxa de conversão referente a transações entre duas (ou mais) empresas. Basicamente, trata-se de uma plataforma em que uma empresa faz negócios diretamente com outras empresas.

Dentro da B2B, existem dois tipos de transações: as de transformação e as de revenda. Mais dois termos intuitivos: transformação é quando um produto é vendido para ser matéria-prima, e revenda é quando uma empresa vende um produto que será revendido pela empresa compradora.

Como aumentar a conversão B2B?

Existem diversas táticas e estratégias para aumentar as conversões B2B. A principal delas é investir num sistema ERP, uma plataforma de gestão empresarial que integra várias áreas de uma empresa e otimiza os processos. Também é fundamental investir em um bom workflow entre os setores de marketing e vendas, garantindo que as estratégias de ambas as áreas andem de mãos dadas.

E, é claro, é preciso dar uma atenção especial ao processo de follow-up, garantindo que a experiência do usuário seja única e, assim, livre de maiores problemas.

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