Branded content – tudo que você precisa saber

Brand word on vintage car license plates, concept sign

30/11/2017 | Por: administrador

Branded content – tudo que você precisa saber

Conquistar a atenção do público na internet e, principalmente, mantê-lo interessado é um desafio cada vez maior para as marcas. O internauta é bombardeado por conteúdos o tempo todo, vindos das mais diversas fontes. Para que a sua empresa se destaque em meio a isso, é preciso ter estratégia de marketing digital e o chamado Branded Content é uma das suas ferramentas essenciais.

O que é Branded Content?

O termo pode ser traduzido para a língua portuguesa literalmente como “conteúdo de marca” e sintetiza todo o conteúdo que é produzido por uma marca com o objetivo de entreter o consumidor e criar (ou fortalecer) o seu vínculo emocional com a empresa.

É importante ressaltar que o Branded Content é diferente do Marketing de Conteúdo. Esse último tem o objetivo de aumentar as vendas por meio da produção de conteúdo relevante. Já no caso do Branded Content, a meta não é melhorar a lucratividade, portanto, esse não deverá ser o foco do material produzido.

Os principais objetivos do Branded Content são os seguintes:

  • Desenvolver a relação emocional entre clientes e marcas;
  • Fidelizar os clientes;
  • Fortalecer o posicionamento e a identidade de marca;
  • Reforçar a autoridade da empresa naquele determinado assunto;
  • Atribuir valor à marca e fixá-la na memória do público;
  • Atrair parcerias interessantes;
  • Fazer com que a marca se torne o centro de um diálogo.

É bem verdade que, indiretamente, essa ferramenta acaba influenciando positivamente no aumento das vendas. Afinal, a partir do momento em que um consumidor se conecta a uma marca e a fixa em sua mente, as chances de adquirir seus produtos aumentam. Mas essa não é a finalidade imediata do Branded Content, pode-se dizer que ele está muito mais relacionado com o posicionamento estratégico da empresa propriamente dito.

Como fazer Branded Content?

Não existe uma fórmula mágica para criar uma campanha de Branded Content, mas algumas dicas podem ser úteis.

• Esclareça quais são os valores da marca e quais causas ela defende. Exemplo disso são empresas de cosméticos que têm investido em campanhas que valorizam a beleza real, por exemplo. Trata-se de defender uma bandeira que tenha relação com a sua marca;

• Aposte no storytelling: já é comprovado que a criação de narrativas tem um poder de atração maior, porque o público pode se identificar com a história que está sendo contada do outro lado da tela. Mas é importante que essa história seja simples, pois como é natural do marketing na internet, ela não terá muito tempo para ser desenvolvida e aprofundada;

• Crie uma persona, uma espécie de personagem que tem as características do seu público. Isso vai facilitar a elaboração de ações que de fato tenham relação com o público-alvo que você pretende atingir.

A melhor dica é contar com uma agência especializada em marketing digital que pode ajudar você a criar uma campanha de Branded Content certeira e que traga os resultados esperados. E o mais importante: de uma forma profissional, afinal, essa é a imagem que você precisa transmitir para os seus clientes. Conheça a Harpia Propaganda e torne-se mais um case de sucesso.

Você também vai gostar de ler

O-que-e-e-como-funciona-o-Design-thinking

08.10.2019 | Branding e Design Gráfico

O que é e como funciona o Design thinking

Definir o que é design pode ser uma tarefa complicada até mesmo para os estudiosos da área. Uma forma bem simplista de se colocar a profissão é definindo o cerne da atividade de um designer: Projetar soluções. Não importando se estas são visuais...

Saiba Mais
O-que-e-e-como-funciona-o-Design-Sprint-do-Google

07.07.2018 | Branding e Design Gráfico

O que é e como funciona o Design Sprint do Google

Utilizando as três premissas básicas do Design Thinking - Imersão, Ideação e Prototipagem - e alavancando a criação de um ambiente multidisciplinar, o Design Sprint está surgindo como uma nova forma de inovação acelerada...

Saiba Mais
importancia-das-imagens

12.12.2017 | Branding e Design Gráfico

Qual a importância das imagens para o meu site?

Pense naqueles sites bonitos e funcionais que logo de cara prendem a sua atenção. O que eles têm em comum? Muito provavelmente eles têm uma navegabilidade boa, oferecem conteúdo de qualidade e possuem um design interessante.

Saiba Mais

Leve seu negócio para o próximo nível

Teremos nossa pele em seu negócio até que toque nos resultados.